As casas de Pablo Neruda pelo Chile são uma aula de história, poesia e cultura chilena. O artista cultivava toda a sua criatividade com suas construções meio malucas e decorações, no mínimo, pitorescas. E a casa de Valparaíso não poderia ser diferente, vamos conhecer?
A casa de Pablo Neruda em Valparaíso é a mais diferente das 3 casas museu: não foi um projeto 100% feito pelo poeta, a casa de 5 andares tinha os dois primeiros andares ocupados pelos amigos Francisco Velasco e Marie Martner, a artista plástica que tem murais nas outras duas casas.

Impossível não comparar as casas e a de Valparaíso ganha das outras duas em um ponto, a vista indescritível do Pacífico e da cidade como um todo. Muito bem localizada e com 5 andares, você se sente em um mirante. E eu considero como um dos melhores mirantes da cidade.
A nossa sugestão de hospedagem em Valparaíso é o La Valija, mas a Booking tem inúmeras opções para você! Reserve por esse link aqui!
E o porquê do nome? Simples, o poeta gostava de colocar nomes de mulheres nas casas e resolveu feminilizar o nome do construtor da casa, Sebastian, batizando a casa de La Sebastiana.
Assim como nas outras casas, La Sebastiana conta com detalhes em todos os lados, desde o sofá preferido de Neruda, até banheiros com portas não muito privativas. Neruda foi um poeta em tudo, dava nomes meio malucos a muitos objetos da casa.

Valparaíso era o lugar preferido do poeta para o ano novo, as janelas panorâmicas eram ideais para ver a mais famosa queima de fogos do Chile.
Em Santiago, conheça uma outra casa de Neruda: La Chascona.
E assim como todas as suas casas, La Sebastiana também tem influência marítima: a casa se parece com um barco em todos os cômodos, inclusive olhando de fora. Grandes janelas, que garantem uma vista maravilhosa e que te fazem quase se sentir dentro do mar, móveis com cara de navio e todos os detalhes que te fazem sentir dentro da poesia de Neruda.

E a casa está cheia de lendas! Neruda dizia que uma mulher sempre aparecia nua, que saía pelo teto de uma casa para tomar sol. Ninguém, fora o poeta, nunca a viu, mas né, ele jurava!
Como chegar a La Sebastiana?
Para chegar em La Sebastiana é fácil, em uma daytrip de Santiago, descendo no terminal de ônibus, é uma caminhada de 15 minutos. Do Cerro Concepción, onde ficam a maioria dos hosteis, também se pode chegar caminhando, cerca de 30 minutos de muitos grafites e fotos.
Quanto Custa?
A entrada custa 5000 pesos chilenos e é uma visita áudio guiada, que pode ser feita em português. A casa fica aberta de terça a domingo, das 10:10 às 18:00.
Já segue a gente no Instagram? Confira as nossas fotos aqui, no @omelhormesdoano
Onde fica?
Calle Ferrari 692, Valparaíso. Eu recomendo uma caminhada e andar até lá. Sim, tem subidas e descidas, mas os grafites no caminho valem a pena! No site da Fundación Neruda tem o mapa e os detalhes de como chegar.

Deixe uma blogueira feliz! Comente e conte como foi a sua experiência em Valparaíso 😉
Diego
30 de agosto de 2018 at 20:48Queria tanto ter conhecido este lugar, pena que quando fui estava fechado. Na próxima vez visitarei com certeza!
Camila Lisboa
5 de setembro de 2018 at 10:19ah, que pena! =/ vale a pena demais!