Blog posts

O que fazer no México: as 10 coisas que mais me surpreenderam

O que fazer no México: as 10 coisas que mais me surpreenderam

América do Norte, México

Um mês viajando por esse país incrível que é o México e me faltou MUITA coisa pra conhecer! Mas muita mesmo, do nível que já tô pensando em voltar em 2019 😉 Mas em tão pouco tempo, já deu pra me impressionar pelo país e me surpreender muito. Acabei visitando não muitas cidades, mas me deixei envolver com as histórias e as pessoas – o que deixou essa viagem ainda mais especial. Não espere uma lista com lugares clichês: essa é uma lista de o que fazer no México baseada numa viagem sem planos e sem destino, que era decidida a cada dia, no café da manhã.

 

O que fazer no México: Museu de Antropologia na CDMX

Eu sou meio rata de museu, então já sabia que eu ia amar. Só não imaginei que passaria O DIA INTEIRO nesse museu. O museu de Antropologia é um dos mais completos que eu já visitei: peças maravilhosas e explicações claríssimas sobre os temas. São 25 salas falando de história e contando mais sobre tudo sobre arqueologia e antropologia das culturas pré-colombianas. É maravilhoso e acho que tem que ser a primeira atração a ser visitada no país. Vai dar toda a base para entender ruínas e tradições desse país incrível!

Um dos melhores museus que já visitei!

 

O que fazer no México: San Juan Chamula

Acho que foi uma das fotos que foi mais comentada no instagram! (Falando nisso, já segue? @omelhormesdoano ). Uma cidade pequena, pertinho de San Cristobál de las Casas – Chiapas – onde a cultura indígena se mistura de uma maneira ~hm~ bem especial com o catolicismo.

Entrar nessa igreja foi uma das experiências mais estranhas da minha vida. Sério.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

🇲🇽Dia 16: San Cristóbal de las Casas Parece uma igreja normal, certo? Só que aí dentro tinha: um tipo de folhagem no piso, velas no chão por todo lado, pintura de leão e touro no teto, criança doente, sacrifício de galinhas (SIM!), santos com um espelho na mão, coca cola ( MUITA)… De longe a igreja mais bizarra que eu vi na vida! Toda a mistura louca de catolicismo com a cultura maia e influência atual dá nisso: uma igreja com lei própria (e que não pode tirar foto dentro, senão vai PRESO!) #chamula #sanjuanchamula #sancristobaldelascasas #sancris #mexico #mexicodesconocido #visitmexico #mochileirosgrupofechado #mochilaomexico #mochileiros #brasileiraspelomundo #brasileiraporai #braroundtheworld #sourbbv #acbv #amoviajar #essemundoénosso

Uma publicação compartilhada por O Melhor Mês do Ano (@omelhormesdoano) em

 

O que fazer no México: ir sem medo de gastar – tudo é bem barato 🙂

Saindo do caríssimo Chile e chegando direto na Cidade do México eu tava me sentindo milionária! Hostel bom custando +- 40 reais por noite, comida maravilhosa a 10 reais, metrô a 1 real! Fim das contas eu gastei 800 dólares nesse um mês sem ter economizado como louca… (a base de muito café pela tarde, alguns restaurantes um pouco mais fora do orçamento mochileiro e duas passagens aéreas para voos internos).

E se quiser economizar, dá pra gastar bem menos! Fora Cancún e Holbox, tudo tava num orçamento mochileiro mão de vaca sim!


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA (e com desconto!):

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!


O que fazer no México: se encantar pela Cidade do México

A única certeza dessa viagem antes de entrar no avião foi uma reserva que eu fiz para 4 noites na Cidade do México (CDMX). Segui viagem para a linda Puebla, mas já sabia… tinha que deixar uns dias no fim da viagem para aproveitar mais a charmosa capital.

8 dias no total e me faltaram várias coisas pra conhecer! Não caia no conto que cidades grandes não tem graça… CDMX tem alma e coração! Difícil não se apaixonar pelos diferentes bairros e culturas. E a cada passo, pum, uma surpresa nova em forma de arquitetura, música ou até mesmo indígenas fazendo rituais na rua. Sério.

O que fazer no México: Holbox

Falo e saio correndo: Holbox é uma Jericoacoara melhorada mexicana!

Praias caribenhas daquelas dignas de sem filtro. Um lugar tranquilo, sem carros – fora os de golf e os da polícia, areia, tranquilidade, praias que se parecem mais com piscinas, por do sol…

Precisa de mais?

Precisou sim! De mais tempo! E agora em 2019 volto ao México esperando seguir as dicas da Suzana do que fazer na Riviera Maya.

O que fazer no México: engordar como se não houvesse amanhã

Quem viaja pensando na dieta pode cortar o México da lista. Sério. Não tem como não engordar. Não tem como não provar tudo. Não tem como não voltar pelo menos com um potinho de ‘salsa valentina’ na mala.

Ah, e sim, as coisas no geral são picantes, mas suportável. O que pega são os molhos.. aí vai com calma antes de melecar tudo de habanero e sair correndo por água, rs.

O que fazer no México: conhecer gente, mergulhar na cultura, se jogar!

Acho que foi o que eu fiz de melhor, confesso! Conheci muita gente de lá, staff de hostel, viajantes… Isso fez da minha viagem uma coisa mais especial.

Entrei no app do Couchsurfing para conhecer gente – isso me rendeu companhia para ir desde a Chamula até me surpreender e rir demais com a Lucha Libre! Sei que pra quem viaja em grupo ou casal pode ser mais difícil, mas conhecer a realidade de outros viajantes e dos locais deixa a viagem mais divertida e mais interessante no México (ou em qualquer outro país na real!).

Tipo eu, que em 15 minutos decidi ir a um dos programas que mais ri nessa viagem!

O que fazer no México: se juntar a uma calenda

Essa foi fácil, nos 4 dias que estive em Oaxaca, vi calendas todos os dias. E o que são?

É basicamente uma festa de rua. Pode ser por um batizado, casamento ou até gente comemorando a aposentadoria. No meu caso, acabei achando por acaso na rua e me diverti demais. Tem banda, tem bonecos gigantes, tem gente jogando doces em você (sim, voltei com a mochila cheia de bala e pirulito hahaa) e, dependendo da comemoração… muito MEZCAL! <3

O que fazer no México: Mezcal

Eu sei, quando você pensa em México pensa em tequila, certo? Então…

Mezcal – na humilde opinião da viajante que vos fala – é a versão mais que melhorada da tequila – principalmente porque a tequila me faz um mal danado e com o mezcal passei invicta, mesmo tomando loucamente nas calendas (rs). A produção é parecida com a da tequila, mas o sabor e os efeitos é diferente. Em Oaxaca experimentei mezcal de sabores e o puro – e trouxe uma garrafa pra mim (coisa que não é muito do meu feitio de viagem, pra vocês terem uma ideia!).

O que fazer no México: Teotihuacan

Muita gente me julgou por não ter ido a Chichen Itzá – mas para a minha defesa, faltou tempo e dinheiro (e é uma desculpa excelente para voltar no ano que vem, certo?). Acabei conhecendo algumas ruínas e Teotihuacan, mesmo sendo badalada e estando BEM LOTADA, foi especial.

O lugar é lindo, a história é impressionante e o dia passou voando. Não dá pra não deixar de ir!

E e eu poderia – e talvez farei, vai saber – adicionar muitos pontos mais nessa lista! Esse é o primeiro post de MUITOS que virão sobre essa viagem ao México! Tem alguma coisa em especial que quer saber? Comente que eu já te respondo ou já deixo na lista de posts para escrever! 🙂

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e mais de 100 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

29 Comments

  1. Luiz A.L. Baggiotto
    14 de setembro de 2018 at 23:28
    Reply

    O México é tudo de bom. Se não fosse pela acentuada diferença do biotipo das pessoas jurava estar no Brasil. A cultura domiinante calcada no futebol e nas novelas nos deixam bem a vontade. O povo é hospitaleiro e alegre. A comida farta e barata. O que chama a atenção também é a logística. Principalmente na capital onde predomina uma densa rede do metrô a preços irrisórios até para eles. Mas o que mais encanta são as ruínas maias e astecas (Teotihuacan, Uxmal, Chichen Itzá, Tulum, etc.). As cidades de Cuernavaca, Puebla, Cancum e Acapulco são fenomenais cada uma nas suas características. E que dizer da Ilha de Cozumel, do Parque Ecológico de X-Caret, do Museu Antropológico, etc, etc, etc. Só indo lá para apreciar tanta beleza e exotismo.

  2. Cynara Vianna
    13 de setembro de 2018 at 13:18
    Reply

    O México é um país que tem uma cultura tão particular que com certeza merece mais de uma viagem para que um viajante saia de lá dizendo que conheceu um pouco, quero muito ir e sem pressa. Adorei sua lista.

  3. Michela Borges Nunes
    11 de setembro de 2018 at 13:06
    Reply

    Que delícia de post! Fomos neste ano a Cancun, nossa primeira vez no México, e já amamos. Agora, imagina conhecer todos estes outros lugares por onde passaste. Ah, seria sensacional. E o que é essa tal de Holbox! Gente, que coisa mais linda! Eu amei e vou colocar na lista, temos de voltar logo ao México. Obrigada.

  4. Gisele
    5 de setembro de 2018 at 09:57
    Reply

    O QUÊÊÊÊ???? Você só gastou 800 dólares em um mês?!
    Já sei qual vai ser o meu próximo destino! Há anos sou doida pra conhecer o México!
    Já favoritei o post!

    • Camila Lisboa
      5 de setembro de 2018 at 10:08

      Modo economia full, mas foi só isso + a passagem 😉

  5. Angela C
    1 de setembro de 2018 at 17:51
    Reply

    acompanhei suas aventuras no méxico no instagram e adorei! fiquei com muita vontade de conhecer o país, tem muita cultura e história! sem falar nas belas praias!

    • Camila Lisboa
      5 de setembro de 2018 at 10:13

      Ah, quero voltar!!!

  6. Amilton
    1 de setembro de 2018 at 02:49
    Reply

    Ótimo saber que da pra economizar por lá. Ainda não visite o México, mas quero fazê-lo em breve!

  7. Ruthia
    31 de agosto de 2018 at 18:36
    Reply

    Caramba, o México anda super popular entre os amigos bloggers de viagens. E não é para admirar com a quantidade de atrações lindas, né?

  8. Bruna
    31 de agosto de 2018 at 16:40
    Reply

    Adorei as dicas. Já estive no México há uma vida atrás, mas to loca pra voltar e conhecer novos lugares como Holbox. Adorei que é uma Jeri melhorada…rsrsr

  9. Lulu Freitas
    31 de agosto de 2018 at 13:30
    Reply

    Adorei!! Você foi em uma Lucha Libre?! Que máximo!!! Deve ser realmente super engraçado. Gostei também de conhecer Holbox. Nunca tinha ouvido falar… me apaixonei.

    • Camila Lisboa
      5 de setembro de 2018 at 10:18

      Foi uma das melhores coisas da viagem! Ri demais com a Lucha Libre!

  10. Fábio Junior Alves da Silva
    31 de agosto de 2018 at 07:57
    Reply

    Post simplesmente maravilhoso! Dicas importantíssimas para qualquer viagem ao México, estou compartilhando este post para que mais pessoas possam ter acesso a estas experiências, muito obrigado!!!

  11. LAIS
    31 de agosto de 2018 at 00:21
    Reply

    Tenho curiosidade com essa luta livre deles, muito típico né! E olha só: nunca tinha ouvido falar de Holbox, me julgue. E já me apaixonei!

  12. Angelica Ribeiro
    30 de agosto de 2018 at 18:22
    Reply

    Acompanhei sua viagem pelo Instagram e já me apaixonei! Lugares lindos como Holbox e curiosidades sobre a cultura mexicana. Quero muito conhecer mais do México, e lógico, comer como se não houvesse amanhã hahaha. Bjs

  13. Fabio Junior Alves
    30 de agosto de 2018 at 12:30
    Reply

    Post simplesmente maravilhoso! Dicas importantíssimas para qualquer viagem ao México, estou compartilhando este post para que mais pessoas possam ter acesso a estas experiências, muito obrigado!!!

    • Camila Lisboa
      5 de setembro de 2018 at 10:20

      Obrigada Fabio 🙂

  14. Sylvia Yano
    29 de agosto de 2018 at 18:20
    Reply

    Já ouvi muito sobre a beleza da cidade do Mexico, quero conhecer. Já está na listinha a praia Holbox, lindíssima!!! Obrigada pelas dicas.

  15. Luciana
    29 de agosto de 2018 at 12:22
    Reply

    Gostei de tudo mas especialmente: que é um lugar barato e que a gastronomia é maravilhosa.

  16. Andrea
    29 de agosto de 2018 at 10:25
    Reply

    O México é realmente um lugar cheio de culturas…preciso conhecer mais tudo por aí…adorei as dicas mas, confesso que o “engordar como se não houvesse amanhã” vou tentar não seguir….a gente “tenta” né?! hehehehe

  17. Ana Carolina Miranda
    28 de agosto de 2018 at 22:12
    Reply

    Amei a dica da Jericoacoara brasileira. Já anotei na listinha de lugares que quero conhecer, adoro praias e essa aí parece tudo de bom.

  18. Deisy Rodrigues
    28 de agosto de 2018 at 20:01
    Reply

    Eu amei acompanhar a sua viagem e toda essa vibração que passou, me deixo ainda com mais vontade de conhecer o país e beber muito Mezcal como se não houvesse amanhã, comer muito bem, mergulhar na cultura e aproveitar pra economizar. Amo destinos que mau partimos e já queremos voltar, são os melhores.

  19. ADRIANA MAGALHAES
    28 de agosto de 2018 at 14:10
    Reply

    Todas as dicas são super adequadas, mas faltou uma: beber como se não houvesse amanhã kkkkk

  20. Patti Neves
    27 de agosto de 2018 at 11:21
    Reply

    Que bacana, gostei das dicas. Qual foi o itinerário exato?

    • Camila Lisboa
      27 de agosto de 2018 at 14:35

      Fiquei um mês, Patti! Tô tentando escrever o roteiro, mas foi tão bagunçado hahaha

  21. Juliana
    27 de agosto de 2018 at 11:13
    Reply

    800 doletas para 1 mês no paìs? Confesso que o sol me faz evitar um pouco essa região do continente (hahahahaha), mas a vontade de conhecer o paìs sempre foi grande! Acho que o Mezcal vai me convencer… Holbox uma Jericoacoara melhorada? Hahahahahaha
    Quantos irão te bater?
    😉

    • Camila Lisboa
      27 de agosto de 2018 at 11:18

      Espero sobreviver intacta ao comentário ahahha

      Mas do sol… fui no verão, mas em CDMX, Puebla, Oaxaca e San Cristobal era um clima bem ameno – nível que mesmo vivendo na Patagônia tive que usar um moleton um dia a noite em San Cris 😉

  22. Gabi Torrezani
    27 de agosto de 2018 at 07:27
    Reply

    Ai amiga, que delícia de post, só nos deixando mais loucas pra ir pro méxico! Acompanhamos a viagem nas redes e amamos. Apesar de ser um destino no topo da nossa lista há anos, literalmente, ainda não fomos pq achamos que vai precisar de pelo menos uns 2 meses né? e ainda não conseguimos tirar todo esse tempo… 🙁 que boa notícia saber que é barato! ufa!

    • Camila Lisboa
      27 de agosto de 2018 at 11:15

      Fiquei um mês e não deu pra nada! 2 meses e tem que ser bem programado senão fica igual eu, presa aos lugares lindos e nao segue viagem auhauha

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.