O #mochilãomujica bombou no Instagram (@omelhormesdoano) e no Snapchat (@camilalisboap). E aqui tem tooooodos os detalhes dos 14 dias do Roteiro Uruguai, da linda e simpática Montevidéu, passando pela hermosa Colônia del Sacramento e, é claro, um pulinho na praia porque ninguém é de ferro!
A ida ao Uruguai
Com uma promoção linda da cia de nome de cor (sem merchan, já que eu paguei o voo e eles me deram um trabalhinho com as milhas…) consegui voar até Punta del Este, num trajeto de cerca de 3 horas saindo de Campinas, interior de São Paulo.
Duas noites em Punta Ballena
A escolha de Punta Ballena foi por gosto: eu sei que Punta del Este não é a minha cara. Claro que a cidade tem seus pontos positivos, mas o preço altíssimos não me convenciam e Punta Ballena surgiu como a ideia perfeita.
Está a 15 minutos de Punta del Este, tem praias mais limpas e menos lotadas e ainda é onde fica a famosa Casa Pueblo. A escolha foi feita sem nenhuma dúvida e não me arrependi.
Três noites em Montevidéu
E aí achei que faltou. Já li em alguns blogs gigantes que Montevidéu é pra um fim de semana e, sinceramente, acho que a pessoa que escreveu leu um guia e não visitou.
Montevidéu é cheia de vida e história, fora o clima agradável de ser uma cidade quase que beira mar (porque o Rio de la Plata faz as vezes de mar sim). Dê uma chance a Montevidéu e mergulhe um pouco mais na cultura uruguaia.
Duas noites em Colônia del Sacramento
Cheguei no finzinho do dia, então, no final, acabei aproveitando um dia completo apenas. Mas compensou! A fotogênica Colônia tem um charme que me deixou encantada.
Fora a paixão que eu adquiri pela Cerveceria Mastra <3
Três noites em Cabo Polônio
Leões marinhos, paz, tranquilidade, luz de velas e wi-fi por apenas uma hora por dia. É o lugar ideal pra se desconectar, descansar e pegar uma praia.
Duas noites em Punta del Diablo
Num hostel bem agitado, foi legal curtir um pouco de clima de luau, violão e ainda conhecer o Parque Nacional Santa Teresa, que fica ali pertinho e conta com praias lindas e uma fortaleza do século XVIII completamente restaurada.
Roteiro Uruguai 14 dias – o dia-a-dia:
Dia 1 [Punta Ballena]: voo para Punta del Este e fim de tarde em Punta Ballena
Dia 2 [Punta Ballena]: andar e andar e andar sob o sol escaldante de Punta del Este (El Ahogado, Farol, porto, …) e fim de tarde em Punta Ballena
Dia 3 [Punta e Montevidéu]: Casa Pueblo e ida a Montevidéu
Dia 4 [Montevidéu]: Visita à Bodega Bouza e ao Teatro Solís
Dia 5 [Montevidéu]: City Tour Ciudad Vieja, Museu do Futebol e passeio na orla
Dia 6 [Montevidéu e Colônia]: Torre Antel, Palácio Legislativo, Mercado Agrícola, Museus e ida a Colônia del Sacramento
Dia 7 [Colônia]: andar, andar e andar. E não esquecer do fim de tarde maravilhoso.
Dia 8 [Colônia – Cabo Polônio]: praticamente o dia todo de estrada
Dia 9 [Cabo Polônio] Leões marinhos e relax
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Dia 10 [Cabo Polônio] a ideia era ir caminhando até Valizas, mas o sol matou e acabou sendo mais um dia de praia
Dia 11 [Cabo Polônio – Punta del Diablo] conhecer Punta, comer buñuelos de alga e caminhar pela orla
Dia 12 [Punta del Diablo] Parque Nacional Santa Teresa de bicicleta
Dia 13 [Punta del Diablo – Chuy – Chuí] O rolê pra sair do Uruguai que merece um post a parte sobre todos os perrengues
Dia 14 [Porto Alegre – SP] É isso…
Siga a gente no Instagram @omelhormesdoano e use a nossa hashtag #omelhormesdoano para aparecer todo sábado na nossa galeria
O que eu mudaria no Roteiro Uruguai 14 dias?
Eu acrescentaria umas duas semanas a mais no Roteiro Uruguai, rs. Sério, quem me conhece sabe… adooooro viajar devagar. E ficar duas noites em um hostel, pra mim, é um sofrimento. Na hora que eu me acostumo tenho que refazer a mochila de novo.
Nesse meu roteiro pelo Uruguai, eu acrescentaria um dia a mais em Montevidéu e talvez um dia a mais em Colônia. Ouvi muita gente falando de La Paloma e La Pedreira que fiquei morrendo de vontade de ir.
Claro que dá pra enxugar o roteiro também, pros viajantes mais apressadinhos. Olha a dica do Blog Foco no Mundo para um roteiro de 7 dias pelo Uruguai.
Quanto gastei nesse Roteiro Uruguai?
Isso é um assunto pra esse post aqui, detalhadinho e com dicas de economia pra um dos países mais caros da América do Sul.
Mais links sobre o Uruguai que você deveria ler:
- Viajar de ônibus pelo Uruguai
- Montevidéu: 7 lugares imperdíveis que todo viajante deve conhecer
- Teatro Solis em Montevidéu
- Como economizar dinheiro para viajar?
- Sobre as pessoas e histórias que fazem as nossas viagens
- 6 coisas que você precisa fazer em Cabo Polonio
- O que fazer em Colonia del Sacramento
Já viajou pro Uruguai? Comente e conte o que você achou! E qual foi o seu roteiro?
E se gostou do post, aproveite e compartilhe nas ruas redes sociais 😉
Natalia
30 de novembro de 2018 at 23:29poxa, me conta aí desse rolê chuy-porto alegre!!! to com receio desse !! hahaah
Camila Lisboa
23 de dezembro de 2018 at 13:03Fiquei presa em Chuí porque não tinha Santander e nenhum lugar aceitava cartão ahhahah tive que ir de carona até a cidade vizinha pra sacar dinheiro e voltar e comprar A ÚLTIMA passagem pra Porto Alegre e não perder o voo hahaha
Eliana
15 de maio de 2017 at 22:15Oi, Camila! Adorei o post!!!! Veio bem a calhar!….Meu namorado e eu viajaremos para o Uruguai em 12 de junho e ficaremos até o dia 21 ( 9 dias). Estamos vendo acomodações que possam nos dar conforto, porém liberdade e certa autonomia para cozinhar. Vc teria alguma dica sobre isso? Pensamos em ficar uns 4 dias em Montevideo, aproveitar uns 2 em Colônia e não definimos ainda outro local pra conhecer nos demais dias, com certeza beeeem frios! Pode nos ajudar? Desde já agradecemos. Abraço.
Camila Lisboa
17 de maio de 2017 at 17:15Oi Eliana!
Em Montevideu eu gostei muito do Montevideo Chic Hostel! É bem tranquilo e super bem localizado, na Ciudad Vieja! Colonia eu fiquei no Sur Hostel e gostei bastante também!
Ambos tem quarto de casal também 🙂
E se fizer a reserva pelo link do post me ajuda com o blog 🙂
Super boa viagem e aproveitem!!!
Ana Flores
28 de abril de 2017 at 23:20Na ultima vez que fui a BsAs, estava planejado alguns dias no uruguai. Mas meu namorado e eu estávamos tão felizes com nossa viagem, que decidimos ficar em BsAs. Nao nos arrependemos, mas ficamos com aquele gostinho de “agora temos que tirar o Uruguai da lista”. Adorei seu roteiro!
Camila Lisboa
18 de junho de 2017 at 21:14eu sou dessas também, se tá bom, eu fico num lugar até conhecer tudo! Ótima ideia deixar o Uruguai pra uma viagem mais tranquila 😉
Viajante Comum
28 de abril de 2017 at 18:23Super empolgada com esse seu roteiro! Tanta coisa bacana pra explorar no Uruguai e, quase todo mundo, fica restrito às mesmas cidades! Amei!
Camila Lisboa
3 de maio de 2017 at 11:41E ainda faltou coisa, Cris!! =D Tenho desculpas de sobra pra voltar!
angela sant anna
28 de abril de 2017 at 15:34se vc ficou com saudade, imagina eu que fui só 4 dias corridos aheuahe e olha que aproveitei, imagina se tivesse mais tempo!
Camila Lisboa
3 de maio de 2017 at 12:01E dá pra ficar um mês!!!! 🙂
Fabio Junior Alves
28 de abril de 2017 at 14:10Excelente roteiro, o Uruguay é um país incrível para se explorar, ótimo para road trips. Vou ler os outros posts de vocês para ir pegando as dicas 😀
Camila Lisboa
3 de maio de 2017 at 11:41Acabei fazendo tudo de carona, não deixou de ser uma road trip haha 🙂
Diego Arena
28 de abril de 2017 at 10:28Seu roteiro está bem legal! Adorei a mistura de lugares e paisagens que você passou. Realmente o Uruguai é um pais riquíssimo e com pontos turísticos para todos os gostos.
Obrigado por compartilhar.
Camila Lisboa
18 de junho de 2017 at 21:13Um país completo! 🙂 Mas confesso que me atrai mais no verão, pra aproveitar as praias, né? 🙂
Keul Fortes
28 de abril de 2017 at 01:06Que roteiro! Ultimamente tenho pensando muito em ir ao Uruguai. E você é culpada disso! hahaha.. Me mostrou o melhor de lá com fotos e dicas. Parabéns pelo roteiro! Ficou demais. =)
Camila Lisboa
18 de junho de 2017 at 21:14Me sentindo culpada haahha
Naná Coutinho
27 de abril de 2017 at 17:55Amei o roteiro! Quando fui ao Uruguai só tive tempo de ir a Montevidéu o Colônia, mas ainda pretendo voltar e vou explorar essas suas dicas!
Camila Lisboa
5 de maio de 2017 at 17:02O Uruguai tem muita, mas muuuuuuita coisa legal pra ver 🙂 Vale a pena voltar pra conferir o que faltou 😉
Patricia
27 de abril de 2017 at 13:50Anotando todas as dicas do Uruguai para me planejar aqui. Achei ótimo esse post com o roteiro! Já indo ver o dos custos.
Camila Lisboa
5 de maio de 2017 at 20:11Opa! Espero que ajude 😉
Michela
27 de abril de 2017 at 13:48Adorei o roteiro, Camila! Já fomos a Punta del Este, Montevideo, Colonia e Rivera, mas não conheço ainda os outros lugares. Muito bom saber e já estou conferindo o post com os gastos. Beijos.
Camila Lisboa
18 de junho de 2017 at 21:15E pra mim faltou Rivera! Outra desculpa pra eu voltar! 🙂
Mirella Matthiesen
27 de abril de 2017 at 12:35Gente, estou aqui babando em saber que o Uruguay tem tudo isso a oferecer.
Sempre pensei no basicão e agora você mostrou tantas outros lugares!!! Nossa agora que preciso ir mesmo e com calma!
Camila Lisboa
18 de junho de 2017 at 21:15É, Mirella.. e do basicão, eu achei Punta bem blé… tanta coisa inexplorada no Uruguai!
Antonio Neto
10 de abril de 2017 at 22:51Que rica viagem! Estou planejando ir até Buenos Aires de moto. Claro, antes de chegar lá, pretendo ir de praia em praia, no Uruguai. Passar dois ou três dias em campings ou hostels, e quem sabe, fazer algum bico em restaurantes hehehe. A ideia é ir de praia em praia pelo litoral até colonia.. e de lá dar um pulo em BA. Após ler seu post e alguns comentários, fiquei muito mais motivado. Espero fazer isso nos próximos meses. Obrigado pela dica de roteiro!!
Camila Lisboa
11 de abril de 2017 at 16:34Que bom que você curtiu! 🙂 E você vai amar o Uruguai! 🙂 é um país maravilhoso!! E as praias <3
Marina Perin
28 de março de 2017 at 16:01Olá Camila, o Uruguai é um país tranquilo para mulheres que viajam sozinhas? Estou pretendendo ficar por 12 a 15 dias por lá agora em maio. Abs, Marina
Camila Lisboa
11 de abril de 2017 at 16:40Super tranquilo! Você vai curtir demais 😉
Rafael
27 de fevereiro de 2017 at 02:38Eu comprei passagem para ficar 8 dias no Uruguai, e estou me arrependendo, depois de fazer dois mochilões com mais de 20 dias, esses 8 dias não vão dar pra nada. Queria conhece principalmente Colonia del sacramento, Montevideo, Punta del este e Cabo Polonio. Mas parece que não vou aproveitar nenhum dos lugares com esse pouco tempo.
Vou chegar em Montevidéu e não estou conseguindo montar um roteiro decente.
Camila Lisboa
27 de fevereiro de 2017 at 11:40Oi Rafael! eu acho 8 dias corrido mesmo =/ Mas em que época você vai? Porque se já não for super super super verão, você pode cortar Cabo Polonio (é lindo, eu sei… mas com frio e isolado não sei se curtiria tanto).
Punta eu também não achei lá essas coisas =/ Opinião totalmente pessoal, mas eu focaria em Montevideu e Colonia (e uma passada em Punta pra não dizer que não foi, rs).
Rafael Pimentel
21 de novembro de 2016 at 01:34Oi Camila!
Adorei o post e estou super empolgado com minha viagem. Estou pensando em chegar por Buenos Aires e voltar por POA e fiquei curioso com os perrengues que você passou pra sair do Uruguai. Poderia me dar dicas de como não passar por ele?
Brigadinho.
Camila Lisboa
21 de novembro de 2016 at 16:49Oi Rafael!
Eu fiz uma cagadinha… rs… Deixei o dinheiro que eu tinha em espécie acabar (tanto reais quanto uns dolares que eu tinha levado)… Aí cheguei em Chuí pra comprar a passagem pra Porto Alegre e não aceitava cartão =/ E não tinha caixa eletrônico 24 horas e nem Santander!
10 minutos de mini ataque cardíaco depois… rs
Tive que ir pra uma outra cidade sacar o dinheiro e voltar. Foi tenso, mas deu certo.
(Resumo da história – Chuí é um ovo, rs)
Matheus Crespo
20 de novembro de 2016 at 21:17Que delícia esse roteiro, sou igual a você amoo viajar devagar.
Muito legal as suas dicas, o Uruguai parece ser realmente um país cheio de coisas pra descobrir
Camila Lisboa
21 de novembro de 2016 at 16:50Muita coisa legal mesmo! E acho que vale uma incursão pelo Uruguai de campo… deve ser lindo!
Itamar Japa
20 de novembro de 2016 at 18:37Demais!!! Ano que vem pretendemos fazer uma road trip no Uruguai, favoritando o post pra futuras pesquisas!!! 😉
Camila Lisboa
21 de novembro de 2016 at 16:50Vão adorar! Mas vai no verão pra aproveitar as praias 😉
Deisy Rodrigues
19 de novembro de 2016 at 23:21Roteiro super diversificado, tanto coisa pra conhecer,fiquei pensando o motivo de ainda não ter viajado pro Uruguai.
Camila Lisboa
21 de novembro de 2016 at 16:55hahahaha tão perto e tão longe? rs… Mas vale a pena sim! (Principalmente no verão!)
Cristina e Renato
19 de novembro de 2016 at 16:16O Uruguai é uma gracinha! Conhecemos apenas Colônia del Sacramento, mas a cada dia ficamos mais encantados com o país. Povo super educado e simpático. Curtimos muito. Abraços, Cristina e Renato.
Camila Lisboa
23 de novembro de 2016 at 16:56O Uruguai é amor demais 🙂 País lindo!
Camila Faria
19 de novembro de 2016 at 09:50Que roteiro interessante para Uruguai fugindo do trivial. E melhor que se encaixa nas férias de quem precisa vender 1/3. Adorei.
Camila Lisboa
23 de novembro de 2016 at 16:57Menina, vender férias ninguém merece… pode parar!
Gê Azevedo
18 de novembro de 2016 at 20:23Só conheço Montevidéu e Colônia e queria ter ficado mais tempo nelas também. Adorei seu roteiro e as cidades por onde você passou!
Camila Lisboa
23 de novembro de 2016 at 16:58Pra conhecer o que faltou, se programa pra ir no verão 🙂
Eliana C. Pereira
18 de novembro de 2016 at 16:07Adorei o post!!! Ainda não conheço o Uruguai, mas morro de vontade de ir… Preciso me prpgramar pra ir…
Camila Lisboa
23 de novembro de 2016 at 16:58Se programa mesmo! Mas tenta ir no verão que dá pra aproveitar mais!
Murilo Pagani
18 de novembro de 2016 at 14:20Acredita que já fui duas vezes ao Uruguai e em ambas só fiquei em Montevidéu!?
E olha que nem foi por falta de tempo pq somando as duas viagens foram 12 dias por lá! hahahahaha
Mas o bom é que o Uruguai tá aqui do lado e com certeza ainda vou voltar para conhecer Cabo Polônio e Colonia!
Abraço
Camila Lisboa
23 de novembro de 2016 at 16:59Eu é que preciso voltar pra Montevidéu pra ficar 12 dias,rs.. adorei a cidade e acho que faltou conhecer muita coisa!
Julia F H Sawaki
18 de novembro de 2016 at 14:15Camila, gostei muito das suas dicas. Eu fui para Punta del Este a trabalho e aproveitei para conhecer Casa Pueblo no pôr do sol, que eu amei, e também um pouco da região. Mas ficou a vontade de voltar a passeio.
Adorei saber sobre Montevidéu, pois geralmente leio também que não tem muita coisa pra fazer. Dicas anotadas 😉 Bjs
Camila Lisboa
23 de novembro de 2016 at 16:59Não sei quem inventou isso… Montevidéu é um charme e acho que tem muita coisa legal pra explorar 🙂
Elaine Soares
22 de outubro de 2016 at 10:39Olá Camila! Tudo bem?
Amei o seus relato e suas dicas!
Irei ao Uruguai com uma amiga no dia 09 e Janeiro e retornaremos no dia 21, totalizando 12 dias. Queremos ficar 3 dias em Montevidéu e depois conhecer Punta del Este, Cabo Polônio, Colônia del Sacramento Piriapolis, Valizas e Punta del Diablo.
Gostaria de saber se essa sequência é adequada de acordo com a distância.
Sei que há alguns lugares desses que dá para ir e voltar no mesmo dia.
Gostaria de saber qual a sua sugestão.
Aguardo a devolutiva!
Desde já, obrigada e parabéns pelo site!
Beijos
Elaine
Camila Lisboa
24 de outubro de 2016 at 12:29Oi Elaine! A única coisa meio ‘perdida’ no roteiro é Colônia… Você teria que fazer Punta -> Montevidéu -> Colônia -> Piriápolis -> Cabo Polônio -> Valizas -> Punta del Diablo.
De Cabo Polonio vc pode fazer bate e volta pra Valizas (ou o contrário) de de Montevidéu pra Colonia também (mas eu gosto da ideia de ficar uma noite em colonia pq a cidade é linda!).
Obrigada pelo elogio 🙂 e se tiver alguma dúvida, só me perguntar!
Beijoooo
Erica
26 de setembro de 2016 at 17:23Olá Camila,
Parabéns pelo blog.
Vou para o Uruguai em Janeiro e pretendo fazer esse mesmo roteiro. Gostaria de saber como vc fez para se deslocar até as cidades. Alugou um carro? Foi de ônibus? Grata!
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:21Oi Erica! Eu peguei MUITA carona 🙂 mas se você quiser ir de ônibus, tem esse post aqui que pode te ajudar com a organização para viajar de ônibus!. Tem preços e horários das principais companhias!
E você vai adorar 😉 eu amei essa viagem!
Miriam
29 de maio de 2016 at 02:05Olá! Estou programando passar uma semana Uruguai em agosto,será que vale a pena ir nesta época?
Camila Lisboa
29 de maio de 2016 at 14:44Vale sim, só não acho que vale ir pras praias, porque aí não tem muito o que fazer no friozinho 🙂 Mas Montevideu e Colonia ficam um charme no inverno!
Michel
11 de fevereiro de 2016 at 12:44Olá, que ótimo foi achar seu site!
Embarco com a namorada semana que vem, pra 15 dias no Uruguai! Ficaremos em Montevidéu, conhecer a cidade e de lá pretendemos visitar Colonia e Punta del Este (só que sem pernoite, será bate volta de ônibus) e possivelmente outras cidades próximas. O post sobre viajar de ônibus caiu como uma luva…rs.
Pena que Cabo Polonio e Punta del Diablo, são um pouco mais distantes… bate-volta de MVD talvez seja muito cansativo.
Vou continuar lendo, e no aguardo do post sobre as despesa$ kkk!
Camila Lisboa
11 de fevereiro de 2016 at 18:19Uma pena que vocês já devem ter tudo reservado de hospedagem, porque senão eu ia fazer a propagandinha pra usar o nosso link da Booking! Fica pra próxima viagem 🙂
E Colonia… vai ter post de lá! 🙂 Até vocês viajarem acho que posto uns 4 mais sobre o Uruguai, fiquem de olho!
Beijos e obrigada por acompanhar o blog!
Michel
12 de fevereiro de 2016 at 01:51Sim, hotéis já estão reservados, e por incrível que pareça ficou melhor em termos de $ reservar diretamente com os próprios hotéis do que usar os sites de terceiros!
Ficaremos em dois hotéis diferentes durante a estadia em Montevidéu, primeiro um mais econômico depois um melhorzinho…rs, ainda não foi desta vez que testaremos hostel pois pra um casal os valores ficam bem semalhantes.
Vou acompanhar suas postagens sim, embarco na próxima 4a-feira, espero que você consiga postar mais!
Luis Felipe
1 de fevereiro de 2016 at 20:43Oi! Fiquei uma semana no Uruguai, entre natal e ano novo e acrescentaria vários dias a mais. Não fui a Cabo Polônio e não passei a noite em Colonia. Mas adorei La Paloma e me apaixonei por Piriápolis! Sério, quando puder vá até lá. É desses lugares em que o tempo passa devagar e é possível explorar sem pressa, curtindo cada minuto. A praia é mansa e transparente (embora gelada), há muitos hotéis e restaurantes. Mas há também uma padaria maravilhosa. Tem teleférico e vistas belíssimas!
Abraços!
Camila Lisboa
2 de fevereiro de 2016 at 17:36Eu fiquei encantada com umas fotos de La Paloma e Piriápolis! Quero muito voltar e ver o que ficou pra trás 🙂
E tem gente que fala que o Uruguai é um país pra 4 dias… povo sem vergonha, rs…
Camila Lisboa
11 de fevereiro de 2016 at 14:45Quero muuuuuito ir a Piriápolis! Mas, como minha vó diz… tem que deixar uma desculpa sempre pra voltar! Adorei o Uruguai e tô adorando escrever sobre lá 🙂