Blog posts

Laguna Quilotoa: um mar de cores no topo de um vulcão

Laguna Quilotoa: um mar de cores no topo de um vulcão

Equador, Latacunga

Essa era uma das grandes expectativas quando pensei em Equador. A Laguna Quilotoa foi formada após o vulcão de mesmo nome se tornar inativo. Doido, né? Você tá lá, vendo a água azulzinha/verdinha e na verdade tá é em cima de um vulcão… Coisas que o Equador faz por você!

A cratera/laguna tem 3 kilômetros de diâmetro e é incrível: as cores vão mudando conforme você vai chegando mais perto da água.

Ok, preciso confessar, só fiz meio caminho até a Laguna. A descida não é exatamente difícil, mas o caminho é meio complicadinho, com muita areia fofa e pedra solta. E eu ia descendo e pensando: ‘subir isso vai ser um inferno pro meu joelho podre’… ainda mais a quase 4 mil metros de altitude.

Não conhece a história /desesperadora/ triste da blogueira e seu joelho? Sofra junto aqui.

Cheguei num ponto que eu desisti e fiquei tirando fotos de lá mesmo… Se eu tivesse ido até embaixo, poderia navegar no lago. Mas não me arrependi de não ter descido, depois começou a armar uma chuva que deu até medo.

quilotoa panoramica

Se você quiser descer e tem medo da subida assim como eu, estão a disposição cavalos e mulas também. 😉

Ao redor da cratera, antes da descida para as margens da laguna, tem um pequeno povoado e lá você pode encontrar artesanato, hosteis de diversas opções de qualidade e preço e também restaurantes.

Achou linda? Concordamos! A laguna Quilotoa está na nossa lista das 9 lagunas mais bonitas da América do Sul, confira as outras lindezas aqui.

O difícil mesmo é conseguir informação dos ônibus naqueles lados… Tanto pra ir quanto pra voltar os horários são místicos, tudo depende muito da sua sorte. Na ida, chegando no terminal de Latacunga, fui no intuito de pegar o ônibus que teoricamente sairia as 9… na verdade, saiu quase 15 pras 10.


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


Na volta, fiquei uns 10 minutos andando a toa pelo povoado e perguntei pra um local sobre os ônibus e a resposta foi ‘ah, hoje é segunda né? Acho que não tem mais não, melhor você pegar um taxi’. Esse taxi me deixaria na cidade de Saquisili e de lá passam muitos ônibus pra Latacunga, seria tranquilo.

E cadê um taxi? Achei uma francesa e uma alemã pra dividirem um taxi, mas não achamos ninguém pra nos levar. Nice. Deu mais 10 minutos aparece o ônibus. Místico de novo.

A volta foi falando com a francesa, que se perdeu feio tentando fazer o Quilotoa Loop, que é a volta toda na cratera. Segundo ela, quase não tem indicação e ela foi salva por um pastorzinho de ovelhas local. Então, prestenção se for! Não vá sozinho e pegue muitas informações de como fazer com os locais.

DCIM101GOPROGOPR4724.

Créditos da linda foto ao Adriano Rutka, que me cedeu gentilmente/novamente.  😉

Dica:

Eu fiquei em Latacunga porque acredito que seja mais fácil, mas saindo cedo de Quito, um bate e volta pode ser possível (mas bem corrido!).

Gastos:

Ônibus de Latacunga para o Quilotoa (empresa Vivero): USD 2

Ônibus de volta: USD 2

Entrada: USD 2

 

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

8 Comments

  1. Newton
    14 de Fevereiro de 2015 at 11:28
    Reply

    Dica legal, thx for sharing! E o bom é que dá pra ir e voltar de Quito, que por si só já vale a pena. São tantas montanhas…

    • Camila Lisboa
      19 de Fevereiro de 2015 at 10:39

      Quito <3

  2. angela sant anna
    17 de Abril de 2017 at 10:10
    Reply

    oowww barateza tudo 2 pila assim tá ooootimo!! q pena q n desceu, mas pelo menos n ficou lá presa pq n conseguia subir né ahuehaue lugar bem diferente!!

    • Camila Lisboa
      18 de Abril de 2017 at 14:49

      Saudades Equador, onde um dolar era uma super refeição completa <3

  3. Murilo Pagani
    30 de Maio de 2017 at 16:02
    Reply

    Tô rachando aqui sobre o mistério destes ônibus!!! hahahahaha

    Passei pela mesma situação!!! E acho que nem era segunda-feira….

    Primeiro me falaram que não tinha mais ônibus e que era melhor eu passar a noite por lá!
    Depois descobri a possibilidade de pegar um táxi coletivo até esta tal cidade de onde saem vááários bus até Latacunga.
    E por último, caminhando pela névoa sem enxergar quase nada, vejo os faróis do ônibus vindo na minha direção… E que para minha surpresa e alegria, iria até Latacunga!

    kkkkkkk

    😉

    • Camila Lisboa
      13 de junho de 2017 at 20:14

      Não tem jeito, é místico esse bus ahahha sai na hora que quer e ninguém tem informação! 🙂

  4. Caio Brabo
    12 de outubro de 2017 at 22:38
    Reply

    Ola, tudo bem ? Poderia dar mais detalhes de onde pegou esses onibus misteriosos ?
    Ficarei hospedado no centro de latacunga, preferi ficar por la, para correr menos.

    Muito obrigado.

    • Camila Lisboa
      29 de outubro de 2017 at 18:38

      hahahah o ônibus misterioso sai do terminal mesmo, viu 😉 mas os horários são misteriosos demais! Espero que tenha mudado de 2014 pra cá 😉

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *