Morando no Chile já tive a oportunidade de ir a vários festivais gastronômicos – o povo gosta de comer muito e comer bem por aqui! O Ñan, em Santiago foi uma experiência bacana, mas nem comparação com um ‘the real’ festival chileno e essa experiência só tive no Chancho Muerto, na VII Região, em Talca – 3 horas ao sul de Santiago.
E o slogan é o mais verdadeiro: comiendo como chancho – comendo como porcos! =P
O festival Chancho Muerto
Eu tinha me esquecido do Chancho Muerto e, por uma sorte danada, acabei tendo que ir ao centro de Talca na sexta feira. E dei de frente com um monte de tendas, quase cobrindo toda a Plaza de Armas… E caiu a ficha! Esse fim de semana seria o Chancho Muerto – o festival que eu tinha perdido em 2015 porque tinha fugido pra Argentina pra conseguir mais uns dias de visto (rs).
O Chancho Muerto é um dos maiores festivais gastronômicos – se não o maior – do Chile! Na edição 2016 foram 14 TONELADAS de carne de porco e mais de 28 toneladas de acompanhamentos! Gente, é um absurdo de comida, de verdade é assustador.
E se é vegetariano já te adianto que não é um festival inclusivo… o Chancho Muerto é sobre carne de porco e tudo, absolutamente tudo, leva carne.
Mas sim é inclusivo quando se leva em conta a regionalidade chilena: desde Arica a Punta Arenas – passando pela lindíssima Ilha de Páscoa – todas as particularidades das regiões estão representadas nos stands do festival. E com comidas maravilhosas!
Usando os nossos links parceiros, você ajuda o OMMDA a continuar trazendo dicas:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
O que eu comi no Chancho Muerto:
Provei 4 pratos que eram maravilhosos!
Na primeira foto, um chef de Punta Arenas trouxe um …. , com pebre (tipo um vinagrete típico chileno) com frutos patagônicos. Espetacular!
Na segunda, a que eu fiquei mais tempo na fila, um chef peruano de Tacna, trouxe um MARAVILHOSO chicharón – carne de porco frita – com um molho picante de rocotos. Valeu cada um dos 45 minutos da fila, tava absurdamente bom.
O terceiro foi uma receita de Iquique, no norte do Chile, de uma preparação com molho de manga e maracujá! Nunca pensei que um prato com carne de porco seria tão leve.
E o último prato que provei, pra fechar com chave de ouro, foi da Ilha de Páscoa, uma receita super saborosa com molho de abacaxi e chips de camote. Valeu a pena cada caloria!
O detalhe é que eu nem sou muito fã de carne de porco, então tava bom mesmo, não é propaganda enganosa!
What else…
Não é só comida – mas comida é o principal! Tem artesanato, dança típica, shows… Dá pra ficar o dia todo!
E também tem cervejas artesanais e vinhos da região. É super completo e cheio de coisas deliciosas.
Quanto custa a entrada ao Chancho Muerto?
Nada! =D
O festival é de graça, mas pra comer se paga – claro – mas se paga pouquinho! Com 3000 pesos chilenos (mais ou menos R$17) eu comprei o combo que vinha com o prato de cerâmica – super típico da região, duas degustações e um copinho de vinho.
Quando acontece o Chancho Muerto?
Sempre em agosto e normalmente no primeiro fim de semana, mas a data do Chancho Muerto varia a cada ano. Pode me perguntar no Facebook que eu aviso quando tiver chegando 🙂
Como chegar a Talca?
Talca fica pertinho de Santiago, apenas 3 horas ao sul. No Terminal Sur, você pode escolher entre várias empresas que fazem o trajeto, mas a que eu mais gosto de viajar é a Talca, Paris y Londres (sim, é esse mesmo o nome, rs). Custa CLP 6000 (mais ou menos R$35) e é super pontual.
Estou preparando um post cheio de comidinhas chilenas 🙂 se você tem uma sugestão, comente! Adoro comentários!