Blog posts

O que fazer em Penedo – RJ?

O que fazer em Penedo – RJ?

América do Sul, Brasil, Penedo, Rio de Janeiro

Essa não foi uma das minhas viagens típicas daqui do blog. Na real, foi bem atípica mesmo! De férias do La Minga Hostel, voltei pro Brasil em junho para visitar a família e passear um pouco e, pasmem, decidi viajar com a minha mãe por uns dias. Pasmem mesmo, acho que fazia anos que a gente não viajava juntas e ela escolheu o destino. E eu, como boa não planejadora de viagem, fui na vida e erramos um monte de coisas no roteiro! Então, pra você não errar, deixo aqui a minha lista de o que fazer em Penedo, no estado do Rio de Janeiro.

Por que Penedo?

O offroad que valeu uma vista maravilhosa!

A resposta dessa tá fácil: minha mãe foi influenciada por alguma coisa que viu na televisão e tava louca pra ir. Assim de simples. Eu, na minha ignorância, nem sabia onde ficava hahah (morar fora do BR tem dessas!). Vi no mapa, vi os preços das passagens de ônibus e fiz uma continha: pra nós duas, saindo do sul de Minas, sairia mais barato alugar um carro. E isso ajudou muito na viagem 🙂

Penedo é conhecida por ser a terra do Papai Noel no hemisfério sul – então já dá pra imaginar que foi bem estranho ver um monte de papai noel espalhado pela cidade em julho! Mas pelo menos estava mais a ver com o que estamos acostumados, fazia um friozinho, então até combinava com a decoração com neve dos natais gringos.

Bom, fomos pra lá de carro e foi bem fácil chegar – fora o fato de que a Serra do Piquete, que conecta Itajubá com Lorena estava cortada e eu tive que fazer um offroad danado com um Uno – a viagem foi sem traumas e chegamos por lá na hora do almoço.

Paramos no portal da cidade, onde tem um posto de informações turísticas, pegamos algumas dicas e baseado nisso e na minha experiência, fica a minha lista do que fazer em Penedo 🙂

Cachoeiras!

Acho que foi o programa que eu mais gostei. Como eu tinha alugado um carro para essa viagem, acabei indo de carro mesmo, mas tem tours que levam, tem o trenzinho e o ônibus local também chega até duas das três cachoeiras que eu fui.

Recomendo a Cachoeira de Deus, o Poço das Esmeraldas e as Três Bacias (que estão bem ao lado um do outro) e as Três Cachoeiras ~não confunda os nomes!~ que fica bem perto da cidade.

Por mais que eu não consegui entrar na água pela época que eu fui, pra quem vai no verão é uma delícia de programa!

E para mais detalhes de como chegar até as cachoeiras em Penedo, acesse esse link aqui!


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA (e com desconto!):

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!


Fazer ou não fazer tours em Penedo?

Vou contar mais uma das experiências fail da viagem. Minha mãe, na inocência, resolveu perguntar em uma agência de turismo (a Chicle Tours) como era o caminho para as cachoeiras. Obviamente a pessoa que falou com ela falou que era  IMPOSSÍVEL chegar ao Poço Esmeralda sem tour, que o caminho exigia um bom carro e talz. Queria cobrar 70 reais por pessoa pra levar a gente lá e a minha mãe quase caiu.

O caminho é possível em carro normal – gente,eu tava com um Uno – indo devagar na última parte. Inclusive, nível easy se comparado com os caminhos em Maromba, viu.

Três Cachoeiras – dá pra ir de agência sim, mas dá pra ir de ônibus fácil!

E ainda empurrou um mapa da cidade pra minha mãe a 5 reais. Olha, peguei birra de tanto blobloblo. Eu não posso recomendar um lugar que tenta enganar os turistas. Se precisarem de passeio, considerem o mau caratismo envolvido só pra vender um tour ridiculamente caro. (Com os 70 reais das duas a gente já pagava a diária e a gasolina do carro!).

O que fazer em Penedo: comer

Tem vários restaurantes legais e muitas boas recomendações! Acabei visitando alguns, mas nada de outro planeta. As trutas são uma boa pedida e o tal do sorvete finlandês também tem o seu charme – por mais que foi a ÚNICA sorveteria por kilo NO MUNDO que você pede os sabores e as atendentes te servem. Vai entender.

Esse post aqui do Vem que eu te Conto tem dicas de restaurantes em Penedo que eles provaram durante uma viagem no verão! Pega as dicas 🙂

O que fazer em Penedo: Museu Finlândes

Tinha lido várias recomendações, mas o Museu estava fechado na época que eu fui. Nenhum cartaz falando de horário de funcionamento, nada… Uma pena!

O que fazer em Penedo: Pequena Finlândia

Quando li, tive uma impressão que o local seria diferente. É uma vila, bem no centro de Penedo, onde tem lojas de artesanato, decoração, lembrancinhas, comida típica e uma fábrica e loja de chocolates. E é isso. Por mais que seja bem fotogênico o lugar e bem recomendado, em uma hora máximo você dá uma volta (isso considerando olhar vitrines e talz).

Pico do Penedinho e mirante

Tinha lido no blog Contos da Mochila sobre a subida ao Pico do Penedinho e nas informações turísticas vi fotos e peguei informações.

Precisa se registrar antes na Fábrica de Chocolate que está no caminho e aí subir. Estacionei o carro na frente da fábrica e fiquei esperando o horário de funcionamento (abriria às 9). 9:15 e nada, ah, vamos subir de carro que talvez mais pra cima tenha mais informações.

São alguns kilômetros de carro (uns 15 minutos) seguindo as placas até o local onde começa a trilha. Chegando lá um senhor, saindo de carro, me fala que está fechado. Mais um não pra lista dessa viagem.

O que fazer em Penedo: esticar a viagem

Pra não deixar esse post gigante com mais uma história de viagem, vou escrever um post só com os detalhes do bate e volta cabuloso com problemas no carro e stress até Maromba e Visconde de Mauá. Não se assustem, vale a pena! Foi só uma falta de sorte mesmo =/

Também dá pra pegar um dia e conhecer o Parque Nacional do Itatiaia. Os meus dias ficaram curtos, mas pelo o que eu li nesse post do Blog Vem que eu te conto, vale a pena demais conhecer esse parque!

Roteiro de um fim de semana por Penedo:

Se você mora em São Paulo, no Rio, interior de SP, sul de Minas ou sul do RJ, Penedo pode ser uma boa pedida para uma escapada de fim de semana ou um feriado prolongado.

Considere uma manhã – ou uma tarde – para visitar as cachoeiras e tirar fotos. Ou um dia inteiro se for desses que ama uma cachoeira com picnic e passar o dia na água 🙂

Pelas fotos da vista no Pico do Penedinho, também considero que vale a pena. Considere umas duas ou três horas para subir e descer.

As tardes / noites são ótimas para conhecer o centro, a Pequena Finlândia, tomar um sorvete e comer uns chocolates!

Minha impressão de Penedo?

Preciso ser sincera, né? Não me convenceu. Talvez no verão, pra aproveitar as cachoeiras seja uma boa. Mas saí de lá com aquela sensação de cidade que vende muito o turismo e não está preparada para isso. Por exemplo: muitas lojas e restaurantes fechados – estávamos em julho, plenas férias de inverno! – museu fechado, falta de sinalização para as cachoeiras e falta de informação no ~centro de informação turística~.

Foi o problema com o carro, foi a agência tentando enganar, foram os lugares fechados…

Não tira o charme do lugar, mas não deixou aquela sensação de “quero voltar e conhecer mais”, sabe?

Me conta a sua experiência por lá! Vamos trocar figurinhas 🙂 – ou me convença que eu só tive uma má experiência 😉

 

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e mais de 100 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

33 Comments

  1. Rafaelle
    26 de setembro de 2019 at 15:50
    Reply

    Camila, sinto muito pelos “perrengues” que tenha passado em Penedo. Visito Penedo desde pequeno e a 5 anos vim morar aqui, de tanto que eu amo esse lugar.
    Sim, Penedo tem alguns problemas, atuais, devido aos políticos da região (o Chiclé é um dos vereadores 😣), mas estamos tentando nos reerguer e voltar a ser o Penedo que eu frequentava a 20 anos atrás.
    Volte sim, com o coração aberto e com mais informação (isso é o essencial).
    Tenho uma Página gratuita (sem patrocínio, comércio ou política), somente para divulgar e valorizar esse lugar que tanto amo. Quando precisar entre em contato, no Instagram com a @coloniafinlandesarj e terei o maior prazer em te responder, dar dicas e informações.

  2. village colonial pousada
    26 de setembro de 2019 at 15:09
    Reply

    Oi Camila, Penedo vai muuuito além do que você viu. Infelizmente nossos turistas ficam perdidos sem informação do que pode ser feito por aqui. Uma coisa eu reconheço, falta uma boa assessoria ao turista.
    Penedo é a única colônia finlandesa no Brasil. Todo primeiro sábado do mês temos o baile finlandês no Clube Finlândia resgatando a cultura e a dança. O museu finlandês não consegue abrir sempre exatamente pela falta de interesse dos turistas. O papai Noel pode ser visitado todos os dias do ano e com tempo, o papai noel tem muita história pra contar.
    EM termos de ecoturismo a nossa região é riquissima e abrange um raio de 40km. Penedo é uma ótima base para conhecer toda essa área. Temos pelo menos 4 cachoeiras em Penedo. A maioria de fácil acesso. Uma delas fica em propriedade privada e o acesso pode ser feito de bike ou quadriciclo. A 7km de distancia de Penedo temos a Serrinha do alambari com as cachoeiras do rio pirapetinga que trazem um azul inigualavel pras suas aguas. O camping clube do brasil da acesso a mais de 7 poços (incluindo o das esmeradas) alem de um espaco lindo pra fazer picnic. logo acima temos o poço do ceu e dos dinossauros, famosos no instagram, tb ficam em propriedade privada e em todos os casos se paga entrada.
    Indo em direção a Itatiaia, 7km pela dutra temos o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil e uma das nossas maiores riquezas. Trilhas de facil acesso, museu da fauna, cachoeiras otimas para banho e lindas para foto.
    Subindo para Mauá, em 30 minutos de carro em estrada asfaltada temos várias cachoeiras lindas, e outras muito divertidas, como a do escorrega e o poção. Fora que o centrinho é uma graça com suas lojinhas e restaurantes.
    Quem pratica esporte, temos vôo de balão, parapente, skydive, mountain bike, quadriciclo, trilhas a cavalo…
    A região da Mantiqueira foi o berço da truta no Brasil, aqui foram trazidos os primeiros alevinos e se adaptaram muito bem. Temos na regiao pelo menos 2 trutarios interessantes para visitação. Onde vc pode pescar e comer o peixe fresquinho.
    A 1h de distância temos a parte alta do parque nacional de Itatiaia, que abriga o quinto maior pico do Brasil – o pico das Agulhas negras. Lá é tb o ponto mais alto do estado do rio e o terceiro do estado de Minas e onde encontramos as temperaturas mais baixas do brasil.
    Peço desculpas pela má fé de alguns e infelizmente encontramos isso em todo lado. Mas existem agencias de ecoturismo responsáveis e honestas na nossa região prestando um bom serviço ao turista.

  3. Rosangela
    28 de agosto de 2019 at 17:10
    Reply

    Camila, tive a mesma impressão que vc , museu finlandês fechado, cachoeiras nada demais, para vc conhecer Penedo basta um dia, lojinhas de lembranças, as outras lojas fechadas, fábrica de chocolate e sorvete finlandês e por ultimo os restaurantes que são muitos, enfim comer e ficar no hotel sem nada mais para fazer.

    • Camila Lisboa
      3 de novembro de 2019 at 15:23

      É, infelizmente a gente deu azar né? =/

  4. Bruna
    1 de julho de 2019 at 19:54
    Reply

    Penedo é uma delícia para quem busca descanso, em casal fica mais gostoso. Fui 1 vez e pretendo voltar na próxima semana. É fato que não há muito na cidade, é bem pequena, a enganação para os passeios é real, mas depende do que busca como objetivo de viajem. Pra mim no inverno é uma ótima opção para sair da rotina agitada, ir com o maridão relaxar, curtir um clima mais fresquinho e comer. Para uma viajem bem curtinha e tranquila pra mim passa bem. rs

  5. Maria Nina Assis
    21 de junho de 2019 at 17:16
    Reply

    Camila, tenho planos para ir a Penedo no mês q vem. Mas só posso ir durante a semana. Seria uma roubada? Será q encontro as atrações funcionando? Inclusive shoppings e restaurantes?

    • Camila Lisboa
      3 de novembro de 2019 at 15:32

      Pelas férias de inverno acho que deveria estar um pouco mais movimentado… Esperamos 🙂

  6. Fernanda
    18 de junho de 2019 at 16:11
    Reply

    Super verdade Camila. Adorei seu post, vou para Penedo neste feriado. Em algumas partes do Brasil, em especial no sudeste do País, realmente as pessoas querem apenas explorar o turismo. Em Capitólio e Arraial do Cabo eu presenciei a falta de estrutura com o turismo e a exploração ao turista. Já no sul do país eu acho eles bem mais estruturados. O nordeste anda melhorando, mas mesmo assim tem muito a aprender. Mas realmente o sudeste é sempre minha decepção. E olha que sou mineira tá? Mas valeu muito ler seu post. Vai me ajudar muito

  7. Flavia Pereira
    16 de fevereiro de 2019 at 10:37
    Reply

    Camila, sou frequentadora assidua de Penedo, pois meu namorado tem casa lá. E eu amo o local! As cachoeiras são legais, mas admito que nada de outro planeta. Mas a questão lá é curtir o local. Ha bons restaurantes. A noite no inverno são comuns os festivais de fondue e bares com musica ao vivo, onde as pessoas dançam até na rua, de tanta gente. O local e para relaxar, ou seja, quem vai atrás de turismo para badalar, esquece! É isso mesmo, ver lojinhas, comer e a noite curtir o friozinho com um bom vinho, fondue e musica. Por isso, é muito procurada por casais.

    • Camila Lisboa
      9 de abril de 2019 at 14:46

      Essa foi a impressão que eu tive 😉 Mas achei que faltou um pouco de estrutura.. não sei! Talvez foi a impressão de baixa temporada!

    • Elizeu
      12 de junho de 2019 at 07:24

      Já estive em Penedo umas 4 vezes, confesso gosto do lugar e sempre que posso vou pra lá nas férias.

  8. Dr. AJ
    31 de janeiro de 2019 at 15:15
    Reply

    Caracas !!!!!!!!! se essa mocinha não gostou de Penedo eu vou pra outro lugar, eu estava pensando em passar em Penedo e depois ir para Paraty. Agora acho que vou para PRADO / BA. Fui………..

  9. José Silva
    27 de janeiro de 2019 at 23:51
    Reply

    Penedo e uma maravilha, visito o local sempre que posso, vou deixar pra vcs algumas dicas.
    Um restaurante que não deixo de ir e o comida caipira indo sentido as cachoeiras, com preço ótimo e muitas variedades, com uma truta grelhada maravilhosa,
    E uma boa opção pra passeios e quadriciclo Águia de Penedo.

  10. Jaqueline Lima
    27 de novembro de 2018 at 09:07
    Reply

    Nossa adorei seu post muito lindo esse penedo no rj. Eu já fui para Penedo mais foi em Alagoas.
    Penedo alagoas.

  11. Maria Martins
    14 de setembro de 2018 at 08:52
    Reply

    amei as fotos! E ja coloquei Penedo na minha lista de destinos! Obrigada pelo post. E que pena voce nao ter conseguido aproveitar mais da cidade…

  12. Anna Luiza Santiago
    11 de setembro de 2018 at 15:08
    Reply

    Ah, eu amo Penedo. Estive no Poço das Esmeraldas e adorei. Realmente não precisa de tour. E comi muito bem por lá também.

  13. Mariana Antunes
    11 de setembro de 2018 at 10:54
    Reply

    Penedo é graça para passar um final de semana! Eu que moro no Rio então, já estou fazendo planos para visitar! Mt bacana seu post, deu umas dicas bem boas! Mas é como você disse, acho q não vale a pena ficar voltando várias vezes, a não ser para ficar em um hotel fazendo ou algo do tipo.

  14. Cynara Vianna
    11 de setembro de 2018 at 09:33
    Reply

    É uma pena essa impressão que você ficou da cidade não é Camila? Não conheço Penedo mas sair de casa para conhecer um lugar e sair dele sem muito pra contar por não ter tido a oportunidade de conhecer é dose. Pelo menos você ficou juntinho de sua mãe e esses momentos valem ouro. Da próxima vez escolhe o destino e faz uma surpresa pra ela.

  15. Tatiana
    10 de setembro de 2018 at 20:33
    Reply

    Ai que delícia, eu amo Penedo mas já vi que tem mais coisa pra fazer! Adorei o post!

  16. Angela C
    9 de setembro de 2018 at 19:20
    Reply

    que cidadezinha mais charmosa hein o correio é uma graça! boa dica da cachoeira, tem q ficar com os dois olhos abertos pq o q mais querem é vender né, ai n tao nem ai…poderiam ter ganho uma recomendação sua pelo menos se tivessem informado certinho

    • Camila Lisboa
      9 de setembro de 2018 at 19:36

      povo tenta ganhar de todo jeito… é foda =/

  17. Tripping Unicorn
    9 de setembro de 2018 at 05:43
    Reply

    Intrigante esse museu Finlandês. O que teria lá dentro? Fiquei curiosa.

  18. Deisy Rodrigues
    8 de setembro de 2018 at 16:26
    Reply

    Quem ver as cachoeiras de Penedo é tipo um rally Jalapão só chega de 4×4, (meu nível trauma de estrada foram atualizados depois de sacolejo de dias e ter saudade de um asfalto), quer vender o tour, vende mas não na base da mentira. Eu não conheço a cidade, confesso que nunca esteve muitos nos planos apesar de ser próximo a São Paulo, mas pelo jeito sofre do mesmo mau de muitas cidades aqui do interior de São Paulo,aqueles lugares que o turismo só existe de sexta a domingo ou nos feriados, fora isso a cidade está morta, não sei se você foi na semana estou apenas chutando, mas fiquei com vontade de experimentar essas cachoeiras no calor.

    • Camila Lisboa
      8 de setembro de 2018 at 17:00

      Acabei de publicar um post só falando das cachoeiras… e olha, fora a parte final que é meio tensa, o caminho até que é de boa viu. O uninho sobreviveu com fé!

      E é uma pena mesmo, resumiu certinho… turismo de sexta a domingo! Eu cheguei num domingo e tava tudo bem, até eu acordar na segunda pra tentar fazer alguma coisa e dá tudo errado =/

  19. Susana - Viaje Comigo
    8 de setembro de 2018 at 08:43
    Reply

    As fotografias já são convidativas e as dicas ainda são melhores 😀 As cachoeiras… demais! E o parque nacional? Terra do Papai Noel… eu vou já a correr! 😀 Boas dicas e boas viagens! 😀

  20. Lulu Freitas
    7 de setembro de 2018 at 12:38
    Reply

    Camila, acredita que sou uma carioca que nunca fui a Penedo? Agora que me casei o meu marido está na vibe de “vamos passar um fds romântico me Penedo qualquer dia desses”. Tipo, como se fosse um absurdo eu nunca ter ido para Penedo! kkk Aff! Bem, depois te conto as minhas impressões e se vou ter mais sorte que você!

  21. Michela Borges Nunes
    7 de setembro de 2018 at 09:34
    Reply

    Nossa, fiquei aqui remoendo a história da agência de viagens. Bah, que desonestidade e exploração, detesto isso. Mas amei o teu relato sincero e poder ver que dá para ir de carro a qualquer lugar. Eu queria muito ter conhecido Penedo quando fomos a Visconde de Mauá, mas não paramos. Mas fiquei aqui de cara com as atrações fechadas em pleno julho. Como temos a aprender em relação ao turismo, né? Mas gostei muito da sinceridade e dicas do post.

    • Camila Lisboa
      7 de setembro de 2018 at 12:05

      Eu acho que no Brasil a gente leva o turismo muitas vezes de maneira errada. Por isso acaba sendo tão mais barato viajar pra fora do que no próprio país… falta investimento, infelizmente, não só de dinheiro, mas de plajejamento mesmo.

  22. Vitor Martins
    7 de setembro de 2018 at 06:41
    Reply

    Que lugar lindo!!Transporta-nos para a Finlândia um pais que eu adoro!!<3

  23. Gabriela
    7 de setembro de 2018 at 06:02
    Reply

    Camila, que corajosa deixar sua mãe decidir o destino hahahahaha não é por nada, mães são deusas, mas é isso, mtas vezes viu algo na TV e chegando lá não era bem isso… Não achei feia a cidade pelas fotos e seus relatos, mas tbm não me convenceu mto. Se eu for, me planejarei pro verão, pra entrar nas cachoeiras!

    • Camila Lisboa
      7 de setembro de 2018 at 12:06

      E eu sou loca de discutir com a minha mãe? deixa ela hahaha

  24. Analuiza Carvalho
    6 de setembro de 2018 at 19:51
    Reply

    Nunca fui, mas já tinha visto imagens dando conta de que era lindinha e tal, maaassss concordo contigo: em pleno Julho tanta coisa fechada, com sinalização precária e agência querendo vender tour guela abaixo baseando-se em mentiras, não dá, né?! Claro que as experiências são únicas e individuais, mas bom saber sobre estes problemas para que já estejamos preparados e tenhamos até um plano B! bjs

  25. Mallê
    6 de setembro de 2018 at 19:19
    Reply

    Pelas fotos, o lugar parece bem fofinho! Deu vontade de conhecer… A gente espera ter uma melhor experiência! Às vezes acontece da gente não dar sorte num lugar, né?!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.