De norte ao sul, uma certeza de passeio lindo e com vistas incríveis é visitar parques e reservas nacionais. Eu sempre tento incluir alguns mais na minha lista, mas são muitos! 101 no total entre Parques e Reservas Nacionais mais os Monumentos Naturais! E, pra inspirar, selecionei 10 parques nacionais no Chile que devem estar na sua wishlist 🙂
Os 10 imperdíveis Parques Nacionais no Chile
Parque Nacional Lauca
Começando do norte e do alto, o Parque Nacional Lauca fica da região de Arica e Parinacota e está quase na fronteira com a Bolívia. Indo de Arica não fica tão longe, cerca de uns 200 km, mas a diferença de altitude é que pega. Arica está ao nível do mar e o Lago Chungará a mais de 5000 metros de altitude.
Não recomendo, por experiência própria um daytour, mas é possível fazer. Outra opção é dormir em Putre, que está na metade do caminho, para se aclimatar um pouco.
Reserva Nacional Los Flamencos
Uma das mais completas, a Reserva Nacional Los Flamencos é uma que você vai conhecer com certeza em uma visita à San Pedro de Atacama. São várias regiões que você pode visitar: as Lagunas Altiplânicas, a Laguna Chaxa e o salar de Atacama, o Valle de la Luna e a aldeia de Tulor.
Vale a visita nos 4 e mais! Por mais, dá uma olhada nessa lista dos imperdíveis no Atacama 😉
Parque Nacional Rapa Nui
Moais, vulcões e uma olha especial. Precisa de mais alguma coisa?
Ah, tem dicas de economia, de roteiros e de hospedagem aqui no blog!
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Reserva Nacional Altos de Lircay
Um dos meus queridinhos, talvez por ser um desconhecido. O Altos de Lircay fica na Região do Maule e dá pra ir fácil para lá pegando um ônibus de Talca para Vilches.
A caminhada mais legal pra fazer é chegar ao Enladrillado, um mirante tão plano em cima da montanha que falam que é rampa de pouso de ovnis!
Parque Nacional Radal Siete Tazas
Outro que fica perto de Santiago, o Radal Siete Tazas é um conjunto de cachoeiras que parecem piscinas. A cor da água é incrível e, no caminho, ainda dá pra aproveitar a vista do caminho, com mais cachoeiras para todo lado.
Parque Nacional Huerquehue
Um must go em Pucón, tem paisagens lindas em todas as estações do ano! E fica maravilhoso no inverno <3 Com caminhadas de todos os níveis, dá para visitar em um dia, ou acampar por lá.
Parque Nacional Vicente Perez Rosales
Mais cachoeiras lindas! E dessa vez com vulcão ao fundo. Os saltos de Petrohue ficam nesse lindo parque nacional no Chile e vale demais a visita. Ah, e fica pertinho da lindíssima Puerto Varas.
Parque Nacional Chiloé
Mais uma ilha para a lista, Chiloé tem uma vegetação muito diferente do resto do Chile e a visita a esse parque faz com que você entre nos bosques desse lugar místico.
Parque Nacional Laguna San Rafael
Se quando você pensa em glaciares, já vem a Patagônia Argentina à cabeça. Andar sobre um glaciar e navegar em lagos com vistas estonteantes, pode ser mais barato e com menos turistas no Chile.
Saem muitos tours desde Puerto Chacabuco e outras cidades na Carretera Austral.
Parque Nacional Torres del Paine
Meu preferido em toda a lista de parques nacionais chilenos! Torres del Paine é sinônimo de paisagens estonteantes. Mas, para conhecer a fundo, pode ser sinônimo de perrengue também.
Mas tem opções para todos os tipos de turista: tour de um dia desde Puerto Natales, o circuito W ou o circuito O, o mais completo que dá a volta ao parque em quase 10 dias de caminhada.
E vou embarcar em novembro pra o circuito O! Oremos para que dê tudo certo 🙂
Quantos da lista dos Parques Nacionais no Chile você conhece? E quantos mais daria pra acrescentar? 🙂 Comente!
Leandro
24 de setembro de 2018 at 20:38Oi!! Entre os meses de Agosto e Setembro. Qual você acha melhor para conhecer o Chile e em qual a temperatura está mais alta? Sei que a neve é encantadora, mas eu prefiro um tempo mais quente… Obrigado!!!
Camila Lisboa
23 de dezembro de 2018 at 13:44Setembro o clima já está melhor – menos no sul que continua chovendo bastante, rs.
CARLA
10 de abril de 2018 at 00:25Camila, tudo bem? Irei ao Chile em Julho e gostaria de saber se vc aconselha a ir ao parques Torres del paine nessa época do ano. Vc disse que de Chacabuco dá para pegar um tour para a laguna San Rafael, mas fui ver os preços e parece que só existe um único tour que é monopólio do Hotel Lobos, o preço chega a quase 800 reais,sabe informar se é isso mesmo?
Abraço
Camila Lisboa
22 de maio de 2018 at 14:48Como julho é baixa temporada, poucas agencias vão fazer esse passeio… mas mesmo assim, acho que você consegue fechar esse passeio mais barato em Chacabuco….
E julho, pra Torres del Paine, só pra fazer o daytour mesmo, pra fazer trekking fica bem complicado, é bem possivel que tudo esteja fechado.
Gabriela Torrezani
1 de novembro de 2017 at 17:27Por enquanto só conheço os 2 primeiros, mas estou louca pra conhecer todos! O Chile é fenomenal, nao é atoa que está sendo tão citado ultimamente como lugar imperdivel 😀
Camila Lisboa
1 de novembro de 2017 at 19:08Até na Lonely Planet como país a conhecer em 2018 🙂
Fabiano
8 de agosto de 2017 at 00:12Camila, você está morando em Chile como seu amigo aqui do mochileiros?
Achei seu blog por acaso,parabéns pela escolha, e te digo,nem em 50 anos vai conhecer tudo,pois eu em quase 10,não conheço nem metade.kkkk
Você conheceu o PN O higgins na XI Region ou de Aisen?É o meu preferido.
Camila Lisboa
8 de setembro de 2017 at 16:28Ainda não conheço Aisen!! Falta na minha enorme lista… rs
Onde você mora aqui no Chile?:
Mariana
13 de julho de 2017 at 06:35Sonho com Torres del Paine e agora fiquei curiosíssima com o Parque Nacional Vicente Perez Rosales! Cachoeira e vulcão na mesma paisagem? UAU!
Camila Lisboa
13 de julho de 2017 at 12:55O Vicente Perez Rosales é um dos mais visitados aqui no Chile… tem motivo, né?/
Adriana
12 de julho de 2017 at 21:59Olá Camila qual desses parques vc indicaria para uma pessoa de 38 anos, com um preparo físico não muito bom ??
Camila Lisboa
13 de julho de 2017 at 00:18Oi Adriana! Menos o Huerquehue e o Altos de Lircay, todos os outros dá pra conhecer, pelo menos parte deles, em tours com pouca caminhada ou em carro 🙂
Aline Laudelina Pires
12 de julho de 2017 at 08:16Camila que maldade!!! (rs) Estou in love (ainda de longe) com o Chile e esse post me deu vontade de procurar um aéreo para o Chile agora.. mas não posso (snif). Quanto parque lindo!!! Amei o post
Camila Lisboa
14 de julho de 2017 at 13:17Obrigada Aline 🙂 =***
Alessandra
11 de julho de 2017 at 15:39Cada lugar maravilhoso, quero muito ir ao Chile, e estou planejando conhecer um dos parque nacionais, adorei as dicas. Parabéns.
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 20:57Tem várias opções! Algum deles vai caber no seu roteiro 🙂
Marcia
11 de julho de 2017 at 14:06Camila, vou aproveitar este post maravilhoso e desabafar: as pessoas dizem “vou pro Chile” ou ” já fui pro Chile” e quwrem dizer Santiago. Gente, me irrita isso, tipo um pet peeve, mesmo. Sei que é pura falta de conhecimento, mas limite-se a dizer que só foi à capital, pf. Pronto, falei.
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 14:43Aqui no Chile a gente fala que Santiago não é Chile! A mais pura verdade =X
Katarina Holanda
11 de julho de 2017 at 12:17Que maravilhoooosos! Eu só conheço a Reserva Nacional dos Flamingos e foi o suficiente pra querer voltar logo pra o Chile <3 Amei o post!
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 13:47É uma das mais completas! Mas tem outras que são surpreendentes também 🙂
Deisy Rodrigues
11 de julho de 2017 at 00:48Um mais lindo que o outro, cada paisagem incrível, parece uma pintura, surreall. Agora choquei com os 101 parques, preciso de uma vida só pra conhecer os parques chilenos, tinha nem noção desse número.
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 13:58Nem eu que tô aqui conheci tudo! E não to chegando nem perto!!! =O
Ninno Mendes
10 de julho de 2017 at 21:56Eu gosto muito do Vale de Uspallata, logo que sai de Mendoza. Lugar lindo.
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 13:50Mas isso no Chile ou na Argentina? Já passei de ônibus, mas não conheço bem a região não =/
Flávio Borges
10 de julho de 2017 at 20:18Ahhh, Camila! Só passando vontade na gente né?
O Chile é lindo e estes parques que você listou são incríveis demais! Pretendo conhecer cada um deles e, se possível, revisitá-los mais de uma vez haha!
De todos estes só conheço o Vicente Perez Rosales. O Parque Nacional Huerquehue (se não me falha a memória) estava fechado por causa da erupção do Villarica quando eu tentei ir até lá. =(
Ano que vem, como vou mochilar pelo atacama, pretendo conhecer os parques do norte. Mas, pra ser bem sincero, o que mais mexe comigo são as torres del paine!
Queria eu ter mais férias e $$$ pra rodar o chile inteiro!
Um abraço pra você!
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 13:59De novo… Torres del Paine é absurdamente lindo (acho que já comentei a mesma coisa pra umas mil pessoas hahah), é o meu preferido <3
Taís
10 de julho de 2017 at 18:24Quase consegui visitar o Lauca quando estive no norte do Chile, mas iria ficar tão corrido que nem valia a pena. Um dia eu volto! *.*
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 13:51eu fiz corrido, mas não curti tanto… foi foda que fiquei o caminho todo passando mal e com dor de cabeça =/
angela sant anna
10 de julho de 2017 at 17:14Bahh w post maravilhoso!!! Não conhecia muuuitos destes e gostei daquele rosales! Mas acho q ainda o mais desejado eh o torres del Paine!
Camila Lisboa
11 de julho de 2017 at 13:52É que torres del paine é torres del paine, né? Lugar absurdo de bonito!
Gabi
10 de julho de 2017 at 13:58Quanto lugar maravilhoso! O Chile é demais em termos de paisagem, ainda me espanta o tanto de lugar maravilhoso que cabe numa tripinha do mapa haha. Que parques demais! Eu sonho ainda com o Atacama e Torres del Paine. Esse seu post ainda dá mais material pra sonhar haha. Muito boa compilação, principalmente pra quem já conhece alguns desses lugares, e quer variar.
Camila Lisboa
14 de julho de 2017 at 13:21Atacama e Torres del Paine são must go por aqui… tanto que, somando os dois, já fui 5 vezes =X tem muita coisa linda pra fazer de norte ao sul 🙂
Paula Abud
10 de julho de 2017 at 11:53Não conheço nenhum ainda 🙁 As fotos são lindas, imagino que os parques sejam incríveis! Quero tentar incluir pelo menos um em nossa viagem.
Camila Lisboa
10 de julho de 2017 at 13:33Tenta mesmo! São todos MARAVILHOSOS!!
Pollyane Martins | www.diariodepolly.com |
10 de julho de 2017 at 06:14Tá cada dia mais difícil lidar com o fato de morar tão longe do Brasil, e do Chile. É cada lugar maravilho que dá vontade de pegar o avião agora mesmo e ir conhecer! Foi muito boa a sua ideia de reunir os Parques em um post só! Adorei! Alguns eu ainda não tinha ouvido falar… Suas fotos estão um arraso! Beijo grande
Camila Lisboa
10 de julho de 2017 at 13:34Obrigada Polly 🙂
Cristina e Renato
9 de julho de 2017 at 11:50Exatamente o estilo de viagem que curtimos. Estivemos em Torres del Paine e amamos. Pretendemos voltar ao Chile para conhecer melhor essa natureza incrível. Gostei demais!
Camila Lisboa
9 de julho de 2017 at 14:01Torres del Paine é um lugar dos sonhos! Tô aqui só na ansiedade de voltar em novembro =D
NiKi Verdot
9 de julho de 2017 at 09:56Uauuu ! Um mais lindo que o outro! Não conheço nenhum parque no Chile, apenas o Parque Aconcagua (na Argentina) que também tem uma paisagem fantástica da Cordilheira dos Andes. Me aventurei pela Argentina, mas a próxima jornada será pelo Chile! Lindo demais!
Camila Lisboa
9 de julho de 2017 at 14:02E o Parque Aconcágua é lindo demais! 🙂 Mas preciso puxar a sardinha pro Chile, porque aqui tem parques MARAVILHOSOS mesmo!
Viviane Carneiro
8 de julho de 2017 at 10:50Nossa… só lugares lindos! Quero muito conhecer cada um deles. Estive no Chile em junho de 2017 e simplesmente me encantei pelo país. Pretendo voltar com certeza.
Camila Lisboa
9 de julho de 2017 at 14:33Vai ter que voltar, Vivi! Tem mil coisas pra conhecer =D
Rayane
7 de julho de 2017 at 19:10Que artigo mais completo! Adorei!
O Chile realmente é sensacional e tem MUITA coisa para visitar.
Já favoritei! Bjs
Camila Lisboa
9 de julho de 2017 at 14:32E isso porque foi um post com 10% dos parques! Tem mil coisas desconhecidas por aqui oO
Tatiana
6 de julho de 2017 at 21:13Quero conhecer todossss!
Camila, esse post só aumentou a minha vontade de voltar ao Chile ! Parabéns pelas fotos, estão maravilhosas! Bjão
Camila Lisboa
6 de julho de 2017 at 23:42Obrigada, Tati! 🙂 Só lugar lindo, né, aí as fotos saem fáceis 🙂
Carolina Belo
6 de julho de 2017 at 20:53Oi Camila! Eu só conheço dois deles (Parque Nacional Vicente Perez Rosales e o do Atacama), mas tem um que está na minha lista porque tem uma corrida MUITO maneira lá (Torres del Paine ).
Parabéns pelo post!
Abraços,
Carolina
Camila Lisboa
6 de julho de 2017 at 23:40Ahhhhh eu sei qual é (me fugiu o nome, rs). Eu não posso nem pensar, já que tenho o joelho ferrado, rs… ir andando já é suficiente 🙂
Carla Mota
6 de julho de 2017 at 19:56Tanta sugestão boa! Que maravilha. Fiquei cheia de vontade de regressar ao Chile.
Camila Lisboa
6 de julho de 2017 at 23:41=D obrigada por comentar!
Laís
6 de julho de 2017 at 19:01Uau! Esse post é recorde em lugares lindos!! E o Chile dá um banho no quesito parques maravilhosos!
Camila Lisboa
6 de julho de 2017 at 23:41São tantos e tão lindos <3
Analuiza (Espiando Pelo Mundo)
6 de julho de 2017 at 18:14Conheço alguns como o Atacama e a Ilha de Páscoa, que são de fato INCRÍVEIS, mas babei pelos outros lugares! Cada um mais lindo que o outro! A foto da Torres del Paine está linda… Acho que até vale enfrentar uns perrengues hein?! 🙂
Camila Lisboa
6 de julho de 2017 at 23:41Vale tanto que volto pra procurar mais perrengues em mais dias 🙂
Wesley ribeiro
6 de julho de 2017 at 17:12Conheço apenas 3. Lugares incríveis.
Camila Lisboa
6 de julho de 2017 at 17:13Eu moro pertinho e falta um ainda!! =x