Blog posts

Coletor Menstrual: Viajando mais tranquila sempre

Coletor Menstrual: Viajando mais tranquila sempre

Planejamento, Saúde na viagem

[Esse é um papo para meninas 😉 ].Espero que vocês estejam acompanhando os posts sobre a MARAVILHOSA viagem que eu e a guria fizemos para Barbados, certo? O que vocês não sabem é que essa viagem surgiu numa data meio, hm, ‘inconveniente’. A semana em Barbados foi justamente a minha red week, mas isso não foi um problema! Deu pra surfar, fazer snorkel com tartarugas e praia, praia, praia sem me preocupar com isso. Faz tempo que eu aderi ao uso do coletor menstrual e quero contar pra vocês o porquê acho que tem tudo a ver com viagens 😉

Como funciona o Coletor Menstrual?

O coletor menstrual é um copinho que é colocado dentro da vagina e substitui o uso de absorvente (interno e externo) porque coleta (dã) todo o sangue perdido na menstruação.

Simplificando as coisas…

coletor menstrual

Mas o coletor menstrual funciona? É seguro?

Contando as minhas experiências de tempos com o coletor menstrual da InCiclo… Nas primeiras usadas era estranho e às vezes incomodava. Aí percebi que era pura encanação mesmo!

Um dia, fiquei tão encanada que não ia conseguir tirar que, de fato, não consegui tirar!  😯  Fiquei nervosa, os músculos se contraíram, chorei no banheiro (gente, que desespero, rs), mas me acalmei, passou a tonteira (risos infinitos) e tirei… e tirei o coletor bem fácil até.

E uma vez vazou também, quando eu tava dormindo. Mas depois percebi que eu tinha colocado mal o coletor e não tinha notado… coisas que com a experiência a gente aprende, né?

Acredite, estava de pé em uma prancha e menstruada, rs. O que é mais improvável?
Acredite, estava de pé em uma prancha e menstruada! O que é mais improvável?

Aprende, mas às vezes esquece (rs). Esses dias, naquele último dia de menstruação que não vem quase nada, sabe? Eu esqueci que estava com o coletor e fiquei mais de 24 horas sem tirar! (eca!). Acabei esquecendo feio… (Pra vocês verem que não incomoda MESMO).

Hoje, já faz mais de ano que estou usando, aboli o absorvente da minha vida! (aleluia irmãos!) Gasto menos, poluo menos e faço aulas de surf em Barbados tranquila enquanto estou naqueles dias…

 

Já viu os nossos posts de Barbados? Confira todos nesse link aqui!

Como limpar o Coletor Menstrual?

Naqueles dias mais tensos, de 8 em 8 horas é ideal descartar o que foi coletado. Estando em casa, eu jogo o sangue na privada e limpo com água fria e sabonete neutro e, no fim do ciclo, fervo o coletor menstrual por uns 2 minutos para limpar bem! Aí é só guardar e lembrar dele um mês depois…


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!


E para viagem, como fazer?

Mas viajando, limpar o coletor menstrual pode ser mais chatinho, certo? É, mais ou menos…

Usando banheiros tipo os de shopping complica um pouco mais, mas eu perdi a vergonha e limpo na pia mesmo! (Mas aí limpo bem antes com papel higiênico antes de lavar na pia, pra ninguém me olhar com cara feia =P ). Lavo bem e se tenho sabonete na bolsa, uso, se não, só com água corrente mesmo. Mas, de vez em quando, só descarto e coloco de novo, deixo pra lavar na tranquilidade do lar/hostel/couch… (Não é o ideal, mas não mata ninguém! Eu não vou ficar contando mentirinhas pra vocês, faço assim mesmo =P )

A pessoa felizona na praia mesmo nos dias *tensos*
A pessoa felizona na praia mesmo nos dias *tensos*

Usar o coletor menstrual dói? Incomoda?

Como falei antes, no começo pode ser meio bizarro e você pode se sentir meio weird com esse treco de silicone dentro de você. Mas eu me sentia muito pior com absorvente interno, então foi fácil adaptar no começo.

E vale a pena $$ ??

Vamos lá… Quanto você gasta em absorvente por mês? Uns 8 reais pelo menos? O InCiclo custa R$79,00 e com a taxa de entrega (chutando alto – vai que você mora no Acre), sairia uns 100 reais o total. Ou seja, em mais ou menos um ano o investimento se pagaria e você ainda deixa de jogar uns 10 kilos de absorvente no lixo!

Andando feliz e contente por Bridgetown
Andando feliz e contente por Bridgetown

Escolhendo a marca de coletor menstrual

Eu não tive dúvidas em escolher a InCiclo por vários motivos. Primeiro, a empresa é 100% brasileira! E segundo, são super super preocupados e tem ações em diversas frentes de caráter ambiental e social. E terceiro…quando eu fui comprar (faz um tempinho já) fui atrás de informações e o SAC deles foi atenciosíssimo!

(Dúvidas com o tamanho, sobre candidíase, outras bactérias, bloblobloblo… Eu sou meio noiada com tudo, normal)

Me deixaram segura e comprei toda contente meu primeiro coletor menstrual 🙂 E viajo com ele até hoje!

Mais detalhes (e vídeos, depoimentos, de tudo!) você pode encontrar no site da InCiclo. Ah, e a lojinha pra você comprar também!

Ah, esse post não é um publi! Todas as opiniões são pessoais (dá pra perceber?) e eu conto pra vocês porque eu gosto mesmo e quero ver todo mundo falando o que achou 😉

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou – só um pouco – no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

38 Comments

  1. Marieli Granusso
    9 de outubro de 2016 at 08:42
    Reply

    Oi, Ca! Adorei as dicas… comorei o meu o mês passado e ainda tô na fase de adaptação hahahah achei um pouco estranho na hora de tirar, pois parece que nunca vai sair! Normal, então? Beeeijos!

    • Camila Lisboa
      10 de outubro de 2016 at 18:50

      Olha, Má, chega num ponto que você consegue tirar quase sem fazer esforço 🙂 Vai por mim que melhora com o tempo 😉

  2. Karilayn Areias
    10 de outubro de 2016 at 15:18
    Reply

    Que legal seu post Camila! Deu pra ver toda a sua sinceridade e me tirou várias dúvidas. Tô pensando em começar a usar o coletor por diversos motivos. E o que está me impedindo é o fato de ter medo de me incomodar, pois não curto absorvente interno. Mas, ao mesmo tempo, creio que seja costume. Enfim, obrigada pelas dicas!

    • Camila Lisboa
      10 de outubro de 2016 at 18:43

      Eu já usei absorvente interno e pra mim sempre incomodou… mas apesar de ser maior, o coletor é mais adaptado ao corpo e, como é de silicone, não machuca como o OB…

      Fiquei cheia de receio antes, mas tô adorando e não troco por nada!

  3. Katarina Holanda
    14 de outubro de 2016 at 15:06
    Reply

    Eu tomo pílula contínua e não menstruo, mas desde que começaram a falar do coletor eu achei demais! Com certeza usaria <3 Absorvente é uma desgraça. ¬¬'

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 22:12

      Suspendi a pírula (cheguei nos 30 e vi que tava me fazendo mal =/ – tô véia, rs) e comecei com o coletor! Tô me sentindo super bem o mês inteiro 🙂

  4. Daniela Xavier
    14 de outubro de 2016 at 17:48
    Reply

    Oi Camila!!! Já tinha visto sua foto no Insta há algum tempo atrás e não conhecia, na ocasião fui fussar para entender o que era… achei fantástico! Quase, quase comprei… mas fiquei meio insegura, sei lá. Mas seu post me deixou mais tranquila, acho que vou fazer o teste. Muito bom seu texto e adorei o fato de escrever sem “vergonha”, todas nós sofremos com “esses dias” e qualquer dica ou ajuda é super bem vinda!!! Obrigada, bjs

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 22:10

      Compra sim e me conta o que achou 🙂 os primeiros meses podem ser meio complicadinhos, mas é só adaptação mesmo 🙂

  5. Marianne
    14 de outubro de 2016 at 19:01
    Reply

    Caraaaa tô doida pra experimentar! Se tem uma coisa que sempre me irritou desde a adolescência foi o Absorvente. Ele é o causador da minha tpm e não os hormônios! Uso mto mais os internos, pois me incomodam menos, mas já li tanta coisa ruim, sobre o mal que faz e as substâncias que tem neles (nem sei se é verdade) que tô super curiosa pra testar o coletor!! Adorei as dicas e a sinceridade!

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 22:06

      Se você tá acostumada com o interno, vai adorar o coletor… até porque é muuuuuito mais cômodo e prático que o interno!

      Testa mesmo e me conta 🙂

  6. Deisy Rodrigues
    15 de outubro de 2016 at 01:15
    Reply

    Eu nunca usei coletor, mas fiquei curiosa, seu post super explicadinho, parabéns.

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 22:04

      Vale a pena, Deisy! Compra um e testa 🙂 vale a pena!

  7. angie
    15 de outubro de 2016 at 12:06
    Reply

    eu to testando ainda, primeira vez não deu certo, segunda marromeno e to esperando a terceira vez pra ter uma opinião certeira..melhor de 3 né aheuaheu tem que insistir pra dar certo, pq é uma ideia tão boa! só com o tempo pra ir pegando as manhas (que nem colocar o sutiã, antes era impossível achar o fecho nas costas, tinha q virar pra frente e depois desvirar hauehae)

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 22:03

      hahahahha adorei a comparação!

      Mas é isso mesmo! Com o tempo vai se adaptando 🙂

  8. Flávia Donohoe
    15 de outubro de 2016 at 17:33
    Reply

    Oi Camila, pra falar a verdade nunca pensei em usar o coletor, mas é realmente uma boa ideia e não afeta tanto o meio ambiente, vou procurar por aqui e ver se acho um parecido, obrigada pela dica, nunca tinha pensando nisso!

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 22:02

      Vê mais detalhes no site da Inciclo que você vai terminar de se convencer 🙂 Vale a pena demaaais!

  9. Cristina
    15 de outubro de 2016 at 18:03
    Reply

    Menina, nunca parei para pensar nisso! Uma novidade que precisa ser divulgada. Parabéns pelo post! Esclareceu muitas dúvidas! Abraços, Cristina

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 21:58

      Para, pensa e compra! 🙂 Vale a pena!!!

  10. Alessandra Maróstica de Freitas
    16 de outubro de 2016 at 01:43
    Reply

    Nossa, fiquei imaginando o seu desespero em não conseguir tirar o coletor… Eu teria ficado desesperada também rsrs. Depois de ler seu post, me sinto mais à vontade para tentar usar. No início deve ser muito estranho, mas é ecologicamente correto e parece ser muito prático. Obrigada pela dica!!!

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 21:56

      *Momentos de tensão* rs…

      E sabe que no começo é estranho, mas mais colocar e tirar, porque você nem sente que dá com o coletor… é mais confortável que OB!

  11. Nathana Reis
    16 de outubro de 2016 at 15:03
    Reply

    Muito legal essas informações! Ainda estou na moda antiga e não aderi ao coletor, mas estou pensando seriamente em entrar na onda, ainda mais com todo esse conceito ambiental! Adorei 🙂

    • Camila Lisboa
      17 de outubro de 2016 at 21:53

      Pensa mesmo! É ótimo e funciona super bem 🙂 você vai adorar!

  12. girlaine duque
    22 de dezembro de 2016 at 16:38
    Reply

    É isso ai Camila ☻ vamos divulgar essa maravilha! … ♥ Coletor é Vida é Liberdade! ♥

  13. Klécia
    14 de Janeiro de 2017 at 16:30
    Reply

    Acho a ideia do coletor incrível! Tava ontem mesmo combinando com umas amigas de comprarmos juntas e nos livrarmos de vez dos absorventes infernais hahah E pra viagem então, deve deixar a gente super tranquila!

    • Camila Lisboa
      24 de Janeiro de 2017 at 16:45

      Compra mesmo e vem contar as suas impressões auqi 🙂

  14. Matheus Crespo
    15 de Janeiro de 2017 at 14:04
    Reply

    Vou recomendar isso pras meninas que viajam comigo.
    Que bom que vocês tem uma alternativa ao absorvente que pode ser mais prática =)

  15. Marcia Picorallo
    15 de Janeiro de 2017 at 20:34
    Reply

    Já tinha lido sobre o coletor em outro blog de viagem, mas você superou pelo detalhamento rsrsrs. Estou lendo o livro Livre, que deu origem ao filme de mesmo nome, em que a protagonista fica meses pra trilhar a PCT na costa americana e ela usava uma esponja (!). Que legal que estamos evoluindo, mas cá entre nós, eu ainda prefiro o absorvente interno nas minhas viagens!

    • Camila Lisboa
      24 de Janeiro de 2017 at 16:43

      Menina, o absorvente interno sempre me incomodou… sei lá, é meio aspero =/ o coletor é mais prático 🙂 (e bem melhor que uma esponja hahaha)

  16. Lorraine Faria
    15 de Janeiro de 2017 at 21:11
    Reply

    Eu ainda tô na minha zona de ‘conforto’ no metodo tradicional, mas cada vez que leio sobre o coletor vou quebrando um pouco a minha estranheza com o novo!!

    • Camila Lisboa
      24 de Janeiro de 2017 at 16:43

      Vale muito a pena, dá uma chance 😉

  17. Patricia
    16 de Janeiro de 2017 at 11:00
    Reply

    Já tina ouvido falar no coletor, mas nunca pensei em usar. Não curto os internos, mas tem momentos que é necessário.
    Gostei desse lado ambiental!! Acho que vou aderir tbm!

    • Camila Lisboa
      24 de Janeiro de 2017 at 16:41

      Menina, é tão mais confortável que o absorvente interno! Vc não tem ideia!

      Compra que vai ver que vale a pena 🙂

  18. Paula Abud
    19 de Janeiro de 2017 at 23:33
    Reply

    Realmente absorvente é o ó! Adorei o post, Camila! Super esclarecedor e por você ser totalmente sincera, nós acabamos nos identificando também e o constrangimento em tentar usar o coletor já passa direto, fiquei super curiosa em tentar usar porque na boa, ninguém merece absorvente! kkkk.
    Beijos.

    • Camila Lisboa
      24 de Janeiro de 2017 at 14:44

      Ajuda muito!! 🙂 Pra viajar é super prático! 🙂 Testa e me conta se se adaptou fácil 😉

  19. Alyssa
    20 de Janeiro de 2017 at 21:19
    Reply

    Camila, adorei esse post! Ainda não tinha visto alguém falando de usar o coletor em viagens! Também já uso faz um tempo e já tive essa experiência, dá muita liberdade, né? No começo é meio tenso de lavar nesses banheiros compartilhados, mas depois passa e a gente se vira hahaha O meu é Meluna mas minhas amigas falam super bem do InCiclo, também deve ser ótimo! =)

    • Camila Lisboa
      24 de Janeiro de 2017 at 14:42

      Depois a gente perde a tensão e nem liga… rs… eu tava fervendo o meu esses dias mesmo no fogão daqui do hostel e teve até menino que me perguntou o que era… hahah

      E vou eu explicar em inglês que coisa esquisita era aquela hahaha

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *