Ahhh San Andres. Aquele paraíso que eu sonhei tanto, mas tanto (viver quase na Patagônia faz com que a gente sinta MUITA falta de praia…) e que se tornou realidade em agosto. E um dos lugares que faz com que San Andres seja tão paradisíaco é Johnny Cay (se pronuncia Johnny Quí 😉 ) uma ilha bem pequenininha que vale (E MUITO) a visita.
Os tours a Johnny Cay
Chegando em San Andres vocês vão perceber logo que muitas, mas muitas pessoas vão te oferecer esse tour, mas existem algumas diferenças.

Tour a Johnny Cay > Esse vai somente para essa ilha, normalmente sai entre 9 e 10 da manhã e volta entre 3 e 5 da tarde, dependendo do combinado.
Tour a Johnny Cay + El Acuario > A ordem depende do tour que você pegar, mas esse tour passa a parte da manhã em uma das atrações e a tarde em outra, voltando pra San Andres entre 3 e 5 da tarde.

Tour a Johnny Cay + El Acuario + Haynes Cay > Essa última atração é uma outra ilha que está em frente a El Acuario, e dá pra atravessar andando de acordo com a maré. A diferença desse para o anterior é que te dá mais tempo em El Acuario, o suficiente para ver os peixinhos de lá e cruzar para Haynes Cay andando e voltar. No geral, volta para San Andres às 5 da tarde. Mas tem o tour só para El Acuario e Haynes… dá uma olhada nesse post aqui da Apure Guria 🙂

Tour a Johnny Cay + El Acuario + Mantarrayas -> Esse acrescenta a visitação a uma área onde tem muitas, mas muitas arraias. Eu nem cogitei pegar esse passeio, já que a propaganda principal é a fatídica foto com as arraias na mão, coisa que eu sou totalmente contra… Aí vai da sua vontade e consciência, né 😉
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Como foi o tour a Johnny Cay e Acuario
Fui convidada pela Colombia4U para fazer esse passeio e vou contar pra você como foi 🙂
Primeiro, é ótimo porque me mandaram um voucher do passeio avisando que às 9 da manhã iam me buscar no hostel e 10 pras 9 já estavam lá me esperando e fomos para o porto, de onde sai o passeio.
Ponto positivo 1) eles vão te buscar, independente de onde você estiver hospedado na ilha! Tem vários hotéis, hostéis e pousadas que ficam bem longe do porto, viu!
Chegando no porto os barcos foram organizados (eram dois) e rapidinho saímos para Johnny Cay e, o melhor de tudo, fomos os primeiros a chegar na ilha! o/

Ponto positivo 2) chegar antes foi a melhor coisa desse passeio! Como eu falei, Johnny Cay é MINÚSCULA e vai muita gente pra lá… se chegar tarde, vai ficar com a impressão de muvuquinha… Chegando cedo deu pra aproveitar pra dar a volta na ilha sem ter ninguém pra atrapalhar a foto!
A volta na ilha? Demorei 10 minutos! =X
É tão pequena que até passei do ponto que tinha deixado as coisas!
Dica 1) Não se iluda com o povo tentando te alugar uma barraca/guarda-sol, se você andar 5 minutos encontra umas piscinas naturais na parte de trás da ilha que tem uma sombrinha 🙂 (eu tive que alugar porque eu tava VERMELHA DEMAIS, mas isso é assunto pra outro post). A barraca com espreguiçadeira custa 20, com cadeira 15 e com uma cadeira e uma espreguiçadeira, 25).

O que fazer por lá? Aproveitar a praia, óbvio! Tem vários pontos que dá pra ver muitos peixes, tem piscinas naturais pra quem prefere águas mais calmas (bem de frente pra onde estão as barracas é bem mexido o mar!), tudo depende do seu gosto 🙂 Ah, no tour tava incluído um drink (que pode ser não alcoólico também!)
Fiquei por lá até meio dia e achei ótimo! O sol tava pegando e a fome batendo… aí seguimos para a próxima parada, El Acuario.

El Acuario e os peixinhos
O peixão no prato (com patacones, arroz de coco e salada) tava a minha espera lá no quiosque que está no El Acuario. Só descemos do barco, fomos pra lá e já tava servido 🙂 Só peguei uma cervejinha (que também estava incluída!) e pronta para continuar esse dia maravilhoso!
El Acuario é o lugar onde tem muitos, mas muitos peixes pra ver! Leve o ser snorkel (em San Andres vende baratinho, não passa de 20 reais) e a sapatilha de neoprene (tem muuuuuitos corais, melhor não arriscar e cortar o pé!) e passe muito, mas muito protetor solar nas costas!

Dica 2: A ilha é SUPER PEQUENA. Eu, que não sou a louca do snorkel =x (já contei mil vezes que não sei nadar, certo?) acabei fazendo amizade com um pessoal na praia e deixei as minhas coisas na areia mesmo e a gente ia ‘revezando’ para cuidar de tudo. No fim, era neura de paulistana mesmo porque é bem tranquilo por lá! (Mas se neurar mesmo, tem locker pra guardar tudo e te cobram 10 reais mais ou menos).
Quanto tempo é o tour?
Às 3:30 estávamos voltando para San Andres e as 4 da tarde eu já estava de volta no hostel. Foi ótimo porque eu sou daquelas que se cansa de praia… rs… Já tava desesperada por um super banho gelado e um cochilo! =)
Como agendar?
O mais fácil é que dá pra fazer tudo pelo site e se despreocupar! Dá uma olhada aqui nesse tour e nas outras opções que a Colombia4U oferece!

Essa viagem foi feita em parceria com o Colombia4U. Mas não é por isso que deixo de dar minha opinião sobre os serviços! Pode confiar!
Gustavo
12 de fevereiro de 2019 at 17:03Eu vi em alguns blogs, recomendando fazer 1 dia todo de jHONNY CAY e Outro dia de acuario… o que voce acha?
Camila Lisboa
9 de abril de 2019 at 14:48Eu gosto da ideia também. Dá pra aproveitar mais… a única coisa é que o sol é muito forte em San Andres no geral e ficar o dia todo no Acuario – que não tem sombra NENHUMA pode ser meio puxado…
Marina
26 de abril de 2018 at 17:13Tbm me recusei a ir no tour mantarrayas. Q abuso com os coitados dos animais.
Camila Lisboa
21 de maio de 2018 at 15:55Dá um dó – e me dá uma raiva quando eu vejo foto =/
Viajar pela história - Catarina Leonardo
6 de outubro de 2017 at 11:58A água é super transparente mas tem muitas pedras no fundo…. Confesso que não gosto nada!!!! Ainda não conheço e já fico avisado de como é o mar 😉
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:10Por isso é legal ir com os sapatos de plastico, que aí nao tem risco de cortar o pé 😉
Edson
5 de outubro de 2017 at 06:27Má quê lugá lindo hein Camila! 🙂 Já estamos entrando na fase do frio e dá uma tristeza ver essas fotos, viu… rs
Camila Lisboa
5 de outubro de 2017 at 13:56Eu to entrando na fase menos frio, mas nunca chega nem perto dos 30 e tantos que fazia por lá =/
Gisele Rocha
3 de outubro de 2017 at 16:44Cé loca, como que cansa de praia? Ainda mais no Caribe? Hahaha
Sobre o passeio que vc eliminou logo de cara, eu também sou dessas. Tem contato com animal? Passo!
Esse negócio de nadar com porcos, tubarões, arraias… isso não é natural, então logo se vê que “alguma coisa de errada não está certa” na rotina dos bichinhos. Ou estão dopando, ou estão treinando de maneiras duvidosas.
Camila Lisboa
5 de outubro de 2017 at 13:55Exato… e vi tanta gente mó feliz indo lá tirar foto e eu revirando os olhinhos de raiva!
Ah, e canso de praia sim! Esse tom branco patagônia não se mantém assim sem esforço =P
Gabriela Torrezani
3 de outubro de 2017 at 15:01Meu deus, Ca, que lugar PERFEITO! Fico vendo as fotos dessa agua transparente e babandoooo… eu adoraria morar nesse “aquario”, isso sim! hehhahha obrigada pelo post, agora ja sei que jhonny “quí” é imperdível 🙂
Camila Lisboa
5 de outubro de 2017 at 13:56É, se falar johnny quéi ninguém tem entende, viu ahhahah
Maíra Silveira
2 de outubro de 2017 at 16:54Gostei do passeio! E achei especialmente interessante que eles buscam no hotel que você está, show! Sobre a vermelhidão, normal, eu também fico assim! Triste! hauhahu
Camila Lisboa
5 de outubro de 2017 at 14:00Nem o protetor 60 aguentou hahaha
Zelinda Arêas
2 de outubro de 2017 at 16:29Cara, adoro seu blog e sua escrita! Que passeio mais gostoso! Adorei as dicas de tours, confesso que não sabia que tinha tanta oopção, e adorei a dica da empresa. Muito cômodo e eficiente! San Andres tá na lista, mas só para 2018 😉
Camila Lisboa
5 de outubro de 2017 at 13:57Ah. mas 2018 já tá aí, vai 😉
Alessandra
2 de outubro de 2017 at 16:28Que lugar maravilhoso, adorei os detalhes sobre os passeios, ótimo para uma escolha acertada. Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar.
Viajante Comum
2 de outubro de 2017 at 12:44Camiisss! Eu acompanhei essa sua viagem linda pelas redes sociais e amei total!! Adorei saber dos tipos de tours! Vou ficar com o Tour a Johnny Cay + El Acuario + Haynes Cay porque é mais a minha cara! Matou a vontade de praia, criatura? rs…
Camila Lisboa
5 de outubro de 2017 at 14:02Ah, deu pro gasto.. mas fiquei vermelha demais! Era falta de sol, rs…
Adriana Magalhães
2 de outubro de 2017 at 12:06Nossa, Camila! Que TUDO esse passeio. Essas águas transparentes do Caribe são demais mesmo né??? Tudo a ver com Chiloé né kkkkk
Camila Lisboa
5 de outubro de 2017 at 14:01ahahahah é o sol que eu vou buscar nas minhas férias da chuva em Chiloé =P
Robba Caravieri
2 de outubro de 2017 at 11:17Que mar lindo! Espero que o turismo excessivo não estrague esse paraiso, seria uma pena. Quero muito conhecer San Andres em uma proxima oportunidade que for à Colombia.
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:11É bem complicado… é tanto barco indo e voltando que dá até desespero… é lindo, mas perde um pouco da magia por isso =/
Contramapa
2 de outubro de 2017 at 09:47Que água transparente incrível! Assim dá para encontrar muitos peixinhos!
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:11MUITOS!
Amanda Saviano
2 de outubro de 2017 at 09:37Estou doida para ir a San Andres, e tenho certeza que suas dicas vão facilitar muito meu planejamento! Amei saber mais sobre as principais praias! E que água cristalina hein!
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:12Que água né?
Paola
2 de outubro de 2017 at 08:59Que lugar incrível! Quanto mais eu vejo relatos e fotos de San Andres, mais fico louca pra ir! Gostei dessas dicas e já vou deixar o post salvo aqui pra quando a gente conseguir ir! =)
Michela Borges Nunes
1 de outubro de 2017 at 22:11Muito bonito o lugar. Adorei a cor da água, saber que há piscinas naturais, que dá para ver peixinhos, lindo!! E amei as dicas, principalmente de saber que há sombrinhas e não há necessidade de alugar guarda sol.
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:15Essa água transparente que dá pra ver peixinhos sem nenhum esforço 🙂
angela sant anna
1 de outubro de 2017 at 18:58ahhh q saudades de san andres meodeosss el acuario foi uma experiencia incrivel!! so deveria ter levado aquelas sapatinhas com borracha pra n pisar nos ouriços aheuahe
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:12hahaha né? fiquei até com marquinha sexy do sapatinho pq andava com ele pra todo lado, rs
Pedro Henriques
1 de outubro de 2017 at 14:00Uau, que linda praia Camila! Paisagens maravilhosas de facto, para a próxima tem é que ter cuidado para não levar um escaldão como esse! Abraços
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:14O problema de morar mto ao sul do mundo que qualquer solzinho torra a gente, rs
Tina Wells
1 de outubro de 2017 at 05:15Super legal o passeio, principalmente a parte de chegar cedo, antes da muvuca! Fico meio com pé atrás nesse tipo de tour pois já entrei em uma roubada. Mas esse parece ser bem tranquilo. Dica anotada!
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 19:16Muvuca não é comigo tb!! =X
Christian Gutierrez
29 de setembro de 2017 at 14:44San Andres é um sonho, está na lista de lugares para conhecer no mundo, vendo suas fotos deu mais vontade.
Camila Lisboa
29 de setembro de 2017 at 19:56É um lugar imperdível mesmo! E olha… Providencia consegue ser mais linda ainda!
Thiago
29 de setembro de 2017 at 12:44Estava justamente procurando relatos sobre San Andres e o seu está muito bom. Adorei saber um pouco mais sobre Johnny Cay! Parabéns pelo post.
Camila Lisboa
29 de setembro de 2017 at 14:11Obrigada! E fica de olho que vai sair um monte de posts de San Andres e Providencia!
Gabriela torrezani
29 de setembro de 2017 at 06:12Que delicia Cá!!!! Acompanhei as fotos durante a viagem e tava morrendo de inveja Branca! Com esse post super completo entao, nem me fala! Que água transparente aaaaa!!!!
Camila Lisboa
29 de setembro de 2017 at 14:11Ahhh que saudades de San Andres, Gabiiii!
Fábio Junior Alves
28 de setembro de 2017 at 23:34San Andres está em nossos planos e este post caiu como uma luva já que Johnny Cay é imperdível, Por isto que gosto tanto deste blog <3
Camila Lisboa
29 de setembro de 2017 at 14:12=) obrigadaaa!! Fica de olho que vem mais post por aqui 😉
Ruthia
28 de setembro de 2017 at 18:23Camila, o seu vermelhão fez um contraste lindo com o azul do mar, haha. Brincadeiras à parte, que sortuda chapinhar (ia escrever nadar mas… ) nessas águas cristalinas. As fotos estão maravilhosas, querida.
P.S. Os turistas a mexer com o animais por uma foto nas redes sociais também me irritam profundamente
Camila Lisboa
29 de setembro de 2017 at 14:12Menina, eu fico possuída quando vejo essas fotos com bichinhos =/ me dá o maior dó!