Sem dúvidas, Providencia, essa maravilhosa ilha colombiana tem praias de tirar o fôlego. E, como é uma ilha relativamente pequena, com mais ou menos 18 kilômetros de perímetro, ou seja, dá pra se mover facinho por todos os lados. Como eu não sei andar de moto, resolvi alugar uma bicicleta e pedalar buscando as melhores praias de Providencia!
O roteiro pela ilha de Providencia
Que roteiro? (rs) Peguei a bicicleta e dei a volta em sentido anti-horário, já que o lado direito da ilha tem mais pedras e menos praias, decidi deixar a parte mais “boring” pro final e aproveitar a manhã nas praias.
Isso foi bom, porque peguei praias literalmente vazias e o começo com menos calor. Mas voltar pra pousada às 4 da tarde com sol nas costas foi MORTAL. Eu deveria ter esperado um pouco mais na praia antes de voltar, mas, na euforia de chegar me queimei bonito e suei demais.
As melhores praias de Providencia: Almond Bay
Essa foi uma dica que peguei no hostel, em San Andres, com um argentino que tinha acabado de voltar de Providencia. Ele me falou por cima onde ficava e, bom, Providencia não é muito grande, né? Foi superfácil de achar e acabou sendo a minha primeira parada.
A dica pra achar é que, primeiro, tem um monte de placas! ahahaha E segundo, tem como se fosse um polvo gigante em uma parada de ônibus antes da descida até a praia.
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA (e com desconto!):
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
E eu cheguei por lá mais ou menos às 9:30 da manhã e tive a praia só pra mim por mais de uma hora!
A praia é bem gostosinha e tem várias estrelas do mar – POR FAVOR não tirem as belezinhas da água, elas morrem por causa dessas fucking fotos de IG!
Se chegar por lá de tarde, tem um quiosquinho que vende sucos, comidas, etc, mas de manhã, fiquei com a praia só pra mim mesmo.
As melhores praias de Providencia: Fresh Water Bay
Mais uma horinha de bicicleta (parando pra umas fotos, água, respirar, rs) e cheguei a Fresh Water Bay. Uma praia bem bonita e que tem uma estrutura bem maior! Vários dos hotéis e pousadas da ilha ficam nessa região, além dos centros de mergulho, que dão cursos nessa praia e saem de lá para os passeios.
Tem vários coqueiros, então pude ficar por lá um tempão, lendo um livro, entrando no mar pra refrescar… No canto direito da praia tem vários corais e dá pra ver muitos peixinhos! Leve a sua máscara de mergulho e aproveite 🙂
E, de novo, Providencia é uma ilha bem tranquila… Acabei deixando tudo na praia enquanto ia pro mar. Lógico que sempre tava de olho em tudo, mas a ilha no geral passa uma sensação inigualável de tranquilidade.
As melhores praias de Providencia: South West Bay
É uma praia que tem alguns quiosques, estava bem tranquila quando eu fui e também tem água azul caribe e areia branca. <3
Acabei ficando um pouco por lá e seguindo pra Manzanillo, que vinha com indicações de boa música, comida e ambiente 🙂
As melhores praias de Providencia: Manzanillo
Essa, pra mim, foi aquela praia de ficar o dia inteiro. Segui desde Fresh Water Bay – esse trecho foi bem cheio de subidas! – e rapidinho cheguei em Manzanillo. Essa praia deve ter um pouco menos de um kilômetro, mas a faixa de areia não é muito grande, então você fica na areia, mas a poucos metros da água.
Lá estava mais movimentada! Muita gente da ilha, muita criança e também muito turista! Mas não é muvucada… nem perto disso.
No canto direito da praia tem alguns restaurantes bem gostosinhos que servem refeições a partir de 20000 COP (+-26 reais). Tem opção de ceviche, lagosta, peixe, etc… Tudo super fresco. Demora, óbvio – como todos os restaurantes em San Andres e Providencia – mas é tudo feito na hora e bem gostoso. Tomei um suco também, indispensável pro calor.
E nesses restaurantes tem vários balanços que dão pro mar, tava cheio de criança brincando lá e se jogando na água 🙂
E por lá também rola um reggae massa de noite! Vale a pena dar um pulo lá pra curtir a noite de Providencia.., sempre tem boa comida e cerveja não muito gelada (paciência rs).
O caminho de bicicleta
É bem tranquilo! Algumas partes com subida – o desnível de acordo com o Google Maps é de 190 metros no caminho, easy – e, com essas paradas que fiz, os trechos eram de menos de 5km. A volta para a pousada é que foi mais longa, mas mesmo assim o caminho em si foi fácil, o difícil mesmo era o sol, que pegou forte de tarde.
Os carros, ao contrário de San Andres, no geral iam bem tranquilinhos e não tive nenhum problema. Ah, e incrivelmente sem problemas com cantadas! (Depois de San Andres, tava até preparada psicologicamente, mas foi bem de boa, nenhuma encheção de saco!).
Quanto custou o aluguel de bicicleta por um dia?
O custo em agosto/17 na Posada Lia foi de 20000 COP por dia, o que daria mais ou menos R$26 reais por 24 horas.
Vale a pena?
Ô se vale! Mas considere que 1) cansa 2) o sol pega demais. Então, se souber dirigir uma moto, pode ser uma ideia melhor. Mas eu gostei demais de ter alugado a bicicleta e não me arrependi da marca de camiseta que peguei (obviamente, rs) e de todo o suor nesse caminho!
PS: Fiquei DOIDA para separar as fotos pro post! A GoPro se desconfigurou e a ordem das fotos ficou aleatória… aí vai tentar achar qual foto é de cada praia sendo que todas são azuizinhas, com areia branca? rs… Se tiver algum erro, perdão! (e me avisem que corrijo!)
Aqui tem alguns links que podem te ajudar a planejar a sua viagem para San Andres e Providencia:
Rodrigo
2 de janeiro de 2019 at 14:15Olá, vou em abril de 2019. Vc tem Facebook ou instagran para conversarmos? Adorei seu relato.
Camila Lisboa
2 de janeiro de 2019 at 14:34Oi Rodrigo! @omelhormesdoano no Instagram 🙂
Angela
13 de junho de 2018 at 10:58só praia boaaa, ótimo aviso das estrelas do mar, a galera faz tudo por um like até por em risco os bichinhos!
Camila Lisboa
13 de junho de 2018 at 17:54povo passa dos limites pra foto do ig =/
Angela
13 de junho de 2018 at 04:54ai sim vi firmeza, ficou faceira com tanto sol e praia ahueahue gostaria de ter ido a providencia, mas faltou tempo!
Camila Lisboa
13 de junho de 2018 at 17:54providencia é o paraíso <3 mas mano, preciso de mais sol nessa vida, só foto branquela hahah
Jessica Veneravel
5 de junho de 2018 at 17:13Mulher! Que disposição em ir de bicicleta! Eu não sei se teria aguentado a maratona no sol ainda. Lugar lindo e também tenho raivinha das pessoas que tiram as estrelas do mar só por uma foto legal.
Camila Lisboa
7 de junho de 2018 at 20:25Ah, até que não sofri tanto, mas a marca de camiseta ficou ridícula hahah
Itamar
5 de junho de 2018 at 17:07Confesso que foi a primeira vez que li algo sobre A Ilha de Providencia! Adorei!
Já estava bem afim de voltar pra Colômbia, pra ir pra San Andres! Agora aumentou a vontade!
Camila Lisboa
7 de junho de 2018 at 20:25Não leia tanto senão vai acabar sendo influenciado em comprar um voo logo logo 🙂
Flávio
5 de junho de 2018 at 15:55Que massa, Camila! Eu curto muito pedalar, então fazer este roteiro no modo fitness é uma excelente ideia! (Sem contar que dá pra pegar um bronze e queimar as calorias que ganhamos na viagem ahaha)
Muito legal seu relato, pretendo conhecer a Colômbia em breve!
Abrçs!
Camila Lisboa
5 de junho de 2018 at 16:22Bronze caminhoneiro né? hahaha
Mariana
4 de junho de 2018 at 17:21Que passeio lindo, amei suas fotos! A melhor coisa é poder fazer passeios por conta de bike, bem mais legal! Tinha muito gente de moto?
Camila Lisboa
4 de junho de 2018 at 19:40Não tinha muito turista no geral, rs… Mas a locomoção normal na ilha é moto, então vi muitas nesse percurso! (e nada de capacete, rs)