Sabe quando você quer ir em um lugar de qualquer jeito? Que vai até debaixo de tempestade? Foi mais ou menos o que aconteceu comigo.
Na verdade rolou um exagero… Eu tava mesmo querendo é fazer alguma coisa e o maldito clima de inverno de Pucón estava sendo o clima de inverno de Pucón: uma chuva chata que não parava. Mas eu tinha uma esperança, um ‘pouca chuva’ na previsão do tempo me deu forças pra acordar as 7 da manhã num frio do demo pra ir pra lá.
Os ônibus pro parque saem as 8:30, 13 e 16 h mas eu recomendo FORTEMENTE pegar o logo cedo pela manhã, assim dá pra fazer as trilhas até as lagunas sem pressa.
Foto por: Felix Ledesma
As trilhas no parque no geral são bem demarcadas e a mais clássica, pra quem vai um dia, é chegar aos Lagos Verde, Chico, Toro e Huerquehue. Esse percurso demora cerca de 3 a 4 horas para a ida, depende do ponto onde você quer chegar. A ida é bem mais chata, a volta dá pra fazer em 2 horas e pouco.
Acompanhe a gente no Instagram @omelhormesdoano
Bom, um pouco da trilha…. Foco, o começo é uma subida meio chata no meio do bosque. A coisa começa a valer a pena mesmo na parte da subida de verdade, onde tem alguns Mirantes que dá pra ver o parque.
Daria.
Lembra que eu falei que a previsão falava de pouca chuva? Então. Não. Choveu pesado durante toda a trilha, o impermeável da jaqueta não deu conta, nem o da bota e nem daria mesmo, chovia pra c%+}!~=.
Aí a vista linda e a cara de animada era essa:

E continua a chuva…
E continua a subida.
Uma coisa pra te deixar feliz é que tem alguns pontos que te falam a estimativa de horas para chegar aos lagos. Elas são bem negativas, rs. Você vai ficar feliz e achar que está super em forma 🙂

O Lago Verde é maravilhoso, vale muito a pena ir em quase todas as épocas do ano (menos na que eu fui, rs). No inverno mesmo, quando começa a nevar, o parque fica MARAVILHOSO. Olha essas fotos que meu amigo Felix, o guarda florestal (já falei que sou profissa em fazer amizade com os guardas?), tirou de lá:


No verão, os dias de sol te ajudam a aproveitar muito a trilha, e a vista com o céu azulzinho só dá mais força pra subir.
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!
Preço:
A entrada no Parque Nacional é de CLP 4500 na temporada alta, mas no inverno é mais barata, me saiu CLP 2000.
Como chegar?
Os ônibus da viação Caburgua te levam até o parque. Custam CLP 3600 se você comprar a ida e a volta de uma vez. Os horários de ida são 8:30, 13 e 16 h e de volta 9:30, 14:10 e 17:10. No verão tem a opção de ida e volta mais tarde, 18:20 e 19:30.
Mais opções?
Sim! Tem a trilha San Sebastian que é mais difícil e toma cerca de 4 horas a ida.
Quer outra opção de trilhas? Já viu nosso post sobre o vulcão Quetrupillan?
Pros mais preguiçosos, chegar até o Mirador 1 e conhecer a cachoeira Nido de Águilas já vale a visita.
Ou o Sendero Auto Guiado Ñirrico, de 0,9 kilômetro.

O parque é bem organizado, muito bem cuidado e pra quem gosta de trilhas é mais um MUST DO em Pucón, junto com a subida do Quetrupillán e a Reserva Natural El Cañi, que conto nesse post aqui pra vocês.
Comente e faça uma blogueira feliz 🙂
Danielle
7 de maio de 2018 at 15:22Oi Camila!
Vou daqui a uma semana ao Chile! Dia 22 to em Pucon.
É tranquilo fazer a trilha dos Lagos, pegando o ônibus de ida às 08:30 e a volta as 17:10?
Dão uma previsão de 7 horas, bate aquele medinho de perder o ultimo horario..
Camila Lisboa
21 de maio de 2018 at 15:51É tranquilo sim! O único é a chuva… mas, é sorte do dia 🙂
FRANCINE MONTIBELLER DOS SANTOS
6 de fevereiro de 2018 at 10:19Camila, você chegou a ir na base do vulcão e covas vulcânicas? Sabe me dizer se é possível chegar de ônibus assim como nesse seu passeio?
Camila Lisboa
2 de abril de 2018 at 16:04Não, o tour para subir o vulcão precisa ir com guia e o tour custa mais ou menos 400 reais por pessoa.
Luciano
30 de dezembro de 2017 at 17:30Camila, em que mês você fez esse passeio? Sabe dizer mais ou menos as condições de neve e chuva no mês de agosto?
Camila Lisboa
4 de janeiro de 2018 at 12:13Muita neve e muuuuuuita chuva! ´Pode ser complicado e pode até estar fechado =/
Essas fotos são de junho/15.
Graciela
26 de outubro de 2017 at 20:54Olá Camila!
Estaremos em Villarica e Pucon agora em dezembro. Gostaria de saber onde fica o ponto do ônibus da viação Caburgua que leva ao parque? Obrigada
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 18:20Oi Graciela 🙂 fica no centro, agora não lembro da rua.. rs… Mas todos os terminais ficam no mesmo quarteirão, impossível se perder!
Leonardo Vieira
24 de outubro de 2017 at 08:43Camila, onde que eu pego os ônibus para o Parque Nacional Huerquehue? Valeu pelas dicas!!!!!!!
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 18:22Todos os terminais de ônibus de pucon ficam na mesma quadra 🙂 impossível se perder 😉 Fica ao lado do terminal da JAC 😉
Camila
15 de outubro de 2017 at 13:22Camila, você sabe se o parque está aberto para visitas no dia 01/01?
Camila Lisboa
30 de outubro de 2017 at 13:11Sim! Todos os parques nacionais do Chile estão abertos todos os dias do ano, exceto por motivos climáticos (tive que mandar um email pra CONAF pra conseguir a resposta 😉 )
Fabio
20 de agosto de 2017 at 13:05Camila, qual parque você recomenda no final do inverno (setembro) para grávidas? dá para acessar os parques de carro ou tem neve nas estradas? obrigado pelas dicas!!!
Camila Lisboa
8 de setembro de 2017 at 16:18Fim de setembro depende.. pode ter neve e barro ainda…
O El Cañi e o Huerquehue não tem caminhadas exatamente fáceis, então tem que ver o quão grávida (rs) a pessoa está pra ver se dá conta… tem que considerar que são mais de 5 horas de caminhada e muita subida, viu
Alexandre Almeida
12 de maio de 2017 at 15:54OI Camila tudo bem, suas dicas me parecem bem legais. Vou a Púcon no final de Agosto deste ano e quero muito fazer esta trilha, pelo jeito vou encarar muita neve, o seu post é de Setembro foi nesta mesma época que você foi?
E só pra entender você faz a trilha e vai até o Lago Verde e volta pelo mesmo caminho?
Abs!
Camila Lisboa
12 de maio de 2017 at 19:29Oi Alexandre!
Eu fui em maio na verdade, em agosto é provável que tenha muita muita muita neve! 🙂 Mas é massa assim!
E a ida e a volta é pelo mesmo caminho!
Qualquer outra dúvida, só perguntar!
Camila
Marcelle Angeleli
20 de novembro de 2016 at 17:43Camila, você foi sozinha para o parque? Foi tranquilo? Vou sozinha pra lá ano que vem e ainda tenho um pouco aquela neura brasileira de mulher sozinha dependendo do lugar rsrsrs
Ah, e valeeu pelas dicas ;*
Camila Lisboa
21 de novembro de 2016 at 16:51Fui sozinha sim e foi super de boa! Nem se preocupa, que é bem seguro 🙂
Beijooooo e aproveita muito Pucón 🙂
Dayane Oliveira
13 de fevereiro de 2016 at 16:35Camila, as trilhas que possuem em Pucón precisam de muito preparo físico?
Camila Lisboa
17 de fevereiro de 2016 at 09:21Hm, não exatamente. Essa do Huerquehue tem umas subidas que cansam, então é bom ir já sabendo disso (e lá é bom porque tem as placas falando a kilometragem que falta, assim você consegue avaliar tendo noção da distância).
A escalada ao vulcão não recomendo pra gente que é muito sedentária, porque é cara e tem muito, mas muito brasileiro que não dá conta (andar na neve cansa muuuuuuito) e aí perder a grana e não chegar… dá dó! =/
O El Cañi (tem post aqui no blog também!) tem uma caminhada que começa tensa (sobe sobe sobe), mas depois é bem tranquila!
Dayane Oliveira
29 de fevereiro de 2016 at 15:45Camila, obrigada por todas as dicas. Fui pra Pucón e foi maravilhoso, só não fiz o vulcão pois fiquei doente durante a viagem e pagar e não conseguir é osso! Sou muquirana…rsrsrs. Tentei ficar no hostel que você indicou mas não consegui, estava lotado 🙁
Seu blog é o melhor!
Camila Lisboa
29 de fevereiro de 2016 at 19:13Ahhh que bom que as dicas te ajudaram! E bom, sempre terão oportunidades de voltar 🙂 Pucón é uma cidade charmosa e que vale a pena!
🙂 Obrigada pelos elogios! Beijo Beijo!