Blog posts

[Custos] Viajando de ônibus na Colômbia

[Custos] Viajando de ônibus na Colômbia

Cali, Cartagena, Colômbia, Guatapé, Medellin, Parque Tayrona, Salento, San Gil, Viajando de ônibus, Villa de Leyva

Complementando os posts de Peru e Equador, para fechar todos os custos de deslocamento, aí está o guia de como viajar de ônibus na Colômbia.

 Mas já admito que vai ficar faltando um dado: as empresas de ônibus, mas tem o porquê. Na Colômbia também se tem a facilidade de negociar preços para as passagens de ônibus, aí o bolso falou mais alto… a passagem mais barata me levou!

Um fato mega positivo para se destacar é que é bem comum que os ônibus intermunicipais tenham wi-fi, uma ótima pedida pra passar o tempo em uma viagem longa.

Como é viajar de ônibus na Colômbia?

Não é muito caro e os serviços são bons (já falei do wi fi, né?). Não é como os ônibus peruanos que trazem “serviço de bordo” então compre uns snacks pra petiscar em viagens longas e curta a paisagem.

Um detalhe me congelou marcou: a temperatura do ar condicionado! Se você pensa que vai levar só roupa pra praia, shorts e camiseta… amigo… Me escuta! Eles colocam o ônibus na temperatura patagônica e você vai voltar aqui nesse post pra me agradecer por ter levado pelo menos um moleton (rs)!

E no fim do post tem um detalhezinho (pra quem chegar até lá!).

Ônibus Ipiales – Cali

Os ônibus saem de Ipiales de hora em hora e tem umas 3 empresas que fazem o trecho. Preferi viajar no início da noite, as 7, para chegar em Cali pela manhã (são cerca de 12 horas de viagem). O custo foi de COP 35000.

Cali, a terra da Salsa!

Ônibus Cali – Salento

Da capital da Salsa para a do café, a parada é obrigatória em Armênia. Tem ônibus saindo de meia em meia hora e a negociação rolou solta. Acabei indo numa van superconfortável por COP 17000. São cerca de 4 horas de viagem. De Armênia para Salento são ônibus de linha (pequenos, péssimos pra levar a mochila!) e custam COP 3800.

Ônibus na Colômbia
Super patacon 🙂

Além do patacón, não dá pra esquecer o café <3


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


Ônibus Salento – Medellin

Para não ficar a noite na estrada em Pereira, a opção meio burra olhando no mapa, foi voltar pra Armênia (COP 3800) e de lá ir a Medellin. O último ônibus saia as 9 da noite e custou COP 39000, chegando em Medellin as 5 da manhã.

Reserve sua hospedagem com a Booking e ajude o OMMDA a continuar cheio de informações 🙂

Ônibus na Colômbia
Botero, a cara de Medellin

Ônibus Medellin – Bogotá

Normalmente 8 horas de ônibus, que viraram 11 por um trânsito terrível em Bogotá, são COP 55000 e tem horários de manhã, a tarde e a noite. Optei por sair de Medellin as 9 da noite.

Ônibus na Colômbia
Oro Oro Oro em Bogota

Ônibus Bogotá – Zipaquirá

Para conhecer a lindíssima Catedral de Sal, tem o ônibus sai de Bogotá bem cedo, custando COP 4300 e em duas horas (ou mais, depende do trânsito da capital!) você está na charmosa Zipaquirá.

Siga a gente no Instagram! @omelhormesdoano

Ônibus Zipaquirá – Villa de Leyva

Um dos trechos mais chatos que eu fiz de ônibus na Colômbia. Após conhecer a catedral, voltei a terminal para me informar e acabei pegando um ônibus para Briceño (COP 2500), descendo na estrada num ponto onde passariam ônibus a Tunja. Demorou um pouco e passou uma van que me cobrou COP 15000 até o terminal, cerca de 3 horas no carro.

Em Tunja há diversos ônibus saindo para Villa, de meia em meia hora, e custam COP 6500.

Ônibus na Colômbia
A Plaza de Armas gigante em Villa de Leyva

Ônibus Villa de Leyva – San Gil

Tive que voltar a Tunja novamente (COP 6500) e de lá pegar o ônibus a San Gil, que saía também de hora em hora e custou COP 30000. A viagem dura cerca de 6 horas.

Ônibus San Gil – Santa Marta

Um dos trechos mais longos da viagem, o ônibus custou COP 60000 para uma viagem de 14 horas, saindo de San Gil às 8 da noite e chegando as 10 da manhã em Santa Marta.

De Santa Marta eu segui ao Parque Tayrona e o relato completinho tá aqui.

Ônibus na Colômbia
A linda Cartagena

Ônibus Taganga – Cartagena 

Minha opção foi ficar em Taganga (COP 1500 de Santa Marta – 15 minutos) e de lá consegui uns transfer direto para Cartagena, porta a porta nos hosteis. Foram 5 horas de viagem e custou COP 40000, um pouco mais caro que o ônibus normal, mas que valeu a pena pois o terminal de ônibus de Cartagena fica bem longinho da cidade amuralhada.

Valeu a pena viajar de ônibus na Colômbia?

Valeu sim! Mas deixo a dica pra quem chegou até o final, se a viagem for curta, o roteiro bem ajustado e o planejamento for feito com alguma antecedência, a  Viva Colômbia tem preços bem bacanas para voar pela Colômbia, as vezes tão baratos quanto o ônibus!

Reserve com a Booking e nos ajude a continuar trazendo muitas dicas de viagens!

Gostou desse post? Compartilhe na suas redes sociais!

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou – só um pouco – no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

32 Comments

  1. Gata Balinesa
    1 de agosto de 2015 at 23:17
    Reply

    Oi! Sou nova aqui no blog, mas tô querendo conhecer San Andres, na Colombia 😉 você já esteve lá? O que achou de Bogotá e Cartagena? Tem vôo direto pra San Andres? Tem que tomar alguma vacina antes de entrar na Colômbia? Estou com chikungunya há dez meses, posso ser barrada no aeroporto só por isso? NÃO estou com o rash na pele nem nada do tipo, mas vira e mexe sinto algumas dores nas juntas, mas sabe como é, tem país que é paranóico mesmo rsrsrs e então, me fala logo o que tu achou da Colômbia e de San Andres, caso tenhas conhecido… To doida pra conhecer ano que vem! 😀 #superempolgada

    • Camila Lisboa
      11 de agosto de 2015 at 21:18

      Relax, não vão te barrar não! Vai com fé que a Colômbia é linda 🙂

    • Gata Balinesa
      19 de agosto de 2015 at 14:18

      Obrigada! Quero ir pra San Andres e Cayo Caranguejo. Não sei se você conhece esses lugares, mas quando for pra lá boto aqui no teu blog algumas coisas sobre o lugar, ok? 😉

  2. Gata Balinesa
    1 de agosto de 2015 at 23:19
    Reply

    As FARCs (guerrilhas colombianas) atuam em Bogotá, Cartagena e San Andres? Tenho medo 🙁 você saberia me dar essa informação?
    Grata,
    Gata Balinesa

    • Jubi gaúcha
      24 de dezembro de 2015 at 06:53

      Estou indo em abril… Fazer um mochilao de um mes pela Colômbia, tenho uma amiga lá.

      Fica tranqüila que a guerrilha e no meio do mato, é o que falaram… O povo colombiano é muito receptivo, estou me sentindo bem segura de ir.

      Minha opção aérea foi:
      POA/Lima – consegui encaixar um dia em Lima sem aumentar o valor da passagem
      Lima/Bogotá – 2 ou 3 dias no mínimo em Bogotá… Daí sigo de bus p interior que é bem mais barato…
      Quase um mes depois marquei a passagem de Cartagena/Medellín, 2 dias… E retorno de Medellín.
      Consegui encaixar 4 cidades nos vôos, pelo mesmo preço.
      Vai custar quase R$1900 com todas as taxas, pesquisei na internet, mas estou indo a uma agência de viagens acertar pessoalmente, ver seguro, quero comprar dólares… Pegar dicas…

      Se quer conhecer San Andrés… se não me engano a conexão mais próxima é a cidade do Panamá… Tenta encaixar uns dias… Uma viajante me falou que é um paraíso.

      Boa sorte!
      Faça uma aventura ao ano!

    • Camila Lisboa
      24 de dezembro de 2015 at 10:29

      Tá certíssima! =)

      Que tenha uma excelente viagem!!! (o que não é difícil considerando os destinos, né?)

      E, se ainda não reservou a hospedagem… a Booking tem muitas opções e se você reservar pelo nosso link, ajuda o blog sem ter que pagar nada a mais por isso!

      Um beijo e Feliz Natal! =)

    • Camilla Fant
      2 de junho de 2016 at 14:36

      Olá.. conta como foi a viagem e como vc conseguiu encaixar todos os voos internos… 🙂

  3. Paula
    8 de Janeiro de 2016 at 11:02
    Reply

    Olá! Queria saber qual a cia de onibus que faz bogota x medellin ou vice-versa. Obrigada!!!

    • Camila Lisboa
      8 de Janeiro de 2016 at 11:54

      Oi Paula! Sei que a Bolivariano faz esse trajeto, mas tem mais companhias também. Não vi necessidade de comprar adiantado e, inclusive, comprei na hora mesmo essa passagem…

      Mas dá uma olhadinha no site deles, porque tem muitos horários e algum vai encaixar no seu roteiro.

      Beijo!

    • Mauricio
      25 de Fevereiro de 2016 at 11:51

      Expresso Brasilia, olha no site, custa algo como 75 reais.

    • Camila Lisboa
      25 de Fevereiro de 2016 at 12:46

      Eeee! Obrigada, Mauricio!

  4. Bruna
    29 de junho de 2016 at 13:57
    Reply

    Olá, gostaria de saber qual a opção mais em conta pra ir do Peru para a Colombia, se tem algum onibus ou qualquer coisa além de avião que cruza a fronteira, estou super perdida.

    • Camila Lisboa
      1 de julho de 2016 at 18:48

      Creio que a única maneira de ir do Peru para a Colômbia direto seria pela amazônia, cruzando de Iquitos à Letícia. Dependendo da região que você pretende explorar, pode ser um rolê gigante ir até essa parte (além do que, essa travessia é feita de barco).

      Que roteiro você pretende fazer? Aí dá pra te ajudar melhor 😉

      Beijos!

    • Marcos
      16 de Janeiro de 2017 at 00:35

      Bruna no Centro de Lima tem uma empresa de õnibus chamado Ormeno ….que vc pode chegar até Bogotá. Eu utilizei a mesma no trajeto Lima Cusco e oferece um excelente serviço, have a nice trip

  5. marcus felipe
    3 de agosto de 2016 at 13:02
    Reply

    alguem pode me ajudar?
    em qual site posso comprar passagens antecipadas:
    preciso ir de Cartagena a Bogota, ida e volta.

    • Camila Lisboa
      8 de agosto de 2016 at 15:41

      Oi Felipe! Normalmente, se não vai viajar em feriados e talz, não tem necessidade de comprar adiantado… Mas a Copetran faz esse trajeto e dá pra comprar online, dá uma olhadinha 🙂

  6. Pita
    14 de setembro de 2016 at 21:32
    Reply

    Olá Camila

    Tu poderia me informar trajetos

    Qual empresa tu fez Ipiales x Cali?

    Com qual Van tu fez o trajeto Cali x Armênia pagando 17000 COP?

    Desde já agradeço

    • Camila Lisboa
      19 de setembro de 2016 at 21:39

      Oi Pita… esses trechos na Colômbia acabei não anotando os nomes das cias… =/ Era o que tava saindo na hora mesmo! Ipiales/Cali tem muuuuitas companhias e todas tem o mesmo preço, pode ir por horário que os ônibus são bem parecidos…

      E de Cali para Armênia tem várias opções também, essas vans saem do mesmo terminal de ônibus… e o bom foi que deu pra negociar o preço na van (que foi rapidinho!). Lembro que ficava no último andar do terminal de ônibus de Cali.

      Nao sei se te ajudei muito, mas não lembro mesmo os nomes =/

  7. Vanessa
    11 de Janeiro de 2017 at 01:56
    Reply

    Adorei o post! Mas to com uma duvida: quanto tempo durou isso tudo? porque eu to indo pra ficar um mês e to na duvida se faço de onibus como você ou se faço aéreo.

    Agradeço

    • Camila Lisboa
      13 de Janeiro de 2017 at 16:01

      35 dias, Van 🙂 Dá pra cortar um pouco e encaixar em um mês sim!

  8. Ericson Moreno
    18 de Fevereiro de 2017 at 21:35
    Reply

    Boa noite,

    Me chamo Èricson Moreno, sou de Porto Velho, estou planejando viajar para Colômbia, minha rota inicial seria pegar um voo para Cartagena e descer de ônibus , parando em cidades colombianas para conhecer, queria saber de você se custo de hostel, comida fora a passagem também são em conta? ah outra coisa, deixe o nome do seu Hostel , provavelmente irei descer ao chile até retorna ao Brasil.

    obrigado, e gostei muito do post.

    • Camila Lisboa
      23 de Fevereiro de 2017 at 15:37

      Oi 🙂 É o La Minga Hostel, em Castro – Chiloé (sul do Chile 🙂 ).

      E dos custos na Colômbia, achei os hosteis razoavelmente baratos e a comida também! 🙂 Dá pra aproveitar bem a viagem sem gastar muito!

  9. Filipe Vidal
    1 de Março de 2017 at 23:42
    Reply

    Ola Camila, boa noite!

    Estaremos por 15 dias na Colômbia em Julho e no nosso roteiro decidimos ir de BOG para MDE de ônibus e essa sua parte de Medellin/Bogota/Catedral de sal é uma ótima dica pra incluir. E já que estamos colocando esse tempo de viagem em questão, gastar um pouco mais do tempo pra esticar ate a Catedral e depois continuar para Medellin não seria uma má ideia, seria? Da Catedral ou perto de la teria algum ônibus que desse pra pegar pra Medellin? Acha que dá bom esse desvio mesmo sendo o caminho inverso que você fez?

    Obrigado!!!

    • Camila Lisboa
      2 de Março de 2017 at 12:18

      Oi Filipe!

      Então, dei uma buscada na internet e não achei ônibus de Zipaquirá a Medellin =/ E Zipaquirá fica tão pertinho de Bogotá que acho que não deve ter direto, vou (posso estar errada)… Acho que vocês poderiam ir pensando em voltar pra Bogotá pra pegar o ônibus desde lá mesmo. Espero estar enganada, mas acho mais seguro

      Aí quando voltem, me avisa se tem o ônibus direto haha 🙂

      Boa viagem pra vocês!

  10. Eletheia
    26 de junho de 2017 at 17:37
    Reply

    Camila, tudo bem?
    Vc achou seguro viajar de ônibus? Passou por algum perrengue. Queria fazer parte da minha viagem de ônibus, mas estou com um pouco de receio.

    Bjo

    • Camila Lisboa
      28 de junho de 2017 at 12:52

      Bem seguro! Tudo bem tranquilo! 🙂

      Acho que na Colombia, a unica coisa que me incomodou foi o ar condicionado do ônibus hahaha sempre geladérrimo!

      Vai com fé que é de boa 🙂

      Um beijo e boa viagem!

  11. Aline
    26 de agosto de 2017 at 21:00
    Reply

    Oi Camila! Achei seu blog enquanto pesquisava sobre os deslocamentos de ônibus pela América do Sul pois pretendo fazer um mochilão. Primeiramente quero elogiar o blog!! Está sendo bastante útil!! Gostaria de saber se vc comprou as passagens de ônibus antecipada ou na hora? Pretendo fazer os deslocamentos na Colômbia, Equador e Peru de ônibus mas estou na dúvida se é necessário comprar as passagens com antecedência.

    • Camila Lisboa
      8 de setembro de 2017 at 16:10

      Obrigada Aline 🙂

      Comprei tudo durante a viagem e, no máximo ia um dia antes na rodoviária comprar o onibus pro próximo destino!

      Te recomendo se preocupar em comprar antes em caso de feriados, mas fora isso, tudo bem tranquilo em todos os países 😉

  12. Michele
    10 de outubro de 2017 at 13:16
    Reply

    Camila, da Colombia podemos seguir para quais países de ônibus? Nosso ponto fixo será Bogotá.De lá, conhecer Cartagena, San Andres e Medellin. To adorando o seu blog, tá ajudando pra caramba! 🙂

    • Camila Lisboa
      29 de outubro de 2017 at 18:43

      E isso que falta escrever tanta coisa da Colombia! 🙂 Acabei de voltar de San Andres e AMEI!

  13. Michele
    10 de outubro de 2017 at 13:19
    Reply

    Somos de Salvador e o vôo mais barato que encontramos, foi para Bogotá! Salvador – Cartagena ou San Andres é muito mais caro. Por isso, optamos por ir direto para Bogotá e de lá, ir conhecendo outras cidades. Acha interessante? Tem alguma dica a nos dar? :*

    • Camila Lisboa
      29 de outubro de 2017 at 18:42

      É perfeito 🙂 E pra ajudar, preciso saber qtos dias vão viajar 😉

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *