Nessa viagem a Peru, Equador e Colômbia um dos temas frequentes foi o quanto a paisagem estava mudando nos últimos anos. Em alguns picos nevados já não se vê neve, muita fauna e flora já não é mais encontrada… E no Glaciar Pastoruri a cada ano diminui (e muito) a quantidade de gelo.
Alguma dúvida que estamos matando nosso planeta?
Mas discussões à parte, vamos ao Glaciar Pastoruri, que fica na Cordillera Blanca, ao norte de Lima, próximo a Huaraz e é a maneira mais fácil de você atingir a incrível altitude de 5000 metros sem muito esforço.
Como é o tour ao Glaciar Pastoruri?
Bom, o caminho é longo e faz algumas paradas não muito interessantes. Pra gente, a mais interessante (de longe) foi ver as Puya Raimondi, uma árvore originária da região.
É e incrível mesmo, dependendo do lugar do mundo você pensa em 5000 metros e já associa a escalada, grandes trekkings… Em Huaraz você com duas horas de van e 45 minutos de caminhada ‘tranquila’ chega nos 5k.
Confira outros posts de Huaraz: Chavin de Huantar – Laguna 69
O caminho é bem demarcado, e até lembra (de looonge) a trilha inca. Mas como você só pode acessar essa área com guia, essa facilidade só te ajuda mesmo no caminhar mais tranquilo.
Vai viajar? O Seguro Viagem te evita muita, mas MUITA dor de cabeça? E a Real compara todos pra você e te oferece sempre o melhor preço! Confira!
A subida não é muito inclinada, a grande dificuldade mesmo é a altitude, então lembre-se: ACLIMATAÇÃO É ESSENCIAL. Estando aclimatado se considera esse trekking nível fácil pra não falar ridículo rs.
Quer uma ajuda com o roteiro para a viagem ao Peru? Veja esse nosso post aqui.
O dia que eu fui nevou o caminho todo, então roupa impermeável ajuda bastante. Se não tiver, você consegue alugar ponchos antes da trilha (5 soles). Se precisar, também alugam cavalos.
Segue a gente no Instagram? Confira as nossas fotos no @omelhormesdoano
O Pastoruri é um glaciar que fica na montanha de mesmo nome, que fica situada no Parque Huascarán, próximo a Huaraz, na província peruana de Ancash. O glaciar em si inicia em 5201 metros e vem descendo até os 5 mil. Mas já teve uma extensão muito maior, foi contabilizado que 22% do glaciar já foi perdido desde que se começou a contabilização.
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!
E tem muita gente que fala (aí não sei se com base científica ou não) que até 2030 já não haverá mais glaciar.
Então corra e conheça mais essa região incrível do Peru!
Como chegar?
Pra chegar lá, apenas com guia. Mesmo com carro próprio você não pode entrar sem um guia autorizado. Então, não tem jeito, o tour é o melhor custo/benefício.
Faça uma blogueira feliz e comente 🙂
Meu segredo para baratear esse passeio? Simples, os passeios saem sempre entre as 9 e 10 da manhã. Faltando 15 para as 9, saí de agência em agência negociando. O tour que começou com 50 soles, terminou em 35 😉
Gastos:
35 soles o passeio (numa agência qualquer, a que eu consegui mais barato!)
10 soles a entrada
Bruna
30 de junho de 2017 at 18:51Oi Camila! Eu tenho dois dias de passeio em Huaraz, e tô em dúvida se faço Glaciar Pastoruri + Laguna 69 ou Laguna Churup e Laguna 69. O que você acha?
Camila Lisboa
1 de julho de 2017 at 17:15A Churup é mais difícil de achar tour =/ eu mesma fiquei em Huaraz uns 5 dias e não vi nenhum tour saindo… =/ Então, deixa pra decidir lá. se achar transporte pra Churup, acho que pode valer a pena!
O pastoruri é massa, mas se você conhece a Patagônia, não impressiona taaaaaaaaanto assim…
Luiza Ribeiro
26 de setembro de 2016 at 12:39Excelente Post Camila! Estou indo com meu noivo em novembro, gostaria de saber com qual agência vc fechou o pacote! Parabéns pelo Blog! Abraço
Camila Lisboa
26 de setembro de 2016 at 13:54Oi Luiza! Acabei fechando com a que tava mais barata… ou seja, não lembro! (rs). Ia de agência em agência negociando e a mais barata me levou todas as vezes (mão de vaca kkk).
Mas no Peru em geral essa coisa de agência não costuma ser indicativo de ser bom o passeio.. as agência se juntam e vai tudo no mesmo ônibus, então eu te recomendo ir pro preço mesmo.
Perto da Plaza de armas tem umas mil agências, vai na fé!
Beijos e boa viagem 🙂