Voltar ao Atacama pela terceira vez não estava nos planos: repetir lugar já não é a minha praia, ainda mais assim, tantas vezes… E depois de uma experiência ruim, dá menos vontade ainda, né? Mas o Mike da Ayllu Atacama me chamou e eu resolvi desempatar o jogo – a terceira experiência teria que ser boa pra salvar! E começo contando pra vocês sobre a ida a Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, bora?
Detalhes detalhadinhos sobre o tour a Piedras Rojas:
Cedinho, ainda de noite, a van passa pra me buscar no hostel. Eu, naquela de viajante sem dinheiro, nem tomei café da manhã porque já sabia que estava incluído no tour – nos hosteis de SPA é raro que tenha café incluído e lógico que esse era o meu caso. E apaguei…
Acordei com o guia parando o carro pra gente dar uma olhadinha no que estava por vir…
Piedras Rojas
Várias fotos depois, vamos pras tais Piedras Rojas porque além de tirar foto eu quero é comer! E falando em tirar foto, cadê a minha GoPro?
– 5 minuto de desespero –
Estaria a GoPro por lá, onde tiramos as primeiras fotos? Vamos voltar lá de carro?
Momento ufa: A GoPro tava caída debaixo do banco. Ufa mesmo!
Os guias nos contaram muito de como a região foi formada, da influência dos vulcões na paisagem e um pouco dos animais que vivem por ali. Pra mim é uma parte super importante e sempre sou aquela chata curiosona que fica perguntando…
Enquanto os guias preparavam nosso desayuno chiquérrimo, a gente – babando pela paisagem – tava lá curtindo aquele lugar surreal. E por a gente digo a gente mesmo, nós, povo brasileiro! Só tinha BR BR nesse tour e, incrivelmente, foi demais 🙂 Normalmente sou meio ‘assim’ com hordas de brasileiros por aí, mas estávamos com um grupo divertidíssimo!
Caminhadas, poses e muitos cliques depois…
~Divando~ com essa mesa e esse café da manhã MARA em Piedras Rojas!
O bom é que fomos no nosso tempo e tínhamos todo o lugar só pra gente, já que a Ayllu sai antes de todas as agências e é a única que serve o café lá em Piedras Rojas, e só quando estávamos comendo as últimas bolachinhas caseiras que começamos a ver outras vans chegando. E aí a gente já tava seguindo pro próximo destino…
Uma parada especial no caminho…
Mas antes com uma parada para fotos de Instagram (e você, já segue a gente no @omelhormesdoano?).
E cadê meu celular?
– 5 minutos de mini ataque cardíaco –
Tava caído no banco da van. (Nunca mais uso essa calça de hippie com bolsos rasos).
E você achando que a melhor parte foi o início? Então… tenho a dúvida do que é mais bonito: Piedras Rojas ou as Lagunas Altiplânicas!
Além disso tem uma parada quase que desconhecida… o passeio com a Ayllu para nesse espetáculo de laguna, diz que não vale a pena se congelar um pouquinho pra tirar mais fotos?
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Lagunas Altiplânicas
E, repeteco, porque as Altiplânicas eu já tinha conhecido em 2013, na minha primeira ida ao Atacama… Contada aqui!
Lá nas Lagunas também tivemos tempo para andar, fazer um pequeno trekking e aproveitei pra conversar com uma brasileira, que estava entrando no mundo das viagens depois de se separar. E nunca é tarde pra conhecer o mundo, né? Toda força dada e espero encontrar esse povo por aí – afinal o mundo é pequeno demais pros viajantes!
Nem preciso falar muito, acho que as fotos mostram quão linda é essa região das Lagunas Altiplânicas.
E a dica é desligar um pouco a câmera e contemplar! Tanto Piedras Rojas quanto as Lagunas são cenários ideais para meditar um pouco e fazer planos de vida, de viagens, de mudança…
A volta foi tranquila – sem perder mais nada – passando por alguns povoados no caminho, mas com a cabeça – de gordinha – pensando no almoço que estava nos esperando lá no delicioso Restaurante Ayllu, pra fechar com chave de ouro esse dia incrível!
Quanto tempo de tour?
Piedras Rojas é quase que um full day, saindo do hostel às 5 da manhã e voltando pra Ayllu, pra almoçar, mais ou menos às 4 da tarde.
E é muito bem aproveitado! =) Nem cansa de ver tanto lugar bacana!
Entradas:
Em Piedras Rojas não se cobra a entrada, mas no Setor Lagunas Altiplânicas, do Parque Nacional Los Flamencos são cobrados 3000 pesos chilenos por pessoa de entrada (para idosos CLP 2000 e crianças CLP 500).
O Rafael, do Viagem Primata, foi a Piedras Rojas também! Então, se você quer se aprofundar um pouquinho mais sobre os vulcões e aproveitar e ver uns vídeos sobre a experiência, dá um pulinho aqui!
Dicas importantes para sobreviver para curtir Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
O tour chega a mais de 4000 metros e, pra essa altitude, todos os detalhes contam:
- Leve uma garrafinha com água e se mantenha constantemente hidratado (essa dica serve pra todos os dias no Atacama, viu!);
- Aguente a fome da manhã e deixe pra comer o café da manhã do tour, subir de San Pedro e chegar a 4000 metros com o estômago cheio vai te fazer sentir mal durante o caminho;
- E pode aproveitar pra dar uma dormidinha na ida! Os guias (e o sol) vão te acordar quando estiver mais claro;
- Sem loucuras de correr, pular, se jogar… vai na calma!;
- (Se controla na foto louca);
- E vai bem abrigado, sempre, mas sempre vai fazer frio nessa região. Calça jeans, um bom fleece, um corta vento, cachecol… leva tudo! Pior dos casos, deixa na van se sentir calor – mas não vai sentir, rs;
- Dorzinha de cabeça é normal… mas se aumentar muito, avise o guia!;
- E no café da manhã, manere no café (é difícil, eu sei), uma xícara de chá de coca pode te ajudar durante o dia;
- Sem frescura: só tem banheiro nas Lagunas Altiplânicas! E tava uma fila MONSTRUOSA! (Adivinha quem teve que usar o ‘baño inca’? o/);
- Complementando a dica anterior: lenços de papel são bem úteis! Nariz escorrendo e ‘baño inca’ pedem lencinhos.
Porque escolher a Ayllu?
Porque é a única agência que te leva pra tomar café da manhã com essa paisagem maravilhosa em Piedras Rojas!
Fora o serviço que é demais <3 Você sai de lá com dó de voltar pra casa, vira família dos guias e o pessoal da agência e é tratada como rainha!
É um investimento que vale a pena!
Viajamos à San Pedro com o delicioso convite da Ayllu Atacama. E não é por isso que deixamos de escrever o que pensamos e a nossa opinião sobre tudo! Nos mantemos isentos e fiéis com vocês, amigos 😉
Janaina
4 de junho de 2018 at 21:07Olá Camila, em que mês vc esteve no Atacama? Abs. Janaina
Camila Lisboa
4 de junho de 2018 at 23:02Oi Janaina 🙂 já fui pro Atacama 3x hahaha mas essas fotos de Piedras Rojas foram de maio de 2016 🙂
rafael bandeira de oliveira
13 de outubro de 2017 at 01:04Piedras Rojas é um lugar espetacular ………..q beleza
Camila Lisboa
29 de outubro de 2017 at 18:37Meu preferido, viu 🙂
Liliane Inglez
2 de outubro de 2016 at 17:27Gente, cada vez mais convencida de que preciso conhecer o Atacama!!!! Que lugar lindo! Fotos incríveis!!! Parabéns!
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 20:58<3 obrigada!
Escolho Viajar
2 de outubro de 2016 at 13:53Oi Camila! Poxa, se é para ser assim dá para ir pela terceira vez, não é mesmo? Essas fotos estão de mais e eu imagino que ao vivo deve ter sido realmente incrível!
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 20:59San Pedro dá pra ir segunda, terceira, quarta, quinta vez… só surpreende <3
Katarina Holanda
2 de outubro de 2016 at 11:46Incrível! Meu preferido <3 Uma pena eu ter passado super mal no dia que eu fui. 🙁 Quero voltar mais preparada pra altitude pra conseguir curtir mais. Fotos lindas!
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:00Jura? Altitude só me fez sentir meio estranha no Lascar mesmo… Mas cada pessoa muda, né? E inclusive isso muda de viagem pra viagem… Pode ser que na próxima vez você tenha mais sorte 😉 #oremos
Dayana
2 de outubro de 2016 at 09:28Que Piedras Rojas era um lugar lindo, impressionante e com cores para lá de vivas, eu até sabia. Mas essa do café da manhã… hummm… me deixou tentada! hahaha
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:01<3 nutella <3
Taís
1 de outubro de 2016 at 18:44Essa região é sensacional mesmo!
Eu tive oportunidade de ver as lagunas altiplanicas do lado Boliviano e fiquei completamente apaixonada. Fiquei pouquinho no Atacama e não pude aproveitar os passeios ao redor, preciso muito voltar um dia e claro incluir Piedras Rojas no roteiro! 🙂
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:03A minha primeira vez no Atacama foi igual… fiquei pouquinho e tinha ido na Bolívia também. Mas deu vontade de voltar pra conhecer mais (e valeu a pena demaaaaaaaaaais!).
Dá mais uma chance pro Atacama 😉
Cristina e Renato
1 de outubro de 2016 at 13:22Olá, Camila!!! Há anos tenho vontade de conhecer o Atacama, está faltando férias na minha vida, rs. As fotos estão maravilhosas e só aumentaram o meu sonho! Aliás, que mesa de café foi essa? Maravilhoso! Abraços, Cristina – Blog Pegadas na Estrada
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:10Gente, esse café da manhã com essa vista é uma coisa de louco! Voltaria só pela nutella com essa paisagem =D
angie
30 de setembro de 2016 at 23:50mas eh muito retardado de bonito ne pqp chega logo novembroooo
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:11San Pedro <3
Alessandra Maróstica de Freitas
30 de setembro de 2016 at 21:31Que lugar fantástico! As fotos estão lindas e fiquei imaginando como deve ser ao vivo. PRECISO conhecer!!!
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:11As fotos nem mostram todas as cores… esse lugar é um espetáculo!
Itamar Japa
30 de setembro de 2016 at 15:26Que demais! Cada post seu nos instiga a querer colocar a mochila nas costas e partir imediatamente… Cada lugar lindo! Parabéns novamente!
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:12Já te falei que você precisa voltar pro Chile?!?! =D
Luciana de Campos Assis
30 de setembro de 2016 at 14:19Ca seu post só me deixou mais doida ainda para correr pro Atacama!! Menina que lugar lindo!! Suas fotos estão perfeitas!!!!
Camila Lisboa
5 de outubro de 2016 at 21:12Obrigada <3
Rozembergue
5 de julho de 2016 at 20:43Lindas paisagens! Que vontade de conhecer o Atacama!
Camila Lisboa
11 de julho de 2016 at 12:21Vale a pena!