Quando um lugar vale a pena a gente não liga de ir duas vezes, certo? O Cayo Cangrejo foi assim… Cheguei desde San Andres na metade do dia e me ofereceram na pousada para ir pra lá. Meio sem planos pro dia, resolvi colocar o biquini, pegar a câmera e ir. Não me arrependi! Que paraíso! <3
Cayo Cangrejo: como chegar?
O Cayo Cangrejo é uma ilha beeeeem pequena, ao leste de Providencia, mas superacessível de barco. Inclusive, essa é a alternativa 1 para chegar lá. Dá pra organizar com o seu hostel/hotel/pousada e em geral cobram de COP 20000 a 40000 por pessoa, dependendo da quantidade que vai no barco. As duas vezes que fui acabei indo sozinha e me cobraram 30000 – o que dá mais ou menos uns 40 reais e foram superpontuais com o horário de volta, que combinamos na chegada.
A opção 2, que eu ADORARIA ter feito, é ir de kayak. O fato de não saber nadar me deu um medo ABSURDO e arreguei, hahahaha. Mas se tiver bracinhos e força de vontade, vale a pena demais. De 30 a 40 minutos de kayak até Cayo Cangrejo – mas não boto a minha mão no fogo por esse tempo, já que fui de barquinho mesmo. O custo do aluguel é mais ou menos igual ao do barco, girando entre 30000 e 40000 COP.
A opção 3 é uma boa pra quem tem pouco tempo na ilha e quer aproveitar ao máximo. Tem tours de snorkel que dão a volta na ilha de Providencia, parando o barco nos lugares mais legais. Esse tour sai entre COP 80000 e 10000 (entre 100 e 120 reais mais ou menos) e dura o dia todo, parando em Cayo Cangrejo por uma hora mais ou menos. Eu não sou muito fã desse tipo de tour por ter os horários bem amarrados, então nem cogitei.
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA (e com desconto!):
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Primeira vez no Cayo Cangrejo: um domingo à tarde
Mesmo estando nublado, o Cayo Cangrejo tava bem cheio (não, não tirei foto com muita gente, mas pode acreditar em mim!).
Como dá pra ver no mapa, é uma mini ilha! Só tem um píer (que é o da foto), que é a única parte próxima da água que dá pra ficar e deixar as coisas. Ah, achei bem tranquilo e deixei tudo o que eu levei num cantinho, sem me preocupar muito com a segurança, já que não tem muito pra onde fugir se me roubarem, né? rs…
A água é maravilhosamente morna e transparente. Uma loucura! A visibilidade é absurda e tem MUITO PEIXE! Mas nessa vez que eu fui, acabei não vendo as tartarugas – muita gente, elas se assustam.
Outra coisa que eu não fiz por não saber nadar foi dar a volta no Cayo… Tem partes que são mais fundas e eu me apavoro, não tem jeito. (rs)
Como tem muito menos gente, dá pra ver muito mais peixes se afastando do píer… Mas né, melhor estar viva.
O Cayo Cangrejo em si não é um lugar grande, então o tempo que você vai gastar por lá depende muito do quanto você gosta de snorkel e água. Lembrando que não tem uma praia PRAIA, de areia, é do pier pra água, assim, direto mesmo.
Cayo Cangrejo: here and back again
Com um voo às 4 da tarde, resolvi aproveitar a manhã pra voltar ao Cayo Cangrejo, já que o céu amanheceu AZUUUUUL. Dei aquela xavecada no staff da pousada pra fazer check out meio dia (check 🙂 ) e mandei bala pra lá de novo. Eles conseguiram um barco pra mim às 9, e lá vou eu…
Cheguei lá e a ilha estava VAZIA.
Mas vazia MESMO.
Nem mesmo a pessoa que cobrava a entrada tava por lá! (Economia de viagem no nível sorte mesmo). Aí não precisa nem falar… vi muita tartaruga e muito peixe. Mas muito mesmo.
(Não tem tanta foto de tartaruga por motivos de que não consigo flutuar, não morrer e tirar foto ao mesmo tempo! Mas se quiser ver mais foto de tartaruga, em Barbados eu tinha colete, aí conseguia haha)
Fiquei no mínimo uma hora sozinha por lá, até que chegou um barco com umas 5 pessoas… Mas mesmo no auge do mais cheio (quando chega o tour de snorkel), na terça não chegou a ter mais de 25 pessoas ao mesmo tempo no Cayo Cangrejo.
Fiquei na água até a mão enrugar e saí ENCANTADA com meu lugar favorito nessa viagem pra San Andres e Providencia.
Dicas especiais de quem foi duas vezes 🙂
- Evite ir aos fins de semana
- Leve comida e água
- Máscara de snorkel, se você tiver, é bom levar. Mas se não, no barco te emprestam de boa… No Cayo Cangrejo aí vai ter que pagar aluguel
- Se quiser dar a volta na ilha, leve sapato de neoprene
- Não esqueça de subir no mirante, a vista do mar é incrível
- Leve um pouco de pão pra dar pros peixinhos: eles vem correndo/nadando 🙂
- Ah, nem precisa falar, mas já falando: não toque nas tartarugas!
Custos:
- Kayak ou barco: +- 30000 COP
- Entrada ao Cayo: 17000 COP
- Comidas: ceviche 25000 COP (recomendo levar alguma coisa para belicar, mas lá vende água, drinks e ceviches)
Mais links pra essa viagem maravilhosa:
- Melhores praias de Providencia – um dia de pedal e sol
- Providencia: por que ir e como chegar desde San Andres?
- Dando a volta na Ilha de San Andres – 11 dicas que você não vê por aí!
- Johnny Cay e Acuario – os IMPERDÍVEIS em San Andres
- Sobre as pessoas e histórias que fazem as nossas viagens
- Dica de hostel: El Viajero San Andres
- Workaway dos sonhos: voluntariado em lugares paradisíacos!
Larissa
21 de novembro de 2018 at 11:33Camila,
Da pra fazer o passeio até Cayo de San Andres em um dia?
Bjos 🙂
Camila Lisboa
23 de dezembro de 2018 at 13:23Até dá, mas não acho que vale a pena pegar o avião e ir e voltar no mesmo dia!
Elise
4 de novembro de 2018 at 19:57Camila, adorei seu post. Me tire uma dúvida que não entendi, por favor. Você foi para o Cayo Caranguejo pela primeira vez saindo de San Andres? Ou foi quando você já estava em providência? Quantos dias vc passou em providência? obrigada! bjs
Camila Lisboa
23 de dezembro de 2018 at 13:38É sempre de Providencia, Elise! 🙂 Passei 3 noites em Providencia!
Edson
17 de setembro de 2018 at 04:36Mas que maravilha, hein Camila! 😮 Quem precisa viajar para muito longe para conhecer paraísos de mar assim, já quero !
Deisy Rodrigues
17 de setembro de 2018 at 04:29Para tudooooo, que água maravilhosa é essa? Apaixonada. Agora a parte que vc ficou com esse paraíso só pra vc, foi a melhor. Eu não sei nadar e cuido pra não morrer afogada hahahahaha, então super te entendo não ir de caiaque, que não arrisco nem acompanhada, seria o barquinho mesmo e o preço tá muito bom.
Flávia Donohoe
15 de setembro de 2018 at 20:03Só por essa água transparente já vale a pena ir até lá, dá pra notar que o local é maravilhoso, e deve ser uma maravilha aproveitar o clima tão bom! Que ótima recomendação!
Fabíola Moura
15 de setembro de 2018 at 11:48Que lugar maravilhoso e preservado. E o melhor é que não tem muita gente, dá para aproveitar com paz e tranquilidade. Nunca tinha ouvido falar mas deu vontade de ficar nessa água morninha.
Ruthia
15 de setembro de 2018 at 10:06Para encarar o kayak, só se o aluguer ficasse mais barato, haha. Fiquei encantada com a cor dessa água…
Patti
14 de setembro de 2018 at 13:57Hahaha gostei da parte de ficar na agua até a mão enrugar Kkkk… Não tinha pensado nesse destino. Ótimas dicas!
Vitor Martins
14 de setembro de 2018 at 11:24Só de olhar as fotografias ficamos com vontade de ir….Estou mesmo a precisar!Ia hoje mesmo
Carla
14 de setembro de 2018 at 08:48Que lindo! Fiquei com muita vontade de conhecer. Ainda não fui à Colômbia mas é uma questão de tempo!
Gabriela
14 de setembro de 2018 at 06:12Bichaaaa isso é que é diva!!! Meu, essas fotos me deixam louca! Também quero entrar nesse mar transparente! <3
Michela Borges Nunes
13 de setembro de 2018 at 21:46Amei, amei, amei e nunca tinha ouvido falar deste lugar! E adorei a segunda ida, vazia e econômica, hehehe, sem falar nas tartarugas. Ah, que passeio lindo. E eu adoro snorkel, claro que estou apaixonada por esta pequena ilha.
Marcia
13 de junho de 2018 at 23:22Que lugar lindo e acessível!! A louca aqui já se viu indo pra ilha de caiaque ahaha
Muito boa a dica, vou guardar para quando que for (ouviu, universo?)
Camila Lisboa
14 de junho de 2018 at 12:02Iria de kayak também, mas sozinha eu apavorei hahaha
Flávio Borges
13 de junho de 2018 at 13:54Wow! Que paraíso é esse, meu deus? Cayo Cangrejo deve ser demais mesmo… só a oportunidade de poder nadar com 6 tartarugas livre já me deixa morrendo de vontade de conhecer haha
Adorei as dicas, Camila!
ABÇS
Camila Lisboa
13 de junho de 2018 at 14:45è um lugar ABSURDAMENTE maravilhoso 🙂
Rozembergue
12 de junho de 2018 at 16:15Que praias maravilhosas Camila. Preciso conhecer a Colômbia, já está na minha lista de prioridades. Obrigado pelas dicas!
Camila Lisboa
15 de junho de 2018 at 13:52A colombia é um desbunde do inicio ao fim <3
Lulu Freitas
12 de junho de 2018 at 12:36Que lugar lindo! Adorei a dica e todos os detalhes. Post salvo! Ah! Deu para ver as tartarugas na foto rsrs
Camila Lisboa
12 de junho de 2018 at 13:24Trust me, eu vi de muito mais perto hhahaha é que foi tanta água do mar bebida que não dava pra controlar a câmera hauauauh
LAIS
11 de junho de 2018 at 14:43Camilaaa, que lugar paraíso é esse?! Quando comecei a ver as fotos pensei: “deve lotar e ficar péssimo, sem peixes, só cheio de gente”.. e não! Fica vazia.. bom demais, já anotei pra não esquecer! Uma loucura a transparência dessa água..
Camila Lisboa
11 de junho de 2018 at 14:52Não sei se foi tanta sorte assim, mas na segunda vez… um absurdo! Vazio demais 🙂