Blog posts

Valle Nevado – um dia para brincar na neve!

Valle Nevado – um dia para brincar na neve!

Santiago

Tenho que admitir, um ano de Chile e mesmo assim me faltava um pouco de vontade de ir ao Valle Nevado. Primeiro: eu não sei esquiar e sou medrosa! Do nível que acho que vou correr risco de morte se tento um esporte tão radical quanto esse ~risos (but true). Segundo: gente, vou pagar pra passar frio se eu nem gosto de neve. Pra quem não sabe, neve molha, dói e não é tão legal quanto Frozen. Mas um dia, um dia o Valle Nevado me chamou a atenção…

Let it go… Let it go….

Uma amiga estava em Santiago e eu sabia: se ela saísse de lá sem brincar na neve não seria a mesma pessoa.

Valle Nevado
Você quer brincar na neve? Sim ou com certeza?

Fui me preparando psicologicamente pra subir a uma estação de esqui, que mesmo no outono já estava bem nevada.

Obs: o ano de 2015 foi bem atípico no Chile e as estações de esqui (incluindo o Valle Nevado) abriram em julho. Esse ano a previsão era junho, mas Farellones já confirmou que abre agora em maio! E tem tudo pro Valle Nevado e Portillo seguirem essa onda. Eba! 🙂

Como é o tour ao Valle Nevado e Farellones?

Começa no quentinho da cama, se preparando pra acordar cedo. Já falei pra vocês que eu tenho uma dificuldade danada em levantar aqui no Chile? O frio faz a gente ficar mais preguiçosa ~risos~.

Valle Nevado
Eu falo que é frio! Olha esse monte de neve oO E já que não deu pra andar de teleférico, vai a foto nele no chão mesmo!

Normalmente as agências passam entre 8 e 8:30 buscando o pessoal nos hotéis e hosteis de Santiago e a primeira parada é para alugar roupa.

Quentinho e impermeável, vamos subir a montanha? A subida é cheia de curvas, então não exagere no café da manhã que corre o risco de passar mal! (Adivinha quem tinha bebido um monte de cervejas no dia anterior e subiu meio zuada? Então, não recomendo isso também!).

A van para em um mirador, onde vendem artesanato e um chá quentinho, ótimo pra se preparar pra mais frio e mais subida.

E curva… e sobe…

E gelo… e neve…

Mais ou menos às 10 e 30 chegamos à mais conhecida (e queridinha dos brasileiros) estação de esqui da Região Metropolitana: o Valle Nevado!

E já chegamos assim, com aquela sensação de “the winter is coming”.

Valle Nevado
Brace yourself…

Outra opção de neve (no inverno, obviamente, rs) é o Embalse el Yeso. Dá uma olhada nessas dicas aqui do blog Viajando na Janela para ir por conta própria!

O dia não estava dos mais lindos, mas foi MARAVILHOSO o passeio! Deu pra tirar fotos, jogar bola de neve nos amiguinhos, deu pra pensar em fazer um boneco e desistir porque congelava os dedos, deu pra andar, pra rir um monte e subir uns snaps (quem viu lá no @camilalisboap?).

De lá, depois de cansar de brincar na neve (#OlafFeelings) e achar que já terminou… NÃÃÃÃO! Descemos a montanha um pouquinho e fomos conhecer Farellones, a estação de esqui que fica um pouco mais pra baixo na Cordilheira dos Andes.

Valle Nevado e Farellones
Mas não tem fotos de Farellones, chegamos lá com uma neblina que não deu pra se divertir muito

Farellones é um caso a parte e eu estou namorando MUITO a ideia de ir lá com a estação aberta por um motivo: é basicamente pra crianças (e vale as grandes também!). Tem tubing, que é tipo um escorrega-boia (eu inventei isso, mas é a melhor descrição!), canopy, teleférico… uma delícia! Quero muito voltar pra passar o dia todo lá!

Mas com mais frio!

Quanto custa o tour ao Valle Nevado?

Entre R$100 e R$150, mas pode sair mais caro ou mais barato dependendo de cada agência e do estilo de tour que você quiser. Eu adorei o passeio com o Turismo Chiletour e recomendo fazer um orçamento pra ter o preço exato 🙂 Aproveita e fala que viu aqui no OMMDA!

Os motoristas e guias são treinadíssimos e além de entender tudo do lugar, ainda são especialistas em te levar, com segurança, às estações de esqui, cordilheira e região de Santiago. Você não quer tomar um susto em uma estrada cheia de gelo e neve, né? Faça tudo com segurança e uma agência com experiência!

O que esperar?

Frio, neve e muita  gente! Fui agora no fim de abril e estava lotadinho de brasileiros.

No tempo que se fica por lá, cerca de uma hora e meia a duas horas, dá pra andar, conhecer um pouco dos hotéis e da estrutura do lugar (que é de cair o queixo!).

Dá pra fazer boneco de neve e brincar de bolinhas, mas, de novo, neve dói e molha! (É bom avisar de novo, vai que… rs)

Valle Nevado
Olha quaaaaanta neve! E, se não bastasse, essa máquina aí a direita da foto, é pra fazer neve artificial!

Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


FAQ – Valle Nevado – O Melhor Mês do Ano

Como se vestir para ir ao Valle Nevado?

Prepare-se, faz frio! Se não tem uma super jaqueta, recomendo muito alugar. Eu usei uma primeira camada (térmica), um fleece e uma jaqueta corta vento e impermeável. Se você não tem um fleece, uma boa blusa de lã serve, mas o corta vento pra neve não dá pra não usar.

Pras pernas: meia calça ou calça termica por baixo e por cima um jeans ou um impermeável. O impermeável é imprescindível se você vai brincar na neve!

Valle Nevado
Uns 15 kilos mais gordita só de roupa!

Pros pés: esse tênis aí da foto é impermeável, então, se você não tiver, alugue. Pé gelado e molhado é sinônimo de ficar doente e ninguém merece ficar de molho enquanto está viajando, né?

E fora isso, óculos de sol – a neve queima e muito a vista, protetor solar, luvas, gorro, cachecol… tudo o que tiver!

Alugo ou não alugo roupa?

A calça é a única coisa que deixo em aberto, você pode ir com jeans ou impermeável, depende do que vai fazer, mas das outras roupas… Se não tiver a roupa adequada vai passar frio e vai estragar o passeio.

Lembrando que essas dicas valem para outono e inverno!

E quer mais dicas de Santiago? Temos um guia completo dos museus da cidade e dicas GRÁTIS e IMPERDÍVEIS!

Quanto custa alugar roupa de neve no Chile?

Existem algumas lojas no centro de Santiago que trabalham com o conjunto completo a cerca de CLP25000, se tiver tempo pra andar, vale a pena pra quem vai esquiar porque vem a roupa completa, óculos e outros acessórios.

As agências de turismo param em algumas lojas para alugar antes de subir para o Valle Nevado e o custo é de cerca de CLP 8000 por peça, o que dá quase na mesma que no centro pra quem vai apenas brincar e precisa de calça, jaqueta e bota somente.

Valle Nevado
Quando eu crescer, quero ficar hospedada aí e curtir uma piscininha dessa, quem topa? Aí nem precisa de toda essa roupa que eu falei, só um biquini mesmo =P

Estamos no Instagram @omelhormesdoano e no Snapchat @camilalisboap – siga a gente e não perca nada!

Que época ir ao Valle Nevado?

Dá pra ir o ano todo. No verão, sem nada de neve, dá pra ver a cordilheira no detalhe e os glaciares eternos que tem lá perto. Tem uns mirantes lindos que ficam com o acesso bem mais facilitado sem neve.

No outono, como eu fui, o hotel ainda não está funcionando e ainda não tá aberta a temporada de esqui, então, é pra ir conhecer e brincar.

No inverno é legal pra esquiar, fazer aulas e aproveitar tudo o que o resort mais procurado tem pra oferecer. Mas prepara o bolso, não é tão simples assim!

Tá indo pra Santiago? Temos muitas dicas de hosteis e hoteis! Entre em contato com a gente e não se esqueça de reservar por aqui, usando esse link da Booking!

Tem wi-fi no Valle Nevado?

Sim, me perguntaram isso! 🙂 E tem! E sem senha 🙂

wiiiiiiiiii

Quando começa a nevar no Valle Nevado?

Estou fazendo um estágio com a Maju, mas não tô profissional do tempo, então… Não sei! Cada ano muda e com os fenômenos El Niño e La Niña, fica variando muito essa data. Vá acompanhando no clima tempo e se planeje para junho/julho que são meses “garantidos” de neve, mas né… Nunca se sabe!

Outras estações de ski? Confira o post do Vamos por Aí 🙂 E para ir para esquiar no Valle Nevado, confira o post do Passaporte com Pimenta

Não é só neve, é gelo! E cuidado porque escorrega!
Não é só neve, tem gelo também. E cuidado porque escorrega!

E se você tem mais perguntas pra adicionar aqui, comente e vamos responder TODAS! 🙂 

Fui conhecer o Valle Nevado e Farellones a convite da agência Turismo Chiletour. A Turismo Chiletour está no Facebook, Twitter e Instagram. Agradecemos muito a oportunidade e frisamos que tudo que relatamos no post é opinião livre e pessoal.

 

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e mais de 100 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

42 Comments

  1. Gleison
    7 de maio de 2019 at 17:48
    Reply

    Camila, tudo bem?
    Vou com meu filho (o mega elétrico) de 07 anos e penso em pensar dois dias no Parque Farellones (estarei em Santiago em julho). Em função da distância, curvas, etc, voce acha melhor ir e voltar duas vezes ou arrumar um lugar para passar a noite em Farellones mesmo? Alguma dica? Obrigado

    • Camila Lisboa
      3 de novembro de 2019 at 15:39

      Acho que aproveita mais ficando por lá mesmo… tem várias opções de pousadas e Cabañas na região 🙂

  2. Rosy
    28 de agosto de 2018 at 17:12
    Reply

    Camila, estou indo com meu esposo ao Chile em setembro e queremos muito conhecer o Valle nevado, entretanto não temos pretensão nenhum de esquiar, a dúvida é vale a pena alugar a roupa?
    Temos roupas 2º pele calça e blusa, acredito que atende a necessidade.
    Queremos conhecer Cajon del Maipo e confesso que achei bem caro os passeios aÍ no Chile, será que conseguimos valores mais atrativos em agência no centro da Cidade?
    Muito obrigada, amei suas dicas e parabéns .

    • Camila Lisboa
      28 de agosto de 2018 at 19:24

      Da roupa… depende do que vcs querem fazer. Se forem brincar na neve – se jogar, fazer skibunda – é bom alugar roupa impermeavel, já que molha e se ficar com a roupa molhada, podem se resfriar feio. Mas se o intuito é só apreciar a vista, pode ir com roupa de frio mesmo que vai dar conta 😉

      Do Cajon encontra algumas agencias com melhor preço, mas só checa se são legais aqui no Chile. Tem que pedir ‘boleta’ – que é o comprovante de pagamento – e lá tem o registro da agencia na secretaria de turismo. Se te recusarem dar boleta, é furada!

  3. Leticia Novaes
    9 de agosto de 2018 at 09:04
    Reply

    Olá Camila! Estou indo para o Chile em setembro e vamos para o Valle Nevado. Estou na dúvida se vale a pena alugar as roupas de neve nas lojas que ficam pelo caminho ou se é melhor alugar no Valle Nevado mesmo. Vi em alguns blogs que as lojas do meio do caminho são meio bagunçadas e fica uma muvuca só.. No Valle eu sei que é um pouco mais caro, mas se for mais organizado e não tão muvucado, acho que prefiro. Saberias dizer?

    • Camila Lisboa
      23 de agosto de 2018 at 15:41

      É bem mais caro no Valle Nevado! E se for de tour, as van param nas lojas de todo jeito… então, mesmo sendo bagunçado, acho que vale a pena por tempo e dinheiro 😉

  4. Bruna Silveira
    15 de julho de 2018 at 22:27
    Reply

    Camila, o que vc sugere em relação a dinheiro, troco no Brasil ou no Chile mesmo?

    • Camila Lisboa
      23 de julho de 2018 at 15:10

      Com certeza no Chile! Calle Agustinas, pertinho da Plaza de Armas 🙂

  5. Pablo
    13 de junho de 2018 at 20:32
    Reply

    Olá….pretendo passar um dia somente no Valle Nevado e gostaria de esquiar…..vale a pena ou um dia só de aula em grupo e tentando esquiar, nem compensa….pelo q li um dia só naum da para esquiar nadinha

    • Camila Lisboa
      14 de junho de 2018 at 12:02

      Dá pra aprender o básico sim! O ruim é que em geral, nós brasileiros, temos dificuldades por não estarmos acostumados com neve. Aí custa um pouco aprender… Mas acho que dá pra parar em pé e descer uns metros com uma aula…

      Outra ideia é fazer essa aula em Farellones, que está mais pra baixo na montanha e também tem aulas. Como é mais focado em iniciantes, acho que fica mais fácil aprender 🙂

  6. Clara
    25 de março de 2018 at 00:47
    Reply

    Oi Camila, tudo bem? Adorei o site! Vou com meu namorado dia 20 de abril, não temos a intenção de esquiar, mas gostaríamos de aproveitar um pouco a neve. Até agora não encontramos informações muito precisas se há possibilidade de haver neve neesa época do ano. Mas seu post, me deu esperanças hahahahah Acha possível que já possa estar nevando nesse período? E se formos para Pucón, por exemplo, é melhor? O que você recomenda?
    Desde já, obrigada!

    • Camila Lisboa
      2 de abril de 2018 at 15:45

      Oi Clara! Menina, tudo depende do ano… tem abril que tá nevado, tem abril que não tá… esse ano acho difícil, já que anda bem seco o clima ainda…

      Em Pucon vai ter um pouco mais de neve, já que está mais ao sul, mas pra isso vão precisar subir o Villarrica, pra pegar a neve de perto 🙂 Mas não desanima, Santiago e Pucon s]ao lindas com ou sem neve 😉

  7. Juliana
    31 de janeiro de 2018 at 16:46
    Reply

    Olá Camila, tudo bem?
    Uma dúvida, sobre o idioma nos hotéis e pontos turísticos, eles falam português também? Ou apenas espanhol e inglês. Muito obrigada, adorei o post!

    • Camila Lisboa
      2 de abril de 2018 at 16:06

      Oi Juliana! Olha, tem tanto turista brasileiro que o pessoal nos hoteis e em Santiago em geral tão acostumados com o portuñol 😉

  8. PAtrícia
    28 de julho de 2017 at 09:18
    Reply

    VAle a pena comprar o passeio de um dia só para o Valle Nevado para esquiar e subir outro dia só para ir no Farellones?

    • Camila Lisboa
      30 de julho de 2017 at 01:05

      Depende do que você está buscando… Do ponto de vista financeiro valeria a pena já que a hospedagem nessa regiao é bem mais cara. Mas vai perder tempo…

      Em um dia dá pra conhecer os dois, mas sem esquiar 🙁

  9. Deisy Rodrigues
    12 de julho de 2017 at 02:03
    Reply

    O que mais me desanima nesse tour é o medo de esquiar, eu também já vejo cenas minhas de quase morte, tipo aquelas pegadinhas bizarras que a pessoa sai rolando a montanha toda, fora que não tenho nada de equilíbrio hahahaha, mas fiquei curiosa com esse escorrega-boia, acho que tenho chance de ainda ficar viva.

    • Camila Lisboa
      14 de julho de 2017 at 13:17

      Eu quero tanto ir nesse escorrega pra ver se ando mais um passo nessa direção de tentar arriscar em esquiar uahauauh

  10. Klecia
    11 de julho de 2017 at 12:02
    Reply

    ahahaha ri muito com seu trauma da neve. Sempre me disseram que só quem gosta de neve é quem não mora em lugar que neva, porque não tem que limpar a calçada e tirar meio quilo de neve de cima do carro antes de ir trabalhar. Daí eu morei num lugar de neve e continuei amando mesmo assim. Um dia me esbaldei tanto que quase morri hipotermica quando cheguei em casa, hahaha Neve doi, molha, suja, congela, mas eu gosto 🙂

    Beijinhos pra ti, Camila!

    • Camila Lisboa
      11 de julho de 2017 at 13:47

      hahahahha eu gosto quando é rapidinho… mas neve dói sim!! uahuaha

  11. Itamar Japa
    10 de julho de 2017 at 16:38
    Reply

    Até hoje nunca tive a oportunidade de pegar um nevão “a full”, sempre peguei uns “fiapos” de neve, nada de mais! hehehe Adoraria ter esta experiência! 🙂 Adorei o post!

    • Camila Lisboa
      11 de julho de 2017 at 13:53

      Peguei neve caindo forte em Torres del Paine… tava amaldiçoando todos os brasileiros que acham neve lindo uahauhauha

  12. Fabiana Olivieri
    10 de julho de 2017 at 15:29
    Reply

    Posso responder SIM, com certeza.
    Amo neve!
    Parabens pelo post. O vale nevado é exatamente incrivel como escreveu.

    • Camila Lisboa
      11 de julho de 2017 at 14:00

      hahahhha eu já não sou a mais fã, mas aguento por períodos curtos uhahuaua

  13. Monique Bianchi Ribeiro
    10 de julho de 2017 at 15:22
    Reply

    Camila me identifiquei um pouco com esse post porque moro aqui na Suíça mas sempre rola uma preguiça de ir testar o esqui no inverno haha. O problema é ter que por tanta roupa e fazer todo o planejamento mas acho que esse ano irei,haha. Pelo menos curto a parte da aventura então acho que deve ser demais. Não conheço ainda o Valle Nevado mas parece ser um destino mto bacana. Abraços!

    • Camila Lisboa
      14 de julho de 2017 at 13:20

      Eu sou bem aventureira, mas quando é risco de morte, me dá medo uahuauhauhuha =P

  14. Gláucia Galvão
    22 de maio de 2017 at 22:02
    Reply

    Camila, esse passeio você falou que fica umas duas horas. Esse tempo é só no Valle Nevado ou dividido com Farellones também? Parece tão pouco.

    • Camila Lisboa
      22 de maio de 2017 at 22:34

      Só no Valle Nevado! Em Farellones fica uma hora mais ou menos, Gláucia!

      Achei até que bom o tempo, já que não era pra esquiar, era pra brincar só… Dá frio depois de um tempo, rs…

      Pra esquiar (ou fazer aulas), tem que pegar um tour pra isso, que sai mais cedo de Santiago 😉

  15. Adriana Magalhães Alves de Melo
    6 de maio de 2017 at 19:47
    Reply

    kkkk Adorei. Neve pra quem não gosta de frio! Ri demais no post

    • Camila Lisboa
      10 de maio de 2017 at 17:24

      Uma dose suave de neve e voltar pra Santiago (ou dormir nesses hoteis maravilhosos! 🙂 )

  16. Luciana
    18 de fevereiro de 2017 at 13:15
    Reply

    Muito bom o post Ca. Adorei as dicas, quero voltar ao Chile para conhecer o Vale.

    • Camila Lisboa
      23 de fevereiro de 2017 at 15:40

      E eu preciso tomar coragem pra voltar e esquiar 🙂

  17. Juliana Rios (Juny)
    18 de fevereiro de 2017 at 09:05
    Reply

    Adorei o post!
    Uma das coisas mais legais que eu fiz quando fui no Chile foi esse passeio para Valle Nevado e Farellones.
    Nem me interessou fazer ski, pq brincar na neve era muito era muito mais legal! <3

    • Camila Lisboa
      23 de fevereiro de 2017 at 15:40

      Você quer brincar na neve?! \o/

  18. Flávia Donohoe
    4 de dezembro de 2016 at 18:27
    Reply

    me identifiquei muito ahaha, todo mundo que conheço fala pra ir fazer esse tour em valle nevado, mas eu sou muito medrosa pra esquiar, então nunca fui! Eu ia te perguntar se você gosta de música chilena, popular, rock? Eu adoro viajar pelo Chile, pois tenho vários amigos que moram por estas bandas, então sempre me dei bem com a cultura, inclusive já fui assistir alguns shows de música! Estou adorando ler todos os seus posts do país! Bjos

    • Camila Lisboa
      7 de dezembro de 2016 at 16:31

      Musica Popular aqui no Chile é Reggaeton e Cumbia hahahaha Mas eu gosto muito de rock anos 80 daqui! Los Tres é uma das minhas favoritas 🙂

  19. Cibeli Marinho
    27 de outubro de 2016 at 21:21
    Reply

    Camila do céu! To amando tudo o que vc escreve sobre essas regiões do fim do mundo. To pensando em mochilar pela primeira vz. Sei lá, pegar um voo até Ushuaia, conhecer a Terra do Fogo (creio que é assim que chamam a última pontinha do continente). E talvez depois voltar conhecendo os lugares mais legais, tipo Calafate, Bariloche, algo do Chile. Nunca fui. Não sei o que é legal. Aceito sugestões. 🙂

    • Camila Lisboa
      27 de outubro de 2016 at 22:46

      =) obrigada!! 🙂

      E, menina, se joga!! Essa parte do mundo é maravilhosa 🙂 O Chile é tudo de bom e a Patagônia Argentina é muito linda! Só precisa se planejar (tempo e dinheiro!) que dá pra tirar a viagem do papel…

      O primeiro passo é isso mesmo, ir lendo, vendo o que você mais gosta e, com isso, o roteiro sai fácil!

      Se precisar de ajuda, estamos ai 🙂

  20. Mariane
    22 de outubro de 2016 at 23:43
    Reply

    Oii Camila, estou planejando umas viagem pro Chile na primeira semana de agosto de 2017, e clarooo, quero ir na cordilheira 😍😂 Estou em uma dúvida cruel… além do preço do Valle nevado sera mais salgadinho do que Farellones eu li em alguns blogs dizendo que valle nevado é mais pra quem quer esquiar… eu Nn vou esquiar, quero é brincar mesmo e curtir um dia na neve. Você me indica Valle nevado ou Farellones? qual é mais bonita? Realmente… dúvida cruel 😂😘

    • Camila Lisboa
      24 de outubro de 2016 at 12:14

      Oi Mariane! Tudo bom?

      Olha… o Valle Nevado é lindão e vale a pena! A vista é show! Mas se você quer brincar na neve, Farellones vai sair mais barato e tem mais opções (tem boiacross na neve e outras coisas muuuuito divertidas!). Acho que para o que você tá procurando, vai curtir demais Farellones 😉 Mas o Valle Nevado é mais bonito na minha opinião

  21. Gisele Teixeira
    23 de setembro de 2016 at 16:05
    Reply

    Na verdade, estou tentando conhecer o Chile e o Valle Nevado já há algum tempo, mas nunca consigo! kkk
    E quanto a brincar na neve???? Ahhh como eu quero brincar na neve… Hahaha Adorei o post!

    • Camila Lisboa
      26 de setembro de 2016 at 14:04

      Genteeee, mas sempre tem promoção! Vem 😉 (mas pro ano que vem, porque a neve já tá ralinha esse ano)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.