O Equador é um país meio desconhecido pelos brasileiros. Conheci um brasileiro em Baños e mais uns 5 em Quito. E só! (e sim, eu passei quase um mês viajando por lá)
Então, pra instigar vocês a conhecer um país que me acolheu de coração e me deixou com muitas lembranças excelentes, vou começar uma série de posts de lá.
Preparados?
Baños é um charme de cidadezinha misturado com um monte de esportes de aventura pra tudo quanto é lado. Pra melhorar, ainda tem o Tungurahua, um vulcão super imponente ao fundo (que sempre tá lá fumaceando e, se tiver sorte, ainda dá pra ver umas lavas. Sério!).
O que fazer em Baños?
Depende da sua grana, mas vão aí algumas ideias pra vocês:
Rota das Cachoeiras (ou ruta de las cascadas)
É um passeio imperdível onde você pode conhecer a região de chiva, um ônibus aberto com reggaeton tocando no último volume, ou de bicicleta, que é a nossa recomendação.
O passeio de bike é bem tranquilo, praticamente só descida, e no aluguel da bike você ainda pega uma corrente e um cadeado, então pode parar onde quiser, o tempo que quiser, bem no seu ritmo!
Pode reservar pelo menos um período pra fazer esse passeio, vale muito a pena!

Custos:
Tanto o aluguel da bicicleta quanto a chiva custam USD 5.
OBS: tem empresas que alugam por mais, estou levando em consideração a mais barata com bom serviço 😉 )

Casa de Árbol:
É um mirador incrível para o Tungurahua. Você pode ir a pé, numa trilha que vai te tomar boa parte de um dia, ir de carro, ou ainda ir de carro com uma bike e fazer um downhill depois.
A graça do mirador é ir no balanço que dá um friozinho na barriga porque tem um desfiladeiro imenso pra baixo.
Ou faz que nem eu, que não vê nem o vulcão nem o desfiladeiro porque o tempo tava péssimo (mas a foto ficou boa, vai, rs).
Outro passeio de bicicleta que adoramos fazer na América do Sul é o Downhill en La Paz, confira os detalhes aqui.
Custos:
Se for de bike: USD 5 do aluguel + táxi.
Táxi: cerca de USD 20.
E não se paga a entrada (mas tem uma caixinha pra contribuição para a manutenção do lugar)
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!
Banhos termais
Em Baños tem duas termas, que são atrações muito comuns entre os equatorianos. De fim de semana bomba tanto que é provável que você tenha que esperar alguém sair da água pra você entrar.
Mas são bem limpos e organizados apesar de sempre cheios. A pedida é acordar cedo e ir, ou, se estiver lá durante a semana, pode ir um pouco mais despreocupado.

Custos: A entrada nas termas é de USD 3.
Tem uma que é bem próxima o centro da cidade (La Virgen) e uma mais afastada (El Salado). Nessa última, você gastará cerca de USD 1,5 em cada trecho de táxi
Rafting
A região é muito procurada por esse esporte, que tem um preço bastante razoável, e é praticado em rios de Classe III ou IV. O tour dura cerca de 4 horas e tem incluído todos os equipamentos de segurança necessários e ainda tem um almoço no final 😉
Custo: USD 20
Quito também é uma excelente opção no Equador. Conheça o Parque Mitad del Mundo nesse post aqui.
Pular de uma ponte – puenting
Tem vontade de se aventurar e pular de uma ponte? O puenting é basicamente isso, se jogar no nada de uma ponte, com todo um equipamento de segurança que absorve a força do impacto. São 100 metros de altura!

Mas se você é corajoso, vai desembolsar USD 15 pela aventura. =)
Tirolesa
Aí sim eu tenho mais coragem! (ufa!)
Tem várias opções de tirolesa em Baños, mas a mais bacana é a Canopy Baños San Martin porque é a mais longa e oferece uma série de atividades. A primeira é a tirolesa de 800 metros sobre o rio, depois você atravessa uma Ponte Tibetana
Confira as nossas fotos no nosso Instagram @omelhormesdoano e use a nossa hashtag #omelhormesdoano

Sobe/escala um monte de degraus na pedra e chega pra mais uma tirolesa, dessa vez mais curta.
Valeu bem os USD 20 investidos! E o bom é que fica bem perto de Baños, é só pegar um ônibus que tenha o zoológico como destino e você estará a uns 200 metros do Canopy.
Localização:
Baños está de 4 a 5 horas ao sul de Quito e cerca de 6 horas de Cuenca.
E aí, animados pra conhecer Baños? Comente pra gente!
Brenda Reis
17 de janeiro de 2017 at 14:09Olá, amei seu blog e curti muito seu relato sobre Baños. Tem alguma agência dos passeios para indicar?
Camila Lisboa
24 de janeiro de 2017 at 14:45Oi Brenda 🙂 Obrigada pelos elogios! E em Baños eu fui pelo preço mesmo, a mais barata me levou, então não sei te indicar nenhuma… e ir pelo preço pra mim foi uma ótima, nenhum problema por lá!