Minha última aventura desvendando o sul do Brasil foi um ‘bate e volta’ pra Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil.
Foi num daqueles momentos de ‘eu quero ir, só não sei pra onde’ que vasculhei no google e acabei pegando a estrada até lá pra conhecer a Osterfest, festa de páscoa bem tradicional da cidade.
Minhas impressões da cidade foram as melhores possíveis, um povo bem querido (o que eu até estranhei, tô começando a me acostumar com as pessoas sendo bem fechadas por aqui) e fui mega bem recebida.
O tour foi basicamente alimentício (gorda!) entao deixo a dica do restaurante que almocei, o Siedlertal, que fica muito bem localizado e a comida é excelente, os garçons todos com aquela roupinha típica alemã e uma cerveja geladinha (sem álcool porque tava dirigindo 😉 ) bem pro agrado.
Parei na entrada da cidade, que é um portal bem lindo, onde você pode comprar artesanato e pegar informações turísticas. De lá fui pra Osterfest, que nada mais é do que um quarteirão decorado com as árvores de páscoa (sim, árvores de páscoa, eu não confundi os feriados!) e uma feirinha com artigos relacionados. Programão bem família mesmo!
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!
Um passeio bom pra fazer de carro ou de bike é a rota do enxaimel. É um caminho com casas, pousadas e outras contruções que mostram o porquê de Pomerode ter esse título de mais alemã. Fora a paisagem que é linda, vale o passeio sim e dá pra ir por conta, tranquilo.
Conheci também o Museu Pomerano (R$2 a entrada), que conta um pouco da história do lugar, dos seus habitantes e dos costumes trazidos da Alemanha. É um museu pequeno mas vale a entrada sim.
A única coisa que deixei de lado foi o famoso Zoo de Pomerode, primeiro porque eu não curto muito (tenho muito dó dos bichinhos) e segundo porque tava muito quente, não rolava andar muito no sol…
Antes de voltar, pra tirar aquele soninho de preguiça de fim da tarde 🙂 passei no Torten Paradies, que é um restaurante/confeitaria daquelas que não dá pra não ficar com água na boca com as cucas, strudels e outras delícias típicas. Fora a decoração de páscoa que também era um caso a parte… Um café de coador e uma cuca de nata com canela bem apreciados e pé na estrada pra voltar pra casa depois de um passeio incrível!
Na foto, a maior árvore de páscoa da América Latina, com 20 mil ovos! Esse vídeo aqui explica certinho o significado, mas é de 2012 e eles já aumentaram bem o tamanho da árvore 🙂
Juliana Brandao
4 de março de 2017 at 13:15Pomerode é uma gracinha mesmo. Fizemos nossa primeira viagem com TODA a família depois de casados para lá e passamos a páscoa por lá também. E também comemos muito hahahaha
Cidade encantadora!
Camila Lisboa
11 de abril de 2017 at 16:42Um charme mesmo! E muuuuuita comida boa! 🙂
Naiara Back de Moraes
29 de novembro de 2016 at 10:18Só por ser a cidade mais alemã do Brasil vou ter de visitá-la! E ainda vou beber uma cerveja e comer uma salsicha em homenagem ao teu post 😛
Camila Lisboa
4 de dezembro de 2016 at 16:11Tem que comer de tuuuudo! É tudo muito bom!
Ana Christ
2 de fevereiro de 2016 at 22:22Pomerode é uma graça e a Rota do Enxaimel vale muito a pena mesmo. Uma belezinha de cidade! 🙂
Camila Lisboa
3 de fevereiro de 2016 at 09:31Morei lá perto tanto tempo, Ana, e fui duas vezes só! Achei um barato! Cidade muito charmosa 🙂