Te juro que é verdade e não é puro sensacionalismo! San Martin de los Andes ganhou meu coração por ser mais tranquila e mais barata do que a badalada e brasileiríssima Bariloche. E conto o porquê com muitas fotos! 🙂
O que fazer em San Martin de los Andes?
Tomar um chocolate quente numa cidadezinha charmosa a beira dos Andes e ainda ter alguns vulcões como paisagem? Nem precisa dizer que o lugar é show!
E tem muitas opções de caminhadas e vistas lindas! Me apaixonei por San Martin de los Andes como achei que ia me apaixonar por Bariloche, e que não rolou… (Mas Bariloche ganhará uma segunda chance em algum momento, espero que tenha sido apenas uma má experiência pontual que conto algum dia por aqui).
Cheguei por lá depois de uma longa temporada no Chile e as diferenças são nítidas, tanto no sotaque quanto nos costumes (e isso que estava a uns 400 kilômetros apenas de Pucón). No geral acho as cidades argentinas mais bonitas e mais organizadas, principalmente nessa região quase patagônia e na patagônia em si.
Mas vamos lá, às fotos encharcadas e a algumas dicas do que fazer em San Martin de los Andes:
Lago Lácar
Vai ser a primeira coisa que você vai conhecer em San Martin de los Andes, não tenha dúvida. O Lago Lácar é a principal atração, no verão suas praias se enchem e no inverno garante fotos lindas e um lugar pra fazer um pic nic (não tenha vergonha, leve a sua canga e vá, rs).
Mirante Arrayan
Essa caminhada eu fiz em um dia, hm, não tão lindo… Debaixo de chuva a subida só foi engraçada porque foi ininterruptamente caminhada ao som de “yo la conocí en un táxi…” (se você não sabe do que estou falando, precisa viajar mais pela América Latina, rs).
A vista da cidade e do Lago Lácar poderia ser melhor em um dia mais bonito, mas né, a gente não escolhe o clima (infelizmente!).
Reserve com a Booking e nos ajude a continuar trazendo muitas dicas de viagens!
Outro lugar LINDO com essas paisagens de lago e montanhas é Pucón, confira aqui!
Mirante Bandurrias
Pra ver o Lago Lácar de cima, esse mirante é uma das melhores opções. A caminhada é tranquila, cerca de 45 minutos, mas no inverno pode estar com um pouco de barro por conta das chuva e da neve…
Não tem segredo, a trilha começa contornando o lado pelo lado direito e tem várias opções pra subir, mas todas chegam no mesmo lugar:
Suje as botinhas e vá, compensa!
Playa Catritre
Um pouquinho mais longe do que a do centro, uns 4 kilômetros de uma caminhada não tão bonita porque é em uma rodovia, fica essa praia do Lago Lácar. Bem cuidada e com uma região de camping é um excelente lugar pra relaxar e curtir a paisagem.
Leve uns comes e bebes pra aproveitar um fim de tarde excepcional.
Siga a gente no Instagram @omelhormesdoano e use a nossa hashtag #omelhormesdoano para aparecer na nossa galeria
E se for reservar, não esquece da gente! Usando os nossos links parceiros, você ajuda o OMMDA a continuar trazendo dicas:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Cerro Chapelco
No inverno é o que bomba! Esquiar no Chapelco é uma opção às badaladas estações de ski mais ao sul do país.
Para a alta temporada a subida nos teleféricos custa um pouco menos de R$100 (ARS 350).
Existem ônibus regulares que saem do Terminal de ônibus de San Martin de los Andes ao Chapelco, não é preciso se preocupar com transfer. A única info que fico devendo é quanto custa, porque esqueci de anotar (e não achei online =/).
Ainda não esquiei, mas foi quase… Fui conhecer o Valle Nevado, pertinho de Santiago, e valeu a pena!
Quando ir para San Martin de los Andes?
Pra aproveitar bem as trilhas da região a melhor época é o verão, que tem temperaturas agradáveis e até dá pra rolar uma prainha de lago.
O inverno é a melhor pedida se você quer esquiar (bom, a única opção é no inverno, by the way, rs). E se der sorte, aproveita dias frios e ensolarados, mas se prepare porque pode chover sim, igual aconteceu comigo =/
Quantos dias em San Martin de los Andes?
Bom, isso depende de você. Mas fiquei por lá 3 dias e aproveitei bastante as caminhadas, o chocolate quente e as cervejinhas em San Martin de los Andes.
Melhor que Bariloche?
Bom, isso é questão de opinião, mas eu gostei bem mais de San Martin de los Andes. A cidade é mais calma, menos lotada e com preços mais acessíveis, mas tem um pouco menos de opções do que a badalada Bariloche. Se for pra escolher entre as duas, eu escolheria San Martin, mas se você tá planejando ir… dê um jeito de curtir as duas – e se der, ainda coloque Villa la Angostura e tenha a experiência completinha. 🙂 Mas pra quem quer conhecer Bariloche, tem umas super dicas aqui!
Gostou? Não gostou? Comente o porquê, adoramos escutar a sua opinião!
Nailson
28 de novembro de 2018 at 10:20Olá…tem opções de lazer para criança de 7 anos no inverno?
Camila Lisboa
23 de dezembro de 2018 at 13:04Tem as estações de ski que em geral o pessoal compra aqueles skibunda e vai pra aproveitar a neve 🙂
Simone
26 de outubro de 2018 at 16:49Oi Camila, tudo bom?
Já vi que perguntaram sobre o Reveillon en San Martin de los Andes. Não sei se/ como eles o comemoram. Você sabe de algum hotel/ festa para passar o ida 31/12?
Muito obrigada!
Camila Lisboa
23 de dezembro de 2018 at 13:39Menina, nem ideia! Espero que tenha encontrado alguma coisa 🙂
Rafael
10 de fevereiro de 2018 at 11:17Sou de São Paulo e quero conhecer este lugar. Gostaria de ir em abril e sei que neste período já começa a esfriar (Sai do verão e passa a ser baixa temporada). Alguém sabe se os passeios estarão ainda abertos nesta época?
Camila Lisboa
2 de abril de 2018 at 16:02Tranquilo Rafael, é outono e tá só no começo do frio… então, pode ir que tudo estará aberto!
Jacqueline
30 de janeiro de 2018 at 23:29Como é o tempo em abril e maio? Chove, faz sol ou é frio sem chuva? Gostei muito do seu blog. Tudo muito detalhado. Parabéns!
Camila Lisboa
2 de abril de 2018 at 16:09Oi Jacqueline! Normalmente não está chovendo em abril, mas maio é aquele mês de duvidas… pode estar chovendo, pode estar nevando, pode estar sol… Mas começa um friozinho nessa época, então tem que levar roupa de frio sim!
Márcio Quelio
31 de dezembro de 2017 at 13:50Qual o melhor mês para curtir uma neve em San Martín?
Camila Lisboa
4 de janeiro de 2018 at 12:12Julho e agosto são os melhores pra neve 😉
LORENZA
27 de outubro de 2016 at 09:34OLÁ, VOU PASSAR ANO NOVO 2016 EM SAN MARTIN? SERA QUE TEM ALGO PARA FAZER E SE RESTAURANTES E LOJAS ABREM DIA 01 DE JANEIRO OU SE RECOMENDA ALGUM PASSEIO PARA ESTE DIA? VI QUE LILI PASSOU FIM DE ANO LÁ…SE ELA PUDER COMENTAR..AGRADEÇO A TODOS
Camila Lisboa
27 de outubro de 2016 at 11:40Por ser uma cidade turística, creio que os restaurantes estarão abertos sim! Mas de passeio… acho melhor você deixar esse dia para aproveitar os mirantes e andar por lá. Aproveitar as “praias” (de lago), etc… 😉
Pedro Henriques
29 de agosto de 2016 at 17:54San Martin de los Andes parece ser um destino espetacular, adorei aquela foto do Lago Lácar! Parabens pelo artigo e pela boa descrição dos locais.
Camila Lisboa
5 de setembro de 2016 at 19:53É maravilhoso! E obrigada pelos elogios 🙂
Lili
28 de agosto de 2016 at 19:53Fui pra Bariloche final de ano e os 12 dias foram poucos pra conhecer tudo que tem na região. Fizemos travessias em gelo, passamos ano novo no Refúgio Otto Meilling – Uma experiência maravilhosa. Fomos até a Villa Angostura, linda. Fora os cafés, restaurantes e paisagens deslumbrantes. Final do ano pretendo ir para San Martin conhecer mais um pedaço da querida Patagônia. Bjs.
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:40Essa região é uma delícia… e os cafés… dá pra ‘perder’ um dia inteiro dentro, curtindo o frio e uma boa comida 🙂
Paula Augot
28 de agosto de 2016 at 13:02Engraçado que eu vejo cada dia mais artigos falando mesmo que San Martin é melhor por ser um pouco mais desconhecida e não ter os preços tão inflados como em Bariloche. Acho que é uma excelente opção para quem quer algo mais tranquilo e em conta, excelente post!
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:40Bariloche é referência pra brasileiro quando se fala de neve… pra mim, a fama inflou um pouco o lugar e San Martin, sem tanta propaganda, conseguiu manter o charme 🙂
Mariana Araujo
28 de agosto de 2016 at 12:59Camila, fiquei encantada com as fotos e seu relato. Principalmente das caminhadas que você fez, não conheço nada na Argentina, mas fiquei curiosa de conhecer San Martin. O Mirante Bandurrias e a Playa Catrite em especial.
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:41Os mirantes foram um achado! cada vista <3
Marta Chan
28 de agosto de 2016 at 11:18Uau Camila, que vistas mais maravilhosas <3 Tenho a ideia que a Argentina tem muito para oferecer em questão de natureza, tal como toda a America do Sul, mas este post só me fez relembrar que tenho mesmo de ir à Argentina o mais rapido possivel. San Martin parece tão acolhedor, gostei muito de conhecer por suas palavras.
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:41É um país cheio de coisas lindas… de norte a sul a Argentina vale muito a pena! Pode planejar 🙂
Naiara Back
28 de agosto de 2016 at 10:42Camila! Essas trilhas são possíveis de bicicleta tmb? Paisagens incríveis! Quero incluir todas nos meus álbuns do Facebook heheh. Esse post não serve apenas para conhecer San Martin. Agora todos terão de ir para Barilochen só pela discussão de opiniões hehe. Beijos
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:43Pras praias, dá pra ir tranquilo, Ná… Até porque é asfaltado e bem fácil de chegar… pros mirantes… aí com uma montain bike e muuuuito pique dá, já que é trilha mesmo e sempre em subida!
E é lógico que tem que conhecer tudo, hahaha, mas se for pra escolher uma só… fico com San Martin 🙂
Luciana Rodrigues
28 de agosto de 2016 at 10:37Nunca estive em Bariloche, portanto, não posso fazer a comparação. Mas pelo menos pelas fotos do post, San Martin de los Andes me conquistou. Obrigada pela dica.
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:44Tem que dar um jeito de vir e conhecer as duas… aí se discordar, vem aqui reclamar comigo =P (e se concordar pode voltar também! 🙂 )
Luciana de Campos Assis
28 de agosto de 2016 at 09:47Caa… nunca pensei em san Martin de los Andes até ler seu post, encantador. Me parece um lugar lindo e com coisas interessantes!! Certamente mudou meu conceito sobre onde ir curtir a neve na Argentina. E seus textos sempre muito dinâmicos, delícia de leitura. Beijos e parabéns pelo post.
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:34Obrigada 🙂
Catarina Leonardo - Viajar pela história
28 de agosto de 2016 at 08:51Quando se pensa na Argentina normalmente não vem à cabeça fazer neve! Boa dica para fazer algo diferente. É muito mais do que Buenos Aires e Tango!
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:34E é muito mais gelo do que tango hahaha… a Patagônia é gigante e neve é o que não falta 🙂
Marlene Marques
28 de agosto de 2016 at 07:36Eu esqueço-me que a Argentina tem sítios fantásticos para fazer neve! Quanto a San Martin de los Andes, parece ser um local particularmente bom para caminhadas e comunhão com a Natureza. Gostei muito das dicas. É definitivamente um local a visitar. 🙂
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:33Argentina não é só tango e Buenos Aires 😉
Sónia Justo
28 de agosto de 2016 at 06:13Sempre lugares lindos e fotografias espetaculares 😊 Boas dicas assim quando for já sei qual a cidade a visitar se não der para visitar as três, vou seguir o seu conselho e visitar San Martin de Los Andes.
Camila Lisboa
29 de agosto de 2016 at 10:32O melhor é visitar tudo sempre 🙂 mas às vezes temos que escolher! =/