A queridinha da neve, a cidade argentina mais brasileira da patagônia é bem conhecida pelas suas cervejas artesanais. Existem várias cervejarias de Bariloche que se transformaram em barzinhos e servem sua própria produção. Eu adoro.
Tanta tradição em cerveja se explica porque Bariloche recebeu um grande número de alemães desde que Herr Karl (Carlos) Wierderhold, criou ali um armazém, em 1895, dando origem à cidade. E com os alemães, veio a cerveja, como não poderia deixar de ser.
As melhores cervejarias de Bariloche
Cervejaria Blest
A minha cervejaria preferida em Bariloche é a Cerveceria Blest, a pioneira da cerveja artesanal de Bariloche. Os milhares de descansos de copos desenhados pelos visitantes e pregados nas paredes são A CARA da Blest. Para mim, é impossível ir a Bariloche sem ir à Blest.
Eles têm produção própria de cerveja artesanal, e eu recomendo que testem todas para escolher sua preferida. As variedades da Blest são: pilsen, bock, scotch ale, cream stout e uma variedade de framboesa. Para comer, eles oferecem deliciosas pizzas, que os meninos adoram. Da última vez comi uma truta que estava divina. A Blest fica um pouco mais distante do centro de Bariloche, no km 11 da av. Bustillo (ou seja, a 11 km do centro de Bariloche). Abriram outra filial também no Km. 4 da Av. Bustillo (que eu ainda não conheci).
Cervejaria Berlina
Bem pertinho da Blest tem a cervejaria Berlina. Também produz sua própria cerveja num ambiente é um pouco mais sofisticado, com comidas mais requintadas.
Cervejaria Bachmann
A cervejaria Bachmann fica no centro de Bariloche e certamente vai te ganhar. A Indian Pale Ale deles é muito boa. As demais variedades também valem a pena.
Já existe um ranking das 10 melhores cervejarias em Bariloche, dá uma olhada.
Se você é de Curitiba e ficou com vontade de provar cervejas maravilhosas, confira esse post aqui!
Fora de Bariloche também tem cervejarias
Em Villa La Angostura, a 80 km de Bariloche, tem a cervejaria Australis, feita e vendida no restaurante de mesmo nome. Outras cervejarias de lá são a Epulafquen e a Lagos, que são prestigiadas e vendidas em quase todos os restaurantes de Villa la Angostura. As loiras (rubias) e ruivas (rojas) são excelentes e refrescantes.
Em San Martin de Los Andes, a 150 km de Bariloche, existem pubs muito bons, com destaque para a cerveja local Lacar. Mas você encontra outros rótulos locais facilmente supermercados ou delicatessens. A mais comum é a El Bolson, que homenageia a cidade e a região conhecida como capital do lúpulo na Argentina. A variedade impressiona, tem desde defumada a cerveja com frutas.
Quer tirar todas as suas dúvidas sobre Bariloche? Conheça o Guia Essencial de Bariloche e Villa la Angostura!
Dava pra ter enganado que o post era meu, né? (Aqui quem fala é a Camila, mas só nesse finalzinho!). Mas quem escreveu foi a Adriana, do Atravessar Fronteiras! Agradeço demais o post e deixo sempre as portas abertas aqui no OMMDA 🙂 E aí, quem mais é cervejeiro e quer contar dicas do mundo pra gente? Manda um email ou comenta aqui as suas sugestões!
jeanne
26 de outubro de 2018 at 21:51Estive em Bariloche recentemente e experimentei a Artesanal de Cassis da marca Gennow. Muitoooo boa! Estou tentando comprar pela internet e não encontro. Caso alguém conheça o caminho para conseguir, me avise.
Ana Carolina Miranda
21 de abril de 2017 at 23:49Cerveja artesanal é tudo de bom, né? Adorei a dica da Cervejaria Blest e já anotei. Quando for a Bariloche, certamente irei lá provar as cervejas.
Camila Lisboa
22 de abril de 2017 at 13:23Prova e conta pra gente o que achou 🙂
Cleber Yamamoto
21 de abril de 2017 at 23:39Não sei mais que gosto tem a cerveja, já estou há 2 anos sem beber rsrsrs!! Entrei na vida fitness e nunca mais saí. As cervejas de Bariloche devem ter um sabor bem peculiar. Ótimo post!
Camila Lisboa
22 de abril de 2017 at 13:23Que invejinha… a minah vida fitness não sobrevive sem uma cervejinha de vez em quando =P
Keul Fortes
21 de abril de 2017 at 12:58Que post! Apesar de não ser tão fã de cervejas eu adorei. Fiquei com vontade de experimentar pelo menos algumas. hahaha! Parabéns pelo post.
angela sant anna
21 de abril de 2017 at 11:31bahh cerveja é comigo mesmo!! nada melhor do q tomar aquela cerveja artesanal bem encorpada perto de uma lareira!
Camila Lisboa
21 de abril de 2017 at 19:03E em Bariloche!!! Vista show <3
Aline DP
20 de abril de 2017 at 22:04Era a informação q faltava para eu me animar a visitar Bariloche kkkk
Camila Lisboa
21 de abril de 2017 at 19:04eeeeeeeeeee salud! 🙂
Dilma
20 de abril de 2017 at 21:19Não sou muito chegada em cerveja, mas para que curte, o post dá super dicas, só tem que tomar cuidado para não gastar todo o tempo da viagem em degustação hahaha
Camila Lisboa
21 de abril de 2017 at 19:05Viajar é degustar também! 🙂
Ana Flores
20 de abril de 2017 at 20:10Ahhh ai sim! adoro cervejas, e conhecer cervejas locais! Eu sempre indico o app Untappd. Ele ajuda a escolher uma cerveja de acordo com a nota dada por consumidores!
as que voce citou eu ainda nao conhecia. Será que vende por aqui?
Camila Lisboa
20 de abril de 2017 at 20:15Eu uso muito o untappd! 🙂 É um ótimo ‘termometro’ pra saber se é uma boa cerveja ou nao =D mas eu vou experimentando todas, tenho um gosto peculiar hahaha
Carolina Belo
20 de abril de 2017 at 19:54Oi Camila!!! A Adriana é Mestre, ou melhor, Doutora em Bariloche!!! Eu não sou muito chegada a cerveja, mas gostei de ver tantas opções… Eu nem sabia que essa influência era derivada da imigração alemã. Parabéns para ela pelo post e a você por ter aberto espaço para que ela escrevesse…
Abraços,
Carolina
Camila Lisboa
20 de abril de 2017 at 20:13Essa lista é feita por quem mais entende de Bariloche MEEEEEESMO! Então dá pra confiar 🙂
Marlise Vidal
20 de abril de 2017 at 17:44Oi Adriana,
Me diz uma coisa, você consegue beber todas estas cervejas? Pq eu só ficaria olhando, não sou muito chegada em cerveja artesanal.
Abs, Marlise
Bruno Reis
20 de abril de 2017 at 08:40Terra muito boa pra cervejas!!
Camila Lisboa
20 de abril de 2017 at 12:15Muuuuuuuito, né? 🙂