Um cartão postal da capital uruguaia, o Teatro Solis brilha – e muito – no centro de Montevidéu. E é impossível não babar com o lugar maravilhoso, cheio de detalhes e cheio de história. E, sabe o que mais? A visita guiada é um show à parte!
Eu não tinha dúvidas: era um passeio que eu queria fazer em Montevidéu!
- eu adoro teatros
- adoro visitas guiadas
- é baratinho
Além de tudo, mesmo se você não tiver planejando conhecer o Teatro Solis, não tem como não notar, ele chama a atenção bem pertinho da Plaza Independencia. Você vai passar na frente (e vai tirar uma foto, pelo menos!).

Como é a visita ao Teatro Solis?
E, eu que não sou boba, já resolvi ir logo no primeiro dia em Montevidéu, pra matar a curiosidade.
A visita guiada ao Teatro Solis acontece em diversos horários e eu recomendo bastante o da manhã, onde tem interação de atores na visita (eu fui à tarde, tontona!).
Siga a gente no Instagram @omelhormesdoano e use a nossa hashtag #omelhormesdoano para aparecer todo sábado na nossa galeria

O guia (tem em português, espanhol, inglês…) começa explicando o porquê do nome – não vou contar, mas não tem a ver com o sol – um pouco de como surgiu a ideia do teatro e como foi a construção.
E a visita é completona, passamos por praticamente todas as partes do teatro, com direito a divar no camarote 🙂

O percurso dentro do Solis dura cerca de 40 minutos e, se quiser continuar conhecendo ou ter a prévia do que vai vir, o teatro criou esse aplicativo com fotos e detalhes do teatro. Mas eu baixaria antes, porque tem uma parte de Realidade Aumentada, onde você aponta a câmera do celular para algumas partes do Solis e ele mostra alguns objetos que não estão ali, mas já pertenceram ao lugar. Um show e bem pensado!
E se você gosta de livrarias, tem umas muito lindas pra explorar em Montevidéu! 🙂
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!
Influência da Maçonaria no Solis
Ficou curioso? Tem uma visita só falando dos detalhes relacionados à maçonaria no teatro. É todas as sextas e domingos às 17 horas, mas precisa reservar antes por email (visitaguiada@teatrosolis.org.uy)
Quanto custa a visita guiada ao Teatro Solis?
É baratinho! Custa UY 40 para a visita em espanhol e UY 60 para em português ou outras línguas (gente, não dá nem R$10!).
Horários:
De segunda a domingo: às 11, 12, 16 e 17 horas. E aos sábados tem visitas também às 13 horas.
E dá pra ver espetáculos?
Uma das coisas que me deixaram com muuuuita pena é que em janeiro não estavam tendo apresentações. Mas o bom é que os preços não são salgados e é só dar uma olhadela na programação nesse link aqui antes de ir. E tomara que você consiga encaixar alguma coisa no seu roteiro!

Vale a pena visitar o Teatro Solis?
Não só vale, como é um MUST GO em Montevidéu. O Solis faz parte da cultura uruguaia e é um lindo passeio daqueles que me fizeram gostar um pouquinho mais de uma das capitais mais hermosas da América do Sul.
Reserve com a Booking e nos ajude a continuar trazendo muitas dicas de viagens!
Fizemos a visita à convite do Teatro Solis. Agradecemos muito a oportunidade e frisamos que tudo que relatamos no post é opinião livre e pessoal.
Comente e espalhe nas redes sociais 🙂
Allysson Oliveira
12 de maio de 2018 at 01:57Camila,
o teatro é belíssimo… tem um quê de Colón, do teatro de Manaus talvez…
Na minha trip de moto pelo cone sul eu iria fazer a visita guiada, mas demos uma sorte danada. Quando fui na bilheteria do teatro para ver os ingressos da visita descobri que naquele dia, 12/04/18, haveria um recital da Orquestra Filarmônica de Montevideo, apresentação comemorativa dos 60 anos da orquestra.
Ingressos esgotados, mas demos ainda mais sorte pois haviam algumas desistências e conseguimos ingressos para o recital. Que foi maravilhoso. Descobrimos que o maestro era mulher, chamada “directora”, a brasileira radicada no Uruguai Ligia Amadio. Uma noite de gala no teatro Solis, só os trajes de moto da esposa e os meus destoavam da elegância dos demais da platéia.
Essa sorte dessa noite me fez esquecer que não conseguimos visitar a Fortaleza de Santa Teresa, que sim, fecha às segundas-feiras…
Parabéns pelo blog…
Abrax
Camila Lisboa
21 de maio de 2018 at 15:50Imagino QUE LINDO seria ver um concerto lá! Que sonho!!! Obrigada por compartilhar 🙂
Dayana
11 de março de 2016 at 23:40Fui em dezembro agora também, bem perto do Natal e Reveillón e não vi peça nenhuma, infelizmente. O Teatro é lindo de viver!
Também amei a visita. 🙂
http://www.lolepocket.com.br
Luis Felipe
26 de fevereiro de 2016 at 22:55Estive lá em dezembro e achei lindo. Local charmosíssimo.