Blog posts

City Tour em Cusco sem agência

City Tour em Cusco sem agência

Cusco, Peru

Se você é uma pessoa que fica com agonia de ir naqueles tours lotados, turistas em cima de turistas, guias falando da vida, universo e tudo mais (e você esquecendo de tudo assim que chega no hostel….) esse é um post pra você. Te ensino todos os detalhes para conhecer as ruínas do City Tour em Cusco por conta, de ônibus!

E ainda economizando 85% do que iria gastar num tour. Bora?

Bom, mas comecei errado…. O que é esse tal de City Tour em Cusco? Pra começar, de ‘city’ não tem nada, as ruínas ficam próximas mas não estão exatamente na cidade de Cusco. Se você fechar pacote vai incluir Qorikancha, Tambomachay, Pukapukara, Qenqo e Saqsahuamán. Os 4 últimos estão no boleto turístico (130 soles direito a 16 atrações) somente Qorikancha é a parte e você pagará 15 soles de entrada (e não confunda com o Museu do Qorikancha, que esse sim está no boleto turístico mas são lugares diferentes).

Como fazer o City Tour em Cusco sem agência?

O primeiro passo (pra praticamente tudo em Cusco) é ir no posto oficial de informações turísticas (fica na Calle Marquez Mantas, quase com a Av El Sol), lá vão te dar um mapa bacanudo de Cusco e te explicar onde você vai pegar o ônibus.

City Tour em Cusco
Pra começar o City Tour em Cusco, pegue o ônibus na Estación de buses para Urubamba

O ônibus que você deve pegar é o Sr del Huerto e custa 2 soles te deixando em frente a Tambomachay. Chegando lá você tem a opção de conhecer Tambomachay e Pukapukará (que ficam bem de frente uma com a outra) e pegar o mesmo ônibus voltando, descendo em Qenqo (1 sol) ou fazer esse trecho a pé, andando cerca de 40 minutos (mas é descida, não mata muito).

Tambomachay

é conhecida como El Baño del Inca, é uma área cerimonial cheia de canais e fontes.

City Tour em Cusco
Primeira parada do nosso City Tour em Cusco – Tambomachay

Siga a gente no Instagram @omelhormesdoano e use a nossa hashtag #omelhormesdoano para aparecer todo sábado na nossa galeria

Pukapukara

Foi um forte militar para a proteção da área, tendo uma vista fantástica do vale. Mas existem várias outras teorias para a utilização do lugar.

City Tour em Cusco

Reserve com a Booking e nos ajude a continuar trazendo muitas dicas de viagens!

Qenqo

Após a caminhada (ou o ônibus) você chegará em Qenqo, as ruínas de ziguezague,que era uma área cerimonial e pode-se ver até uma mesa que era utilizada para sacrifícios. Você verá formas de condores e pumas pelas ruínas.

City Tour em Cusco

Saqsahuaman

A última parada, mas não menos importante, é Saqsahuaman, que pra mim, é uma das ruínas mais bem trabalhadas e mais imponentes do império inca. É imensa (e só vemos 20% do original, que foi destruído com a invasão espanhola) e tem blocos de pedra que são completamente inacreditáveis. Lá é o palco do Inti Raymi, realizado todo 24 de junho, a festa do sol. Em Saqsauhuamán dá pra se perder, fácil, umas duas horas. A descida até a Plaza de Armas é bem intuitiva, quando acabar a andança você conseguirá se localizar facilmente. Para essas quatro ruínas eu estimo umas 4 a 5 horas, para observar com cuidado e conseguir tirar algumas boas fotos.


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


City Tour em Cusco

O período da manhã é ideal para esse passeio, sol menos ardido e pouca concorrência. Mas não se esqueça do protetor solar, mesmo no frio dá pra dar uma bela tostada.

Só faltou o Qorikancha, que na época inca era o templo dourado, coberto de ouro mesmo, toneladas e toneladas do metal recobrindo tudo e vários outros apetrechos de ouro maciço adornavam o templo. Tudo isso foi derretido e levado a Espanha (óbvio 🙁 ) mas não tira a beleza desse lugar de duas faces: os resquícios das construções incas perfeitas e a cultura dominicana nas pinturas e tetos.

City Tour em Cusco

O passeio pelo Qorikancha deixo a seu gosto, mas novamente, o horário das 14 é o mais complicado, todos os tours chegam por lá essa hora. Pra chegar lá é fácil, ele fica na Avenida El Sol (a entrada fica numa perpendicular, mas sem erro pra encontrar).

Essas são ruínas imperdíveis em Cusco, não deixem de visitar e mandar fotos pra gente 😉

Quer saber mais de Cusco? Veja todos os posts que escrevemos sobre lá até agora! (sim, são muitos!! =) )

Gastos:

3 soles de ônibus

15 soles entrada Qorikancha

* 130 soles boleto turístico (que se usa de entrada para as 4 ruínas)

* Você economiza 17 soles indo por conta 😉 *

Compensa? Claro que compensa! Tanto na economia quanto na facilidade e na quantidade de turistas que é bem menor.

Se te agradou, compartilhe nas redes sociais.

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

6 Comments

  1. Roberta
    30 de julho de 2017 at 19:15
    Reply

    Olá, Camila!
    Adorei o seu blog!!!
    Vou a Cusco e MP agora em setembro e sou bem avessa a tours.
    Queria muito fazer este city tour, mas não terei muito tempo. O dia mais provável para fazê-lo seria assim que chegássemos (caso o soroche não nos pegasse de jeito :S), por volta das 15:30h.
    Você acha que começar a andar por volta das 16:30h é muito complicado?

    • Camila Lisboa
      8 de agosto de 2017 at 15:45

      Oi Roberta! Acho que não vale a pena arriscar se você chegar em Cusco de avião… a probabilidade da soroche te pegar é forte, viu =/

      Mas se chegar de ônibus acho que valeria a pena conhecer Saqsawaman, que fica bem pertinho 🙂

  2. RENATO
    4 de agosto de 2017 at 09:27
    Reply

    legal, muito bom… obrigado pelas dicas…

  3. Cristina
    25 de agosto de 2017 at 23:10
    Reply

    Vou com uma amiga a MP agora em setembro, ficaremos pouco tempo… Amei as dicas e vou procurar seguí-las. Obrigada

    • Camila Lisboa
      8 de setembro de 2017 at 16:13

      Obrigada! 🙂 Volta aqui pra contar pra gente como foi 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *