Não, eu não esqueci de corrigir o título do post. Simplesmente é uma discussão tão grande essa listagem de maiores do mundo que eu não vou entrar na briga não, rs. Gocta já esteve em diversas posições nessas listas, quem sou eu pra brigar pela 3ª ou 15ª posição?
O que importa é que ela é grande e linda, em mais um lugar que você deve ir em Chachapoyas, norte do Peru.
Escrevemos um post completinho para te ajudar a planificar o roteiro para Chachapoyas. Comece sua viagem aqui.
Gocta foi, por muito tempo, considerada a maior do Peru, medindo 771 metros, sendo a segunda queda a maior, com 540 metros. E foi descoberta por acaso, em 2002, por um arqueólogo que explorava a região em busca de mais sarcófagos da cultura Chachapoya.
Acompanhe as nossas aventuras no Instagram @omelhormesdoano e use a nossa hashtag #omelhormesdoano para compartilhar com a gente as suas fotos
Como chegar em Gocta?
Estando em Chachapoyas há duas opções:
1 ) Uma van até a entrada do povoado de Cocachi
2) Tour saindo de Chachapoyas
A primeira opção rende uma caminhada maior, de duas horas a mais, então acabei optando por ir num tour que basicamente era ida e volta de van e um guia. E nem era mais caro do que ir de ônibus!
Essa viagem fez parte do nosso roteiro de 42 dias de norte ao sul do Peru. Veja o roteiro completo aqui.
O que esperar de Gocta?
O tour começa cedo em Chachapoyas e nos leva até o começo da trilha, mas antes disso reservamos nosso almoço para a volta em um restaurante do povoado.
A trilha é bem demarcada e bem cuidada, não tem erro. Se quiser ir por conta, não tem risco nenhum de se perder.
Leve água, infelizmente o caminho não passa pelo rio e o calor é grande, tomei cerca de um litro para ida e volta.
O legal de ter ido com o guia é que ele fez várias paradas estratégicas, explicando um pouco da vida da região, costumes e tradições. Vimos como eles produzem a chicha, provamos o jugo de caña (sim, é o nosso famoso caldo de cana… mas os gringos não conhecem né?) e até ganhamos umas fatias de um abacaxi superdoce no caminho. Foi bem pensado e nem deu pra cansar.
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!
As duas horas de caminhada rendem uma vista privilegiada de Gocta, chegando bem na sua base. Se quiser entrar na água é tranquilo – e obviamente gelado. Uma cachoeira assim não podia ser diferente né?
A volta é um pouco mais cansativa porque tem mais subida do que a ida, mas no geral não é uma caminhada de grande esforço. Mas não se esqueça de levar em conta que está em altitude, isso já faz com que seja um pouquinho pior.
Eu tenho que confessar que na volta fiquei pra trás. Ok, eu me atrasei porque tava papeando, mas não consegui dar um pique pra alcançar o povo que tava na frente. No final, o guia me esperou e fomos juntos – papeando de novo.
Também recomendo muito a visita a Kuelap, a Machu Picchu do norte do Peru.
Gastos:
25 soles o tour
10 soles de acesso a trilha
15 soles de almoço, que foi reservado antes de iniciar a caminhada
O norte do Peru é cheio de lugares desconhecidos que nós, brasileiros, não conhecemos bem. Vale a pena descobrir esses lugares, que são baratos e tem tantos bons atrativos quanto a região mais turística do Peru.
angie
28 de fevereiro de 2016 at 12:55que lindeza!!! <3 <3 <3
é impressão minha ou o dia estava um pouco frio?
Camila Lisboa
28 de fevereiro de 2016 at 14:15É alto lá, faz um frio danado! Mas sempre tem um israelenses loucos – redundância – que tão lá nadando.