Blog posts

9 coisas que você não deve fazer em um hostel (escrito por uma dona de hostel!)

9 coisas que você não deve fazer em um hostel (escrito por uma dona de hostel!)

Histórias de viagem, Morando no Chile, Vivendo em um hostel

Quase 2 anos de La Minga Hostel e sinto que já não tenho muita paciência para alguns comportamentos, rs. Bom, preciso confessar que paciência não é o meu forte e você vai confirmar isso nesse post! Mas ajuda a gente, vai, tudo o que está nessa lista de 9 coisas que você NÃO deve fazer em um hostel é puro bom senso, pode acreditar.

coisas que você não deve fazer em um hostel

1 – Late check-out

“Mas eu tô quase terminando de arrumar as minhas coisas, me dá 15 minutinhos?” – meu filho, esses 15 minutos – que em geral é meia hora –  normalmente custam o meu almoço. O seu atraso faz com que a limpeza dos quartos atrase e aí, quem tá nesse turno se ferra. Ajuda a gente!

2 – Descer nos últimos 10 minutos do café da manhã

Tá aí outra coisa que atrasa toda a vida. Além de que em 10 minutos não dá tempo pra comer, a gente fica sem graça de ir desmontando tudo e aí fica parecendo que somos os vilões da história que vamos deixar os hóspedes com fome de manhã.

Isso vale também pro horário de fechamento da cozinha. Sua janta super tarde vai render menos minutos de sono pra pessoa da noite, seja mais programado!

coisas que você não deve fazer em um hostel
A vontade que dá…

3 – Cheiros em geral

Falta de banho, chulé e o pior… Aquele cheiro de toalha mal seca! ECAAAAA! Não tem nada mais nojento que entrar num quarto de hostel e estar cheirando mal. Aí a gente fica nessa… A casa tá limpa, mas meus hóspedes tão sujos! Vão colocar a culpa em mim, mas o que que eu faço?

A maioria dos hosteis tem serviço de lavanderia, dá um trato nessa sua toalha de banho uma vez por semana, vai!

Nem preciso falar de banhos diários pelamordedeus, né? Preferencialmente pela noite, porque aí os lençóis agradecem (e não ficam encardidos!).

4 – Pedir desconto

Eu sei, eu sei… a gente viaja com pouco dinheiro! Eu também faço isso… Mas tem um limite na insistência. Entendam, tem um preço mínimo para cobrar – e eu por exemplo, trabalho sempre com o mínimo mesmo. Tem horas que eu prefiro ter a casa mais vazia do que estar cobrando mais barato. Vale mais a pena!

Só não façam como alguns, que tentam chantagear com uma má avaliação para conseguir desconto. Sério. Não seja esse tipo de pessoa. (E sim, já aconteceu muitas vezes).


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA (e com desconto!):

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!


5 – Aprenda o MÍNIMO de cozinha

Mínimo mesmo, só pra não destruir a cozinha alheia. Tipo não usar colher de metal em panela anti aderente. Esse barulho do capeta me dá um mini ataque cardíaco a cada vez que escuto. Sério que eu já bati num hóspede com uma colher por causa disso – funfact haha.

Já tive um liquidificador queimado por pessoas que queriam moer gelo. Mas o record mundial de estupidez na cozinha foi um hóspede que queria cozinhar macarrão dentro do fervedor de água elétrico. É sério.

Coisas que você não deve fazer em um hostel

6 – Leia os cartazes

Se tem cartaz é porque é erro recorrente. O clássico “não jogue papel no vaso sanitário” tá lá porque esse vaso já teve que ser desentupido muitas vezes, acredite. E quem faz esse serviço sujo? Nesse caso sou eu, né?

7 – Avalie seu hostel com carinho e, se for deixar uma má avaliação, faça depois que esteja fora do hostel

Receber uma avaliação boa no Booking é um daqueles momentos que deixa o seu dia mais feliz e que dá aquele gosto pelo trabalho. Receber uma má avaliação fode com o dia e me deixa com um mau humor insuportável. Agora receber uma nota ruim e dar de cara com o fidaputa no corredor… olha… dá vontade de dar uns pedala na pessoa!

O ideal, se você tiver alguma ideia, ou observar que tem alguma coisa que não está funcionando bem, já fala na hora. Às vezes é uma coisa que é de fácil solução.

Já aconteceu de gente reclamar de banho frio aqui. Só tem uma situação que pode sair água fria: se acabar o gás! Acabou o gás, me avisa, eu troco o galão (5 minutos!) e pronto, água quentinha de novo. Mas a pessoa resolve terminar o banho frio e reclamar com a nota no Booking. Quem entende?

8 – Antes de perguntar/pedir/reclamar com algum funcionário, confira se ele está no horário de trabalho dele

Como trabalho com voluntários aqui, muitas vezes eles estão na casa e não estão trabalhando. E não tem nada mais chato pra gente que falar “olha, não é pra mim que você deve falar isso… tô de folga nesse momento” (eu já perdi a vergonha e falo que eu sou uma miragem, que a pessoa está tendo uma alucinação com minha pessoa).

Aquela conferida básica antes de vir com pedrada ajuda muito, é horrível o sentimento de trabalhar no seu horário livre 😉

 

9 – Dá uma conferidinha no Booking antes de reservar e, para qualquer dúvida, pergunte!

Já tive que deixar uma família sem teto (e com a reserva paga!) porque vinham com uma criança. Está muito claro nas regras: não aceitamos menores de idade! E não se cancela reserva com menos de 3 dias de antecipação. Deu dó? Deu, e muito… iam pagar umas 3 vezes mais no dia e tiveram que andar a cidade toda! E perderam o dinheiro aqui, né? Tudo porque não leram.

Outra história, que essa eu quase tive um treco, uma senhora reservou uma cama em dormitório e, quando eu mostrei o quarto ela falou que não era isso que ela tinha reservado… que onde já se viu colocar uma senhora em quarto compartilhado e mais ainda em cama em cima!

Como eu posso adivinhar a idade da pessoa que me reserva? E ela me chamou de mentirosa, que eu tinha feito uma propaganda enganosa… Perdi a linha e expulsei a senhora. Uma outra menina que estava trabalhando aqui, com mais tranquilidade – me chamar de mentirosa na frente de outros hóspedes me fez perder a linha total – foi conversar com a senhora, com calma, e explicou a situação, mostrando fotos do Booking e a reserva que ela tinha feito. Mas ela ficou na rua de todo jeito, com reserva paga e tudo.

É isso! Vida de dono de hostel não é fácil não! E tenho mais histórias 🙂 Se quiser saber mais, comenta aqui e segue no Instagram, sempre posto nos stories um pouco da rotina do La Minga Hostel. 

Algumas outras histórias de hostel e de viagem que você pode gostar:

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e mais de 100 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

28 Comments

  1. Raianne Fernandes
    22 de abril de 2019 at 17:40
    Reply

    Adorei seu post, acho muito válido a gente ficar sabendo dos dois lados da moeda.

  2. Filipe Morato Gomes
    17 de março de 2019 at 09:17
    Reply

    É muito interessante ver o outro lado da questão mas há pormenores que o hóspede não tem “culpa”. Se um hostel indica que a cozinha está aberta até às 22:00, então tem de aceitar pedidos até essa hora; nesse caso, para evitar o que descreve, o melhor seria indicar que a cozinha fecha meia hora antes, para ter tempo de realizar os últimos pedidos. O mesmo para o café da manhã. No fundo, tem de haver bom senso de ambas as partes.
    Quanto a ameaça de más avaliações, isso é sacanagem pura e esses hóspedes só merecem que lhes mostre a porta da rua…
    Grande abraço e obrigado pela partilha.

  3. Ana Carolina Santos
    8 de outubro de 2018 at 18:10
    Reply

    Não sei se tive mais vontade de rir ou de chorar (não me mate!!!)!
    Só penso em quanta gente sem noção há neste mundo… sorte aí!!

  4. Vi Furrati
    17 de setembro de 2018 at 15:37
    Reply

    Ótimas dicas, é sempre bom saber!

  5. ROZEMBERGUE
    13 de setembro de 2018 at 19:36
    Reply

    Nessa vida de mochileiro já passei por cada situação ruim em hostel, mas mesmo assim ainda é minha opção, principalmente em viagens longas em que viajo sozinho, já que nesses casos optar por hotel, além de tornar a viagem ainda mais “solitária”, encarece bastante os custos.
    Vou confessar que late check-out nunca pedi, mas early check-in sim e já fiquei muito puto quando percebi que tinham condição de me deixar entrar para o quarto um pouco mais cedo, principalmente nos hostels que o check-in é só às 15h e não deixaram por falta de flexibilidade das regras. Mas na maioria das vezes me oportunizaram usar um banheiro coletivo e até mesmo tomar um banho, isso é um diferencial, principalmente quando o hospede está chegando de uma longa viagem. Outra coisa que quase sempre faço é descer faltando 15 minutos para encerrar o café da manhã. Me desculpe amiga, rs, mas concordo que se o horário é até às 10h o hostel tem que garantir o café da manhã de quem chegar no ambiente onde ele é servido até esse horário. Ano passado estive em um que às 10 em ponto começavam a tirar tudo, mesmo que tivesse alguém servindo e não achei uma atitude muito legal, acaba impactando depois nas avaliações e indicações. Agora quanto a falta de higiene de algumas pessoas concordo totalmente, quem se dispões a compartilhar quarto com desconhecidos deve ter bastante consideração com o colega de quarto, evitando mal cheiros, barulho, acender a luz a noite, despertador barulhento de madrugada, etc.
    Doido para conhecer o La Minga Hostel! Boa temporada para você!

  6. MAIZA NARA
    13 de setembro de 2018 at 16:57
    Reply

    Adorei o post! Ótimas dicas para quem nunca ficou em hostel ou para alguém que já ficou mas precisa de uma dica extra (todos nós precisamos sempre) 🙂 obrigada

  7. Cesar
    13 de setembro de 2018 at 11:47
    Reply

    “4 – Pedir desconto…”
    Taí uma dos hábitos mais constrangedores que já vi. Fica mais feio ainda quando é no exterior. O Front Desk na maioria das vezes não pode dar descontos e os brasileiros acabam ficando com uma fama não muito boa… 😩 Ótimo post!

  8. Mariana Antunes
    13 de setembro de 2018 at 11:05
    Reply

    Que interessante! Nunca fiquei em um hostel mas quem sabe em breve? É interessante ter essas regras e deixá-las bem claras para o bom convívio de todos!

  9. Deisy Rodrigues
    13 de setembro de 2018 at 03:48
    Reply

    Mau cheiro é uma coisa é umas das piores coisas e aquele cheiro de chulé com toalha molhada é o inferno, agora imagino sua cara ouvindo da senhora que você tava mentindo, é cada uma que aparece, que têm hora que a paciência esgota mesmo, mas sério esse post é de utilidade pública pra quem se hospeda ou tá pensando em se hospedar em hostel.

  10. Paula Abud
    12 de setembro de 2018 at 21:28
    Reply

    Nossa, Camila! Eu também não teria paciência para ser dona de hostel, ainda mais pela minha mania de limpeza kkkkk, não ia tolerar gente fedida, odores e afins.
    Imagino o ó que você passa diariamente aí, mas apesar de tudo ainda ficam as histórias.
    Adorei seu texto, nunca nos hospedamos em hostel, justamente por conta das crianças, mas essas dicas são válidas sim, tanto para hotel quanto hostel, afinal gente sem-noção têm em todos os cantos.
    Abraços e boa sorte com seu hostel 🙂

  11. ADRIANA MAGALHAES
    12 de setembro de 2018 at 12:57
    Reply

    hAHAHA! É um post hilário, se não fosse trágico, porque não são apenas momentos de viagem, você tem que conviver com isso todos os dias, né? Mas deveria ser a bíblia da galera que fica em hostel. òtimo!

  12. Vitor Martins
    11 de setembro de 2018 at 11:47
    Reply

    Muito bom!!Boas dicas para quem nunca esteve em Hostel!!Parabens

  13. Michela Borges Nunes
    11 de setembro de 2018 at 11:14
    Reply

    Minha nossa, que situações, hahahaha. Guria, que coisa né? Fiquei de cara com o macarrão na máquina de água quente, com a chantagem para receber desconto, com o cheiro da toalha, com a folga de alguns. Não sei se teria paciência, hehehe, mas ótimo o post para os mais desligados e folgados terem vergonha na cara.

  14. Ruthia
    11 de setembro de 2018 at 10:57
    Reply

    Muito bem-humorado o seu post. Apesar de saber que algumas situações são sérias mesmo. Jura que já bateu em hóspede com uma colher?

    • Camila Lisboa
      11 de setembro de 2018 at 10:59

      Juro! hahah mas foi de brincadeira… porque ele me jurou que tinha procurado e tava pendurada na frente dele hahahaha

  15. Cynara Vianna
    11 de setembro de 2018 at 10:16
    Reply

    Jamais seria dona de hostel, o que mais chega perto do meu temperatura seria um café (bem pequeno), não tenho paciência mesmo e meu filtro na hora de falar não é muito eficaz. Va em frente que o pior já passou, lembro da história do inicio do La Minha Hostel desde o inicio. Parabéns e sucesso 😉

  16. Ge
    11 de setembro de 2018 at 10:01
    Reply

    Olá! Achei válidas as suas recomendações! Me hospedei em um hostel em Buenos Aires e não gostei muito, porque pediam pra fazer silêncio depois das 22hrs, mas tinha um pessoal que ficava cantando e “hablando”em um tom muito alto até a uma da manhã. 😣
    E ninguém falava nada! 😩

    • Camila Lisboa
      11 de setembro de 2018 at 10:55

      Aconteceu comigo agora na Cidade do México! foi até as 4 da manhã =// é horrível!

  17. Deivson
    11 de setembro de 2018 at 09:21
    Reply

    Eu tô rindooooo, mas com respeitoooo! hahahaha

    Fiquei com dó da senhora, mas chamar vc de mentirosa é de lascar, né?
    Minha nada mole vida dona de hostel!

  18. Angelica
    11 de setembro de 2018 at 07:55
    Reply

    Nossa, quanta grosseria!
    Nunca fiz nada do que tá nessa lista, mas achei que você deu uma bela exagerada principalmente no ponto de expulsar as pessoas.
    Anotando o nome do seu hostel pra não reservar nem por um engano.

    • Camila Lisboa
      11 de setembro de 2018 at 08:55

      Como não expulsar se está contra as regras explicitas da casa antes do check in?

      Melhor não vem mesmo 😉

  19. Oscar | www.viajoteca.com
    10 de setembro de 2018 at 22:50
    Reply

    Eu já usei hostel na vida, quando ainda era estudante e fui para a Alemanha estudar. Tive varias experiencias boas e outras nem tanto. O problema nem sempre é a falta de dinheiro, mas sim a falta de bom senso e semancol de algumas pessoas. Estava aqui rindo com a história do macarrão na chaleira elétrica. Acredita que tem vários hotéis de alto padrão nas Maldivas e Polinésia que tiveram que tirar as chaleiras elétricas dos quartos porque alguns turistas (chineses) estavam coletando animais fazendo snorquel para cozinhar no quarto.. Pode?! É muita falta de bom senso

    • Camila Lisboa
      11 de setembro de 2018 at 08:59

      hahahahhahaha meu deus! essa superou ahhaha

  20. Carina
    10 de setembro de 2018 at 21:04
    Reply

    Chorei rindo! Mas sério, ameaçar e feder é foda!
    Beijos

  21. Camila Latorre
    10 de setembro de 2018 at 19:37
    Reply

    eu até ri, mas com certa tristeza rsrs
    Eu acho q nao ia poder ser dona de hostel, ja fiquei em um porem quarto individual pois, gente sem noção no quarto do lado ja me irrita hahahahahaha imagina ???!
    ja peguei voos com gente “com cheiro pouco agradavel” e foi uma tortura! imagina dormir!
    Guerreira demais!

  22. Juliana
    10 de setembro de 2018 at 19:18
    Reply

    hahahahahaha
    Adorei teu post! Quero sim ler mais històrias! Me divirto!
    Me vi tomando bronca
    hehehehehe
    Eu sou do tipo que desço nos últimos 10 minutos do café da manhã… Po…. to viajando! A maioria dos hostels colocam um limite muito baixo (ok…. a maioria quer curtir cada segundo do lugar… eu jà passei dessa fase – hehehehe)

    Mas sério que vocês não aceitam menores? Que preconceito é esse?
    snifff
    No entanto, eu diria que foi muita falta de noção do casal com criança! Eu viajo em hostels com o Léo desde que ele tem 7 meses e antes de reservar, eu sempre escrevo pessoalmente para confirmar. No booking tem essa opção! Jà tive reservas canceladas no momento que eu afirmei ir com um bebe! Faz parte!

    Quanto à senhora mal-educada, tem uma questão: o booking é sacana! Você coloca o destino e eles dão o quarto compartilhado como o mais barato (claro). Mas uma pessoa que não tem noção do que seja isso e não presta atenção, cai feio nisso!
    Enfim… me diverti com suas reclamações.
    😉

    • Camila Lisboa
      11 de setembro de 2018 at 08:58

      Poxa, não é precoceito não… é que a casa é pequena, de madeira… se acontece alguma coisa (choro, etc), fica um caos. Decidimos assim e não nos arrependemos.. Mas tem outros hosteis que aceitam aqui em Castro!

      E eu até entendo os erros que o booking te induz a cair, mas agora não me chame de mentirosa por um erro que não foi meu hahahah

  23. Analuiza Carvalho
    10 de setembro de 2018 at 15:40
    Reply

    oi Camila… eu não teria o menor talento para ser dona de hostel! Tem gente muito folgada neste mundo! Eu sou da teoria de que tudo vale uma boa conversa cheia de gentileza. Perguntar não ofende e dizer e aceitar um não tão pouco. O problema é que tem pessoas que não costumam olhar para fora de seu umbigo. Chantagear com má avaliação para ganhar desconto foi forte hein?!

    Em tempo: cheiros ruins acabam comigo, com minha paciência e bom humor!rsrs

    Força e paciência ai e propaga este texto para ir educando o povo! rsrs bj

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.