Blog posts

O que fazer em Valparaíso?

O que fazer em Valparaíso?

Chile, Valparaíso

Adorei Valpo. E a cidade tem muitas opções de cultura, arte e vida boêmia! Te damos algumas sugestões sobre o que fazer em Valparaíso em um dia (e se quiser estender a estadia também!).

O que fazer em Valparaíso em um dia?

Já vi muito relato de gente que faz “bate e volta” em Valpo. Eu não gosto muito da ideia não… Valparaíso tem uma vida noturna agitada, cheia de pubs, bares e peñas (típico barzinho/boteco que tem apresentações culturais regionais) e eu indico bastante uma noite (pelo menos!) por lá.

E a gente deu a dica de hospedagem aqui, dá uma olhadinha 😉

Antes de subir um dos famosos e vários ascensores e conhecer os cerros, sugiro que você comece pela cidade baixa, a beira mar.

o que fazer em Valparaíso
Abra a foto para ver maior  🙂 – Créditos do mapa: valparaisomap.com

Quase na pontinha direita do mapa, é a nossa sugestão pra começar o tour. A Plaza Sotomayor e a Plaza Justicia são ícones de Valpo, e tem monumentos que homenageiam ícones importantes na história chilena. Fora que na Calle Blanco passam os antigos ônibus elétricos, que são um charme (e superbem cuidados!).

O que fazer em Valparaíso
Plaza Sotomayor – Eu não falei que esses trolebus dão um charme a mais à Valpo

De lá, comece a subida. O ascensor El Peral, que está ao lado da Plaza Justicia, te deixará no Paseo Iugoslavo, em frente ao Palácio Baburizza que abriga o Museu de Bellas Artes de Valparaíso. Se você gosta desse tipo de museu, tem obras pra um dia inteiro!


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


De lá, suba infinitamente caminhe pela Pasaje Apolo para chegar ao Cerro Concepcion. Se tiver com fome, é um bom lugar para parar e almoçar (comi um menu por CLP 4000 que me rendeu todo o dia). Mas se não tiver com tanta fome assim, que tal parar em um dos cafés charmosos pela decoração cumulativa (sim, é a melhor descrição).

O que fazer em Valparaíso
Decoração cumulativa: quando você vai colocando coisa, colocando coisa, sem muita lógica e não se desfaz de nada! Nunca!

Por sinal, o Cerro Concepcion já é uma obra de arte por si só. Caminhando pelo bairro você encontrará muitos grafites incríveis e várias galerias de arte muito bacanas. Lojas com roupas exclusivas e artesanato chic também estão garantidos por todo o caminho por lá.

O que fazer em Valparaíso
As vezes eu apareço nas fotos também! Oi gente =)
O que fazer em Valparaíso
Quando a gente ama…

Outras opções no Chile? Atacama, Viña del Mar, Chiloé e muito mais nos nossos links!

Seguindo o tour, suba a Av. Montt até encontrar a Plazuela San Luis (dá uma olhada no mapinha no começo do post 😉 ) e de lá siga pela Avenida Alemania.

Essa avenida tem muitos grafites que ganharam concursos internacionais. A caminhada é longa, então pare e tire umas fotinhos por lá.

O que fazer em Valparaíso
Uma pena que pixaram por cima, mas mesmo assim os detalhes são surreais!

Santiago é uma das minhas cidades preferidas e é base para esse roteiro em Valpo. Conheça tudo com os posts detalhadinhos de lá.

O que fazer em Valparaíso
Valpo vista de cima, no Mirador Camogli

A próxima parada será na Casa Museu La Sebastiana, do famosíssimo poeta chileno, Pablo Neruda. Não vou falar muito dela porque tem um post todo especial falando todos os detalhes. 

Uma segunda opinião sobre Valpo cai bem, não? No Mochilão Barato você vai encontrar esse post aqui detalhando tudo de Viña e Valpo! Confira!

A caminhada é longa, mas vale a pena! Da La Sebastiana te recomendo seguir para o Museu a céu aberto, que é muito fácil de chegar. Descendo pela Calle Ferrari (a rua do museu), é só chegar até as obras de arte espalhadas pelo Cerro Bellavista. São 20 obras espalhadas pelo bairro, uma mais bonita que a outra.

Depois de tanta andança e tanto grafite, todo mundo merece uma pausa, certo?

O que fazer em Valparaíso - Cerveceria Altamira

Ai, deu sede! Mas fala aí que não é a melhor maneira de fechar a lista o que fazer em Valparaíso?!

A minha melhor sugestão de todo esse passeio é fechar, com chave de ouro, em uma das cervejarias mais tradicionais de Valparaíso. Mas não é por isso que é cara não!

A Cerveceria Altamira é um clássico e tem raízes desde 1825. E com CLP 3800 você prova as 5 cervejas da casa, num copinho que não é só degustação não.  E se tiver mais um tempinho na cidade, eles oferecem alguns tours cervejeiros também.

Te convenci que ficar uma noite em Valpo é uma boa ideia? Então reserve pelo nosso link da Booking!

Adoro Valparaíso e acho que a cidade merece bem mais que um bate e volta. Espero ter te convencido e deixado boas dicas na nossa lista o que fazer em Valparaíso!

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *