Logo depois de me propor a escrever esse texto sobre quais cidades você deve visitar na América Central, vi a encrenca na qual estava me metendo.
Seguinte. Por mais que eu adore textos no estilo de listas ou Top 10, a verdade é que eles são muitos relativos e até de certa forma limitados. A não ser que você faça uma lista com um milhão de itens, você com certeza deixará lugares incríveis de fora dela.
Mas na vida é assim. Tudo tem suas vantagens e desvantagens.
E se o argumento citado acima entra como um ponto negativo, um dos pontos positivos nesse tipo de texto é que ele ajuda e muito, quem está começando a planejar uma viagem e ainda não tem nem ideia de para onde ir.
Pois bem. Pensando nesse aspecto de utilidade pública, decidi seguir em frente com o post e contar para você, quais são as cidades imperdíveis para incluir em um roteiro de viagem pela América Central.
Claro, na minha humilde opinião, hehehe.
10 lugares imperdíveis na América Central
San Blas, Panamá
Começando com o lugar que me motivou a viajar pelo Panamá e consequentemente por toda América Central: San Blás.
Esse arquipélago panamenho, formado por 365 ilhas, é um dos lugares mais incríveis que já visitei na América Latina.
Obviamente, parte disso deve-se a paisagem que você mesmo pode ver nas fotos abaixo: mar azul, areia branca, coqueiros… Um verdadeiro paraíso, como de fato é.
Porém, o que torna esse lugar ainda mais especial, é que ele está desconectado de qualquer coisa que estamos acostumados no nosso dia a dia.
Em San Blás você NÃO terá wifi, restaurantes, bar, balada, água quente ou qualquer outra coisa do tipo.
Além disso, todas as acomodações e refeições disponíveis são bastante simples.
Use os nossos parceiros para viajar tranquilo pela América Central e pelo mundo, e de quebra, ajudar o OMMDA:
Reservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!
A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!
Bocas del Toro, Panamá
Outro conjunto de ilhas no Panamá bastante procurada pelos turistas é Bocas del Toro.
Diferente de San Blás, Bocas é uma cidade desenvolvida. Ou seja, você irá encontrar diversas opções de bares, restaurantes, hospedagem e comércios em geral.
Muitas pessoas decidem incluir apenas um desses destinos em um roteiro pelo Panamá. Eu sinceramente recomendo que você conheça os dois se possível.
Saiba que ao optar por apenas um, automaticamente você deixará de conhecer algumas das praias mais lindas da América Central.
La Fortuna, Costa Rica
Na cara Costa Rica, La Fortuna aparece com um ótimo custo beneficio para todos aqueles que não querem gastar muito e ainda assim realizar diversas atividades em contato com a natureza.
O Vulcão Arenal é uma das principais atrações da cidade e uma boa opção para os que querem fazer um hiking não muito cansativo.
Já a trilha pelo Vulcão Cerro Chato, exige um preparo físico um pouco melhor.
Há poucos quilômetros do centro da cidade muitas cachoeira podem ser visitadas para se refrescar no final do dia.
Outro passeio que você não pode deixar de fazer é conhecer o Rio Celeste, localizado no Parque Nacional Volcan Tenorio
Curta a nossa página no Facebook 😉
León, Nicarágua
A cidade mais legal e a minha preferida na Nicarágua.
É em León onde você poderá descer um vulcão ativo, o Cerro Negro, a mais de 40 km/hora sobre uma prancha de madeira. Essa “prática esportiva” conhecida como Volcano Boarding, foi um dos principais motivos para colocar León no cenário turístico da Nicarágua.
O centro histórico da cidade é bem preservado e vale muito a pena reservar um dia para conhece-lo.
Outro lugar que você pode incluir no seu roteiro é a praia Las Peñitas. A apenas vinte minutos de León, ela é bastante procurada pelos surfistas da região ou por quem quer curtir as animadas festas do BigFoot Beach House.
Isla Ometepe, Nicarágua
Localizado ao sul do país, próximo da fronteira com a Costa Rica, a Isla Ometepe é um dos destinos mais visitados na Nicarágua. E você também deve inclui-lo na sua viagem caso esteja em busca de tranquilidade e contato com a natureza.
Duas das principais atrações por lá são os hikings pelos vulcões Concepción e Madera. Apesar da caminhada não ser das mais fáceis, a vista é deslumbrante.
Santa Ana, El Salvador
Segunda maior cidade salvadorenha, muitas pessoas me questionam o motivo de incluir Santa Ana em uma viagem pela América Central.
Sim. É bem verdade que a cidade em si não tem lá grandes atrações. No entanto, ela funciona como um excelente ponto de partida para você conhecer algumas das paisagens mais lindas desse país.
Parque Nacional los Volcanes, Lago Coatepeque, Ruínas de Tazumal e ainda fazer a Ruta de la Flores. Esses são apenas alguns dos lugares que você poderá conhecer incluindo Santa Ana na sua viagem pela América Central.
Antigua, Guatemala
Durante muito tempo Antigua foi a capital da Guatemala. Após sofrer com muitos terremotos e até inundações, o governo optou em escolher outro lugar para ter como base.
Hoje, ela é uma dos principais destinos turísticos desse país e uma das cidades latino americanas mais agradáveis que já visitei.
Sobram motivos para você conhecê-la.
Para começar, o clima ameno durante a maior parte do ano já é um diferencial para os padrões elevados de temperatura predominantes na América Central.
A boa infraestrutura para receber todos os tipos de viajantes também é outro ponto positivo.
As belas construções antigas e cheias de história são as principais atrações da cidade e merecem ser visitadas.
Outro fato importante, é que Antigua está no meio do caminho para conhecer outros lugares interessantíssimos na Guatemala, como por exemplo, a região do Lago Atitlán. Portanto, não há desculpas para deixa-la de fora.
San Pedro la Laguna, Guatemala
Esse é um dos vários vilarejos que estão localizados ao redor do Lago Atitlán.
Famoso pelas festas animadas e pelos preços baixos, San Pedro la Laguna atrai aqueles que estão interessados na vida boemia.
Se esse não for o seu caso, uma vila que pode se adequar melhor ao seu perfil é San Marcos. O ambiente é bem mais tranquilo e relaxado que o se vizinho.
Independente de em qual deles decidir ficar, não vá embora da Guatemala sem conhecer o Lago Atitlán.
Ruínas de Copán, Honduras
Se você pensa em viajar pela América Central, definitivamente deve incluir algum sitio arqueológico Maia no seu roteiro.
Há muitos deles espalhados por diversos países, mas um dos que eu mais gostei está localizado em Honduras, próximo de uma das fronteiras com a Guatemala, as Ruínas de Copán.
Caye Caulker, Belize
Mais uma ilha localizada no mar caribenho, mas dessa vez, em território belizenho.
Único país latino americano a ter a língua inglesa como um dos seus idiomas oficiais, Belize ainda é um destino pouco conhecido para a maioria dos brasileiros.
A fama de ser um país caro acaba assustando um pouco os turistas, mas Caye Caulker é um destino onde gastar pouco é uma real possibilidade.
Quer curtir o mar azul caribenho, ao som de reggae e tudo isso sem pressa? Vá para essa ilha na América Central.
Esse é um guest post! Eu – Camila –
tô de fériastô com preguiçatô viajandosempre chamo uns amigos pra escrever aqui no blog. Você pode encontrar todos os textos amigos na seção Posts Convidados!
Confira mais posts sobre a América Central:
- América Central: o guia
- Johnny Cay e Acuario: os IMPERDÍVEIS em San Andres
- Dando a volta na ilha de San Andrés: 11 dicas que ninguém te conta
- Dica de hostel: El Viajero San Andrés
Patrícia
11 de setembro de 2017 at 16:15Adorei o seu post! Estou planejando um tour em família de 15 dias aproximadamente pela America Central, o que você sugere como imperdível e tempo de estadia em cada lugar, como informação complementar, estarei com 1 pré adolescente de 12 anos e um adolescente de 14 anos.
Ana Carolina Miranda
8 de julho de 2017 at 22:06Mossa Camila, quanto lugar incrível! Eu quero muito ir ao Panamá, mas lendo o post fiquei morrendo de vontade de conhecer a Nicarágua.
Camila Lisboa
9 de julho de 2017 at 14:33Eu morro por conhecer todos! Todos todos! <3
Gisele
2 de julho de 2017 at 21:10Os posts do Murilo sobre a América Central são verdadeiros guias. Eu tô doida pra ir pra lá e esse artigo só me deixou com mais vontade.
Camila Lisboa
6 de julho de 2017 at 17:17Eu sonho com esse post e com essa viagem <3
Simone Hara
1 de julho de 2017 at 21:20Ainda não conheço nenhum país da américa Central, mas alguns já entraram no meu radar e logo menos acabo indo pra aqueles lados!
Adorei a lista!
Camila Lisboa
8 de setembro de 2017 at 16:34Essa lista é linda demais!
Ruthia Portelinha
1 de julho de 2017 at 12:24Adorei a introdução humilde. Obviamente que as listas são sempre redutoras e o que é lindo para mim pode não o ser para o meu vizinho. Posto isto, a sua lista é tão maravilhosa, que ninguém conseguirá pôr defeitos. O Volcano Boarding parece-me demais mas usaria o meu botão de teletransporte (se tivesse um) para San Blás. Uns dias offline faz muito pela nossa sanidade mental.
Abraço
Camila Lisboa
14 de julho de 2017 at 20:37Concordo plenamente, Ruthia 🙂 teletransporte agora!
Gabi Pizzato - Devaneios de Biela
30 de junho de 2017 at 21:10Da lista, só conhecia San Blás e não imaginava que fosse mais “roots” e o mais perto que cheguei foi Roatan, em Honduras, destino de mergulhadores (eu!). Tem muito destino lindo pra se conhecer! Obrigada por compartilhar!
Klecia
30 de junho de 2017 at 17:08A America Central é maravilhosa <3 San Blas é um dos lugares que mais quero conhecer na vida! Não vejo a hora!
Diego Arena
30 de junho de 2017 at 11:02Quanto lugar lindo! As cores dessa água, as paisagens! Já posso ir agora para lá e conhecer todos esses lugares incríveis?
Obrigado por compartilhar. Agora preciso organizar uma viagem para lá! haha
NiKi Verdot
30 de junho de 2017 at 07:26Ai que tristeza que me deu… Não conheço nenhum desses lugares ainda, embora muitos deles já estejam na minha lista. A América Central deve ser maravilhosa!!! Fiquei com mais vontade ainda depois de ver seu post!
Monique B.Ribeiro
29 de junho de 2017 at 16:53Uau lugares lindos e que com certeza merecem uma visita! Infelizmente ainda não conheço nenhum mas já adicionei vários desse post à minha listinha hehe.
Abraços
Vickawaii
11 de maio de 2017 at 20:48Que legal a listinha! Não costumo pesquisar muito pra América Central e para mim, uma viagem pra lá se resume à México – que certamente é um país fantástico, mas meio óbvio. Gostei de conhecer esses destinos!
Beijos, Vickawaii
Camila Lisboa
20 de maio de 2017 at 14:11A América Central tem muuuuitas coisas lindas 🙂
Klecia
9 de maio de 2017 at 00:25San Blas ta no topo da minha lista. Acho incrível. A America Central tem muito lugar lindo, mas nem sempre entra nos roteiros da maioria dos viajantes, né? EU mesmo, alguns dos lugares da sua lista eu ainda não conhecia/não tinha pensado em viajar lá. Muito bacana isso, a gente vai ampliando os horizontes. <3
Camila Lisboa
9 de maio de 2017 at 19:29Eu amo essa lista e quero conhecer tudo!
Lorraine Faria
8 de maio de 2017 at 17:27Apenas UAU Murilo!!! lugares que eu não fazia a menor ideia que eram tão sensacionais!
Camila Lisboa
9 de maio de 2017 at 19:29Essa lista do Murilo <3
Deisy Rodrigues
8 de maio de 2017 at 17:03Conheço nenhum desses lugares lindos, mas adoro listas por isso a gente já têm varias opções em um post só.
Camila Lisboa
9 de maio de 2017 at 19:35Nem eu, Deisy! =/
Taís
8 de maio de 2017 at 16:25Quando eu vi o titulo já logo lembrei do blog do Murilo e ai vejo que foi guestpost dele. hahaha adorei!
Que post maravilhoso e com certeza deu muito mais vontade de conhecer a America Central, é tanto lugar incrivel que não dá pra decidir um ou outro, tem que ir visitar todos, socorro! <3
Camila Lisboa
10 de maio de 2017 at 17:23SOCORROOOO! 🙂
Ju Garzon
8 de maio de 2017 at 11:16Adorei conhecer um pouquinho de cada lugar. Gente, o que é esse praia de Belize?? Ameeeei.
Camila Lisboa
9 de maio de 2017 at 19:30Sonhando com essa praia <3
angela sant anna
8 de maio de 2017 at 09:58só lugar incrivel!! eu quase chorei quando fui ao Panama e nem passei em San Blas…a conexao poderia ser de dias neh ahewueha
Camila Lisboa
9 de maio de 2017 at 19:31Ah, pelo menos você conseguiu aproveitar a conexão, né? 🙂
Keul Fortes
6 de maio de 2017 at 16:26Que lugares lindos! Ainda tenho muito o que conhecer na América Central. Essas praias são fabulosas! Pensa conferir tudo isso de perto? Deve ser incrível!
Camila Lisboa
26 de maio de 2017 at 15:14Eu também preciso <3
Lisete Reis
5 de maio de 2017 at 19:39Que lugares incríveis! O post já começou bem no Panamá. ♡ Estou acostumada a ouvir pessoas dizerem que passaram por lá em conexão para outros países, mas olha só o que ele nos guarda também. Adorei de verdade! E o vulcão na Costa Rica me anima de um jeito que você não tem noção só pela forma que já ouvi amigos falarem do lugar. Me pareceu maravilhoso e quero muito conhecer. ♡ Na verdade, covardia excluir os outros itens da lista, viu? Espero conhecer todos, só não sei se vai acontecer mais cedo ou mais tarde. </3 Um beijo!
Camila Lisboa
18 de junho de 2017 at 21:13Eu também espero conhecer todos e, preferencialmente, mais cedo ahhaha 🙂 um beijo e obrigada por comentar!
Marianne
5 de maio de 2017 at 16:29Quando comecei a ler o texto pensei comigo mesma: TEM QUE TER San Blas e Bocas del Toro! E foram logo os dois primeiros lugares! <3 Simplesmente amei tanto esses lugares, principalmente Bocas, que se pudesse iria pra lá todo fim de semana! hehe
Os outros lugares da lista também são incríveis!!!
Camila Lisboa
5 de maio de 2017 at 17:03Essa lista só me deixa com mais e mais vontade de ir pra América Central AGORA! 🙂
Taísa Meneguci
5 de maio de 2017 at 14:50Ainda não conheço nada dá América Central, mas claro que tá na lista!
As ruínas já estavam, mas o resto foi meio que novidade ..
Adorei as fotos e as escolhas 😊
Camila Lisboa
5 de maio de 2017 at 15:55Eu adorei esse post que o Murilo escreveu pra gente… é pra querer se teletransportar nesse minuto pra esses lugares maravilhosos 🙂
Edson Amorina Jr
25 de abril de 2017 at 12:50Cada vez que vejo fotos do Panamá ficou triste de ter ficado só no aeroporto, que lugar lindo!
Camila Lisboa
25 de abril de 2017 at 14:40Eu morro com esse post do Murilo, viu…
Flávia Donohoe
3 de dezembro de 2016 at 20:50que listinha hein, são tantos lugares incríveis na América Central que fica difícil escolher! Vontade de viajar agora! E que vista espetacular esta do vulcão na Isla Omotepe 😱 tô programando uma viagem por lá pro ano que vem e vou aproveitar bastante essa lista!
Camila Lisboa
4 de dezembro de 2016 at 15:59Eu morro com esse post! Quero ir conhecer tudo também!
Alyssa
24 de setembro de 2016 at 20:51Quanto lugar liiiindo! Fiquei curiosa com San Blas, essa experiência de não ter wifi, bar ou água quente deve ser estranha, mas realmente com aquela praia quem precisa de tudo isso? <3
Camila Lisboa
26 de setembro de 2016 at 13:58Pra que comodidades com uma água dessas, né?
Rozembergue
17 de julho de 2016 at 12:48Ainda não conheço nada por lá 😥. Tenho que me organizar!
Murilo Pagani
17 de julho de 2016 at 16:46Rozembergue,
Esses são só alguns lugares para fazer você começar a pensar na ideia!!! hahahaha
Tem muitooooos outros lugares show pra conhecer!
Se precisar de mais dicas e informações só avisar! 😉
Camila Lisboa
18 de julho de 2016 at 18:04E eu vou pra América Central em agostooooo! (Nenhum desses lugares da lista, é surpresa =P )