Uma boniteza sem fim. Esse é o meu resumo de lá. Se quiser ler, leia, mas se não quiser, apaixone-se pelas fotos. Esse post nem é um “O que fazer em Colonia del Sacramento”, é uma declaração de amor pela cidade mais encantadora do Uruguai. As outras que me desculpem, mas é verdade!
Colonia del Sacramento, uma belezinha de cidade colonial portuguesa – sim, portuguesa – às margens do Rio da Prata. Normalmente faz parte do famoso bate-e-volta ou de Montevidéu, ou de Buenos Aires, mas olha… pelo menos um dia cheio! Me escutaaaaa!
Eu sei que eu tenho a fama de viajar devagar quase parando, mas me escuta: fica por lá pelo menos um dia. Aproveite a cidade! (E feche o dia tomando uma cervejinha em uma das cidades mais fofas da América do Sul!).
Roteiro para um dia – longo e andante!
Eu, na lerdeza de ser, dormi lá duas noites. O primeiro dia foi de carona de Montevidéu a Colonia e o segundo de andar e andar e andar.
E ande. Se perca. Passe pela mesma rua 10 vezes – isso não é difícil, a cidade é bem pequena. A cada passada você encontra um detalhe. Uma bicicleta. Um carro. Uma porta. Duas portas. Três portas…
O que fazer em Colonia del Sacramento? Museus
São 4 e não ficam abertos todos os dias, então se quiser visitar todos, pelo menos dois dias na cidade 😉
Tem o Museu Português, que fica na Plaza Mayor e tem jardins lindos. Fora isso conta com exposições de objetos de navegação e uniformes.
Quando eu falo que tem que ficar mais de um dia eu me arrependo por conta do Museu do Azulejo, que era um que eu queria ir e não fui, porque estava fechado. Mas por fora já tem azulejos portugueses com o mapa da cidade de ~alguns~ anos atrás.
Tem também o Museu Indígena, que tem diversas peças da época que nem os portugueses nem os espanhóis tinham chegado por lá.
O Museu Municipal fica bem perto do Farol e é uma casa bem antiga que tem muitos móveis de época, documentos, roupas e até alguns achados arqueológicos. Uma mistura doida, mas que vale muito a pena pela casa e por entrar num túnel do tempo, voltando uns 200 anos na história.
Siga a gente no Instagram @omelhormesdoano e falamos umas bobagens no snapchat também @camilalisboap
Pra visitar todos os museus a taxa é única de 50 pesos uruguaios, então não seja muquirana que é baratinho!
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!
O que fazer em Colonia del Sacramento? Cidade Amuralhada
Lembra a parte que eu falei de andar? Isso…
Ainda existem algumas partes da muralha, inclusive a entrada da cidade, e rendem fotos lindonas.
Lá dentro também tem a Calle de los Suspiros, que tem pavimento original e guarda todo o clima e detalhes da primeira época colonial. Além de ter algumas galerias de arte. E um gato folgado!
Tem a Casa de Nacarello, que é do século XVIII e está toda mobiliada com móveis de época.
Ruínas… Farol… Observar os Buquebuses (seria esse o plural?) vindo e voltando de Buenos Aires. Dá pra aproveitar bastante.
O que fazer em Colonia del Sacramento? Praia!
Sem sal. Literalmente. Metaforicamente.
Mas tá lá, pra andar, pra ver o rio. E é uma beleza pra ver o pôr do sol 😉
Mas de praia eu recomendo mesmo Cabo Polonio!
O que fazer em Colonia del Sacramento? Plaza de Toros
Um pouco mais longe, cerca de 6 kilômetros da Cidade Amuralhada, a Plaza de Toros foi usada por muitos anos para manter uma tradição espanhola conhecidíssima: as touradas.
O que fazer em Colonia del Sacramento? Pôr do Sol
Feche o dia com o espetáculo mais lindo. Aproveite e pense em todos os seus amigos que estão trabalhando enquanto você está aí, curtindo a vida. Abra um sorriso de orelha a orelha!
O que fazer em Colonia del Sacramento – o bônus
Se você chegou até aqui, te conto que pra mim, o imperdível do fim do dia é tomar uma cerveja na Cerveceria Mastra. A carta é gigante e só tem delícia. Fora que o lugar é gostoso e aconchegante. Não te conto onde fica, porque nessas andanças que eu espero que você faça, você vai achar, sem dúvida 😉
Aproveite e comente! Adoooooro receber comentários 🙂 E, às vezes, quando tô de bom humor, mando uns postais!
Thomaz
28 de janeiro de 2019 at 07:41Bom dia Camila,
Estou querendo fazer 3 dias em Colonia e um dia em Carmelo (dentro de uma vinícola), me recomenda alguma outra cidade ?
Gostaria de saber sobre chip de celular
Allysson Oliveira
12 de maio de 2018 at 02:16Camila,
sem dúvida nenhuma, Colonia é absolutamente apaixonante… cruzei 12 departamentos do Uruguai de moto, mas a chegada em Colonia é sensacional…
Subir no farol, apesar da fila, era fim de semana, vale pelo visual lá de cima…
Jantamos no El Drugstore, justamente o lugar onde você tirou a foto da casa na esquina, com o calhambeque na frente. (Aquela que você fala do museu a céu aberto) O velho carrinho foi adaptado como uma mesa do restaurante… um charme…
Comemos uma espécie de mariscada deliciosa, acompanhada de um bom tannat uruguaio. Adoramos o restaurante.
Dormimos na Posada Boutique Las Terrazas, que não é baratinha, mas é excelente, aconchegante e romântica.
No dia seguinte embarcamos para a travessia no Buquebus: Polly, a moto e eu para Buenos Aires…
Mas ficamos com muita vontade de voltar a Colonia… e ao Uruguai…
Abrax…
Camila Lisboa
21 de maio de 2018 at 15:48Que delícia de viagem!! Me deu vontade de voltar 🙂
angie
17 de janeiro de 2017 at 06:58Colonia foi a cidade que mais me encantou no Uruguai! como fomos de carro, tudo foi fácil e era a última parada da viagem. Gostaria de ter ficado um dia ai pra pegar um tempo melhor e tirar mais fotos liindas <3
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 16:07É linda demais 🙂 Eu gostei mto e dá pra ficar bem mais que um dia!
Luis Felipe
1 de março de 2016 at 20:29Oi. Passamos um dia lá e achei pouco. Acabamos andando rápido demais e sem conhecer nenhum museu. Tou pra dizer que o bate-volta não é suficiente pra tanta beleza. E uma cidade dessas tem q ser degustada lentamente mesmo.
Dayane Oliveira
29 de fevereiro de 2016 at 15:38Menina, que incrível! Fiquei morrendo de vontade de conhecer. Amo suas dias, pois gosto de viajar assim também, devagar e gastando pouco. Já sei pra onde será minha próxima viagem 🙂 e obrigada por compartilhar com a gente.
Camila Lisboa
29 de fevereiro de 2016 at 19:13😉
Tawany
29 de fevereiro de 2016 at 10:55E conheçam o El Buen Suspiro! Vinhos sensacionais com entradinhas deliciosas. Meudeus, apaixonante!
Camila Lisboa
29 de fevereiro de 2016 at 19:15Ahhhh, a dica veio atrasada! 🙂 Mas fica pra minha próxima viagem, anotadíssimo!