Como falei no post anterior, tive um pouco de azar nessa viagem. Mas uma coisa que foi ótima – e pra melhorar, só se fosse época de calor mesmo, foi ter pegado uma manhã para conhecer algumas das cachoeiras em Penedo. De super fácil acesso de carro e relativamente tranquilo em ônibus, as cachoeiras são lindas e, pra quem gosta de água gelada, são uma ótima opção para um dia inteiro!
Cachoeiras em Penedo: quais visitar?
Pela facilidade, resolvi escolher 4 cachoeiras para conhecer (ou 3 e um poço pra ser mais precisa, rs). Nesse mapa aqui dá pra ter um pouco da ideia das distâncias:
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA (e com desconto!):
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Três cachoeiras
A cachoeira mais próxima de Penedo, tem esse nome – que parece que é mais de uma, mas não é – na realidade é porque são três quedas de água. Pela proximidade com o centro, é a que vai ter mais gente com certeza – ainda mais com altas temperaturas (externas, porque a água é sempre gelada mesmo!).
Pra vocês terem uma ideia, são só 2 kilômetros de distancia desde a Pequena Finlândia – dá pra ir a pé se tiver pique, ou o circular (que custava R$5 reais se eu não vi errado!).
O trenzinho também sobe até essa cachoeira, mas, sinceramente, não acho que vale os 25 reais investidos por pessoa…
Cachoeira de Deus
A mais bonita das cachoeiras de Penedo, na minha humilde opinião, é a Cachoeira de Deus. Essa cachoeira fica 2,5 kilômetros mais pra cima contando desde Três Cachoeiras + uns 15 minutos de uma trilha nível fácil (mas por favor, vá com sapato adequado… vi madame de saltinho, não rola, né?).
A única dificuldade foi encontrar o local exato onde começava a trilha… A placa é pequena e, de carro, passei reto. Mas não tem erro, olhando o mapa acima (salva ele!) você vai achar fácil! (o negócio é que eu tava sem mapa e o google maps não tava ajudando muito =/ )
Ah, o ônibus também sobe até esse ponto,. O que daria facilmente para fazer, pra quem tá viajando sem carro, é pegar o ônibus até aqui e começar o passeio nessa cachoeira e subir para a Três Bacias e depois descer os kilômetros para Três Cachoeiras 😉
Três Bacias e Poço Esmeralda
Pra quem quer tomar aquele banho gelado nas cachoeiras em Penedo a recomendação é ir para Três Bacias!
Motivo? Todas as cachoeiras são no mesmo rio, então, quanto mais pra cima, mais limpa, né?
Além do fato de serem ótimas mesmo para o banho, o Poço é uma tranquilidade total e as Três Bacias tem aquele esquema meio spa natural, com aquela caída de água gostosa pra dar uma relaxada. O Poço esmeralda, na realidade, é a última das três bacias 🙂
Esse tramo desde a Cachoeira de Deus até Três Bacias é o mais tenso de carro, mas nada como ir devagar e sempre. Inclusive, estacionem o carro um pouco mais para baixo, onde está o carro na foto abaixo (a foto foi tirada de cima, de onde começa a pequena trilha).
Pra quem não tiver de carro, a subida desde a Cachoeira de Deus é de 1,1 kilômetro. Menos de meia hora andando 😉
Dicas para aproveitar o passeio nas cachoeiras em Penedo:
- Lixo! Recolha absolutamente tudo o que gerar e aproveita a boa vontade e recolhe o que achar por lá também – a região de três bacias tinha um pouco de lixo na trilha =/
- Leve comida pra petiscar se for entrar na água: como já diria a minha vó, água dá fome! E não tem nada perto pra comprar.
- Bom, levar água também né?
- E uma troca de roupa!
- Se não tiver de carro e tiver pique pra andar, não caia na onda dos passeios… Guarda o dinheiro pra uma comida legal e aproveite o dia para caminhar entre as cachoeiras (na volta toma um ônibus 😉 ).
Mais posts de Penedo::
MAIZA NARA
21 de setembro de 2018 at 20:14Cachoeiras sempre devem estar na lista quando conhecemos um lugar novo, obrigada pela dica!
Gisele Cristina
20 de setembro de 2018 at 13:10Ahhh Penedo é realmente uma delícia! E estas cachoeiras são maravilhosas. Sempre que posso, dou uma volta por lá.
Fernanda Scafi
18 de setembro de 2018 at 15:30Eu sempre fujo de cachoeira por causa da água gelada! hahaha mas adoro tirar fotos com água em geral. E MUITO bom as dicas sobre ir de ônibus num país que só valoriza turismo com carro… Quem não tem ou não gosta de dirigir (meu caso) sempre se ferra!
Patti
18 de setembro de 2018 at 12:19Lindas cachoeiras essa de Penedo. Fiquei com vontade de ir. A de 3 bacias parece ótima. Bjs
Susana - Viaje Comigo
18 de setembro de 2018 at 08:44Eu adoro cachoeiras! E estas são tão bonitas! Queria estar lá agora! Boas dicas, bem necessárias! Boas viagens
Deisy Rodrigues
13 de setembro de 2018 at 03:38Legal que é possível chegar de busão, por mais que tenha que andar um pouco ainda, comum essas cidades mais do interior os ônibus não ligarem a nada a coisa nenhuma hahahahaha, falo pq vou muito pro interior e sem carro não dá pra fazer quase nada. Eu achei as cachoeiras bem bonitas, no calor pra tomar banho deve ser tudo de bom.
Fabio
11 de setembro de 2018 at 12:14Olá Camila! Sou fã de cachoeiras, portanto, adorei o post! Belíssimas, hein?! Uma excelente dica é sobre os sapatos a serem usados, não suporto ver pessoas de chinelos nas trilhas. Parabéns pelo post! 😉
Fabiana
11 de setembro de 2018 at 09:02Olha, não sabia que tinha isso em Penedo. Temos vontade de conhecer, falam tão bem desse lugar.
Adorei a matéria.
Ruthia
11 de setembro de 2018 at 08:16Se por um lado a temperatura não permitiu um bom banho, por outro lado, permitiu uma visita tranquila. Todas lindas
Diego Arena
10 de setembro de 2018 at 17:48Pena que estava frio eim! haha Nunca fui para esta região, mas cada vez que vejo mais e mais fotos fico com vontade. Achei lindo a cor da Água da Cachoeira de Deus.
Juliana
10 de setembro de 2018 at 11:01Essa região é para ficar um bom tempo, nao?
Passei uns dias em Itatiaia, hospedada dentro do parque e conhecemos muitas cachoeiras. Nao sabia que em Penedo tbm tem outras!
Gabriela
9 de setembro de 2018 at 07:59Ah, que legal Cá! Eu sou super fã de cachoeira, nada limpa a energia como tomar banho de cachoeira e rio! Mas tá engraçado você toda encapotada na frente da cachoeira hahahahaha
Camila Lisboa
9 de setembro de 2018 at 11:57Tava mó frio! hahha
Analuiza Carvalho
8 de setembro de 2018 at 18:23Adoro uma cachoeira! Acho que elas nos renovam! Ainda bem que elas existem e ajudaram a salvar a viagem. rsrs A que mais me atraiu com certeza foi a Três Bacias. 🙂 bj