[Esse é um papo para meninas 😉 ].Espero que vocês estejam acompanhando os posts sobre a MARAVILHOSA viagem que eu e a guria fizemos para Barbados, certo? O que vocês não sabem é que essa viagem surgiu numa data meio, hm, ‘inconveniente’. A semana em Barbados foi justamente a minha red week, mas isso não foi um problema! Deu pra surfar, fazer snorkel com tartarugas e praia, praia, praia sem me preocupar com isso. Faz tempo que eu aderi ao uso do coletor menstrual e quero contar pra vocês o porquê acho que tem tudo a ver com viagens 😉
Como funciona o Coletor Menstrual?
O coletor menstrual é um copinho que é colocado dentro da vagina e substitui o uso de absorvente (interno e externo) porque coleta (dã) todo o sangue perdido na menstruação.
Simplificando as coisas…
Mas o coletor menstrual funciona? É seguro?
Contando as minhas experiências de tempos com o coletor menstrual da InCiclo… Nas primeiras usadas era estranho e às vezes incomodava. Aí percebi que era pura encanação mesmo!
Um dia, fiquei tão encanada que não ia conseguir tirar que, de fato, não consegui tirar! 😯 Fiquei nervosa, os músculos se contraíram, chorei no banheiro (gente, que desespero, rs), mas me acalmei, passou a tonteira (risos infinitos) e tirei… e tirei o coletor bem fácil até.
E uma vez vazou também, quando eu tava dormindo. Mas depois percebi que eu tinha colocado mal o coletor e não tinha notado… coisas que com a experiência a gente aprende, né?

Aprende, mas às vezes esquece (rs). Esses dias, naquele último dia de menstruação que não vem quase nada, sabe? Eu esqueci que estava com o coletor e fiquei mais de 24 horas sem tirar! (eca!). Acabei esquecendo feio… (Pra vocês verem que não incomoda MESMO).
Hoje, já faz mais de ano que estou usando, aboli o absorvente da minha vida! (aleluia irmãos!) Gasto menos, poluo menos e faço aulas de surf em Barbados tranquila enquanto estou naqueles dias…
Já viu os nossos posts de Barbados? Confira todos nesse link aqui!
Como limpar o Coletor Menstrual?
Naqueles dias mais tensos, de 8 em 8 horas é ideal descartar o que foi coletado. Estando em casa, eu jogo o sangue na privada e limpo com água fria e sabonete neutro e, no fim do ciclo, fervo o coletor menstrual por uns 2 minutos para limpar bem! Aí é só guardar e lembrar dele um mês depois…
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
E para viagem, como fazer?
Mas viajando, limpar o coletor menstrual pode ser mais chatinho, certo? É, mais ou menos…
Usando banheiros tipo os de shopping complica um pouco mais, mas eu perdi a vergonha e limpo na pia mesmo! (Mas aí limpo bem antes com papel higiênico antes de lavar na pia, pra ninguém me olhar com cara feia =P ). Lavo bem e se tenho sabonete na bolsa, uso, se não, só com água corrente mesmo. Mas, de vez em quando, só descarto e coloco de novo, deixo pra lavar na tranquilidade do lar/hostel/couch… (Não é o ideal, mas não mata ninguém! Eu não vou ficar contando mentirinhas pra vocês, faço assim mesmo =P )

Usar o coletor menstrual dói? Incomoda?
Como falei antes, no começo pode ser meio bizarro e você pode se sentir meio weird com esse treco de silicone dentro de você. Mas eu me sentia muito pior com absorvente interno, então foi fácil adaptar no começo.
E vale a pena $$ ??
Vamos lá… Quanto você gasta em absorvente por mês? Uns 8 reais pelo menos? O InCiclo custa R$79,00 e com a taxa de entrega (chutando alto – vai que você mora no Acre), sairia uns 100 reais o total. Ou seja, em mais ou menos um ano o investimento se pagaria e você ainda deixa de jogar uns 10 kilos de absorvente no lixo!

Escolhendo a marca de coletor menstrual
Eu não tive dúvidas em escolher a InCiclo por vários motivos. Primeiro, a empresa é 100% brasileira! E segundo, são super super preocupados e tem ações em diversas frentes de caráter ambiental e social. E terceiro…quando eu fui comprar (faz um tempinho já) fui atrás de informações e o SAC deles foi atenciosíssimo!
(Dúvidas com o tamanho, sobre candidíase, outras bactérias, bloblobloblo… Eu sou meio noiada com tudo, normal)
Me deixaram segura e comprei toda contente meu primeiro coletor menstrual 🙂 E viajo com ele até hoje!
Mais detalhes (e vídeos, depoimentos, de tudo!) você pode encontrar no site da InCiclo. Ah, e a lojinha pra você comprar também!
Ah, esse post não é um publi! Todas as opiniões são pessoais (dá pra perceber?) e eu conto pra vocês porque eu gosto mesmo e quero ver todo mundo falando o que achou 😉
Rosangela
2 de fevereiro de 2019 at 09:07Oi Camila, to começando agora com o coletor… Um Inciclo também. Em viagens longas, se não tiver local para ferver no final do ciclo o que fazer? rs
Beijoss
Camila Lisboa
9 de abril de 2019 at 14:53Menina, eu tenho aquela panelinha mini da Inciclo que levo na viagem… não incomoda porque é super pequena e aí dá pra ferver em qualquer lugar.
Mas antes de eu comprar eu limpava bem com agua fervendo e lavava bem no banho também.
Line N.
30 de dezembro de 2018 at 20:53Hahahaha! Camila, já uso há uns 18 meses…mas vira e mexe, olha eu colocando copinho e absorvente pq o dito cujo resolve vazar. Ô ódiooooo! Mas pra viajar, realmente, quebra maior galho viu! Beijos e tenha uma boa vida! Luz!
Camila Lisboa
1 de janeiro de 2019 at 13:17Sério? Menina, pra mim só vaza quando eu esqueço hahahha… mas é coisa de jeito mesmo, as vezes se mudar a posição pra colocar o copinho já resolve (tenta, vai que )
Alyssa
20 de janeiro de 2017 at 21:19Camila, adorei esse post! Ainda não tinha visto alguém falando de usar o coletor em viagens! Também já uso faz um tempo e já tive essa experiência, dá muita liberdade, né? No começo é meio tenso de lavar nesses banheiros compartilhados, mas depois passa e a gente se vira hahaha O meu é Meluna mas minhas amigas falam super bem do InCiclo, também deve ser ótimo! =)
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 14:42Depois a gente perde a tensão e nem liga… rs… eu tava fervendo o meu esses dias mesmo no fogão daqui do hostel e teve até menino que me perguntou o que era… hahah
E vou eu explicar em inglês que coisa esquisita era aquela hahaha
Paula Abud
19 de janeiro de 2017 at 23:33Realmente absorvente é o ó! Adorei o post, Camila! Super esclarecedor e por você ser totalmente sincera, nós acabamos nos identificando também e o constrangimento em tentar usar o coletor já passa direto, fiquei super curiosa em tentar usar porque na boa, ninguém merece absorvente! kkkk.
Beijos.
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 14:44Ajuda muito!! 🙂 Pra viajar é super prático! 🙂 Testa e me conta se se adaptou fácil 😉
Patricia
16 de janeiro de 2017 at 11:00Já tina ouvido falar no coletor, mas nunca pensei em usar. Não curto os internos, mas tem momentos que é necessário.
Gostei desse lado ambiental!! Acho que vou aderir tbm!
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 16:41Menina, é tão mais confortável que o absorvente interno! Vc não tem ideia!
Compra que vai ver que vale a pena 🙂
Lorraine Faria
15 de janeiro de 2017 at 21:11Eu ainda tô na minha zona de ‘conforto’ no metodo tradicional, mas cada vez que leio sobre o coletor vou quebrando um pouco a minha estranheza com o novo!!
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 16:43Vale muito a pena, dá uma chance 😉
Marcia Picorallo
15 de janeiro de 2017 at 20:34Já tinha lido sobre o coletor em outro blog de viagem, mas você superou pelo detalhamento rsrsrs. Estou lendo o livro Livre, que deu origem ao filme de mesmo nome, em que a protagonista fica meses pra trilhar a PCT na costa americana e ela usava uma esponja (!). Que legal que estamos evoluindo, mas cá entre nós, eu ainda prefiro o absorvente interno nas minhas viagens!
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 16:43Menina, o absorvente interno sempre me incomodou… sei lá, é meio aspero =/ o coletor é mais prático 🙂 (e bem melhor que uma esponja hahaha)
Matheus Crespo
15 de janeiro de 2017 at 14:04Vou recomendar isso pras meninas que viajam comigo.
Que bom que vocês tem uma alternativa ao absorvente que pode ser mais prática =)
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 16:44=D
Klécia
14 de janeiro de 2017 at 16:30Acho a ideia do coletor incrível! Tava ontem mesmo combinando com umas amigas de comprarmos juntas e nos livrarmos de vez dos absorventes infernais hahah E pra viagem então, deve deixar a gente super tranquila!
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 16:45Compra mesmo e vem contar as suas impressões auqi 🙂
girlaine duque
22 de dezembro de 2016 at 16:38É isso ai Camila ☻ vamos divulgar essa maravilha! … ♥ Coletor é Vida é Liberdade! ♥
Camila Lisboa
24 de dezembro de 2016 at 15:22🙂 obrigada!!!
Nathana Reis
16 de outubro de 2016 at 15:03Muito legal essas informações! Ainda estou na moda antiga e não aderi ao coletor, mas estou pensando seriamente em entrar na onda, ainda mais com todo esse conceito ambiental! Adorei 🙂
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 21:53Pensa mesmo! É ótimo e funciona super bem 🙂 você vai adorar!
Alessandra Maróstica de Freitas
16 de outubro de 2016 at 01:43Nossa, fiquei imaginando o seu desespero em não conseguir tirar o coletor… Eu teria ficado desesperada também rsrs. Depois de ler seu post, me sinto mais à vontade para tentar usar. No início deve ser muito estranho, mas é ecologicamente correto e parece ser muito prático. Obrigada pela dica!!!
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 21:56*Momentos de tensão* rs…
E sabe que no começo é estranho, mas mais colocar e tirar, porque você nem sente que dá com o coletor… é mais confortável que OB!
Cristina
15 de outubro de 2016 at 18:03Menina, nunca parei para pensar nisso! Uma novidade que precisa ser divulgada. Parabéns pelo post! Esclareceu muitas dúvidas! Abraços, Cristina
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 21:58Para, pensa e compra! 🙂 Vale a pena!!!
Flávia Donohoe
15 de outubro de 2016 at 17:33Oi Camila, pra falar a verdade nunca pensei em usar o coletor, mas é realmente uma boa ideia e não afeta tanto o meio ambiente, vou procurar por aqui e ver se acho um parecido, obrigada pela dica, nunca tinha pensando nisso!
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 22:02Vê mais detalhes no site da Inciclo que você vai terminar de se convencer 🙂 Vale a pena demaaais!
angie
15 de outubro de 2016 at 12:06eu to testando ainda, primeira vez não deu certo, segunda marromeno e to esperando a terceira vez pra ter uma opinião certeira..melhor de 3 né aheuaheu tem que insistir pra dar certo, pq é uma ideia tão boa! só com o tempo pra ir pegando as manhas (que nem colocar o sutiã, antes era impossível achar o fecho nas costas, tinha q virar pra frente e depois desvirar hauehae)
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 22:03hahahahha adorei a comparação!
Mas é isso mesmo! Com o tempo vai se adaptando 🙂
Deisy Rodrigues
15 de outubro de 2016 at 01:15Eu nunca usei coletor, mas fiquei curiosa, seu post super explicadinho, parabéns.
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 22:04Vale a pena, Deisy! Compra um e testa 🙂 vale a pena!
Marianne
14 de outubro de 2016 at 19:01Caraaaa tô doida pra experimentar! Se tem uma coisa que sempre me irritou desde a adolescência foi o Absorvente. Ele é o causador da minha tpm e não os hormônios! Uso mto mais os internos, pois me incomodam menos, mas já li tanta coisa ruim, sobre o mal que faz e as substâncias que tem neles (nem sei se é verdade) que tô super curiosa pra testar o coletor!! Adorei as dicas e a sinceridade!
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 22:06Se você tá acostumada com o interno, vai adorar o coletor… até porque é muuuuuito mais cômodo e prático que o interno!
Testa mesmo e me conta 🙂
Daniela Xavier
14 de outubro de 2016 at 17:48Oi Camila!!! Já tinha visto sua foto no Insta há algum tempo atrás e não conhecia, na ocasião fui fussar para entender o que era… achei fantástico! Quase, quase comprei… mas fiquei meio insegura, sei lá. Mas seu post me deixou mais tranquila, acho que vou fazer o teste. Muito bom seu texto e adorei o fato de escrever sem “vergonha”, todas nós sofremos com “esses dias” e qualquer dica ou ajuda é super bem vinda!!! Obrigada, bjs
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 22:10Compra sim e me conta o que achou 🙂 os primeiros meses podem ser meio complicadinhos, mas é só adaptação mesmo 🙂
Katarina Holanda
14 de outubro de 2016 at 15:06Eu tomo pílula contínua e não menstruo, mas desde que começaram a falar do coletor eu achei demais! Com certeza usaria <3 Absorvente é uma desgraça. ¬¬'
Camila Lisboa
17 de outubro de 2016 at 22:12Suspendi a pírula (cheguei nos 30 e vi que tava me fazendo mal =/ – tô véia, rs) e comecei com o coletor! Tô me sentindo super bem o mês inteiro 🙂
Karilayn Areias
10 de outubro de 2016 at 15:18Que legal seu post Camila! Deu pra ver toda a sua sinceridade e me tirou várias dúvidas. Tô pensando em começar a usar o coletor por diversos motivos. E o que está me impedindo é o fato de ter medo de me incomodar, pois não curto absorvente interno. Mas, ao mesmo tempo, creio que seja costume. Enfim, obrigada pelas dicas!
Camila Lisboa
10 de outubro de 2016 at 18:43Eu já usei absorvente interno e pra mim sempre incomodou… mas apesar de ser maior, o coletor é mais adaptado ao corpo e, como é de silicone, não machuca como o OB…
Fiquei cheia de receio antes, mas tô adorando e não troco por nada!
Marieli Granusso
9 de outubro de 2016 at 08:42Oi, Ca! Adorei as dicas… comorei o meu o mês passado e ainda tô na fase de adaptação hahahah achei um pouco estranho na hora de tirar, pois parece que nunca vai sair! Normal, então? Beeeijos!
Camila Lisboa
10 de outubro de 2016 at 18:50Olha, Má, chega num ponto que você consegue tirar quase sem fazer esforço 🙂 Vai por mim que melhora com o tempo 😉