Blog posts

Ingapirca: uma aula de história da cultura inca no Equador

Ingapirca: uma aula de história da cultura inca no Equador

Cuenca, Equador

Pô, mas não cansa de ruína não?

Não. (rs)

Não satisfeita com dias intensos de ruínas incas por 45 dias pelo Peru, ainda fui em busca dessa joia inca que resiste no Equador. E essa tem uma graça a mais, uma história diferente…

Ingapirca é uma construção da cultura Cañar, que foi incorporada pelo Império Inca que chegou por lá no fim do século XV. Uma das coisas que mais me interessaram na visita é que está claro que, diferentemente da maioria das conquistas, nesse caso os incas mantiveram muito da cultura local preservada, fazendo com que coexistisse muito da tradição Cañar.

ingapirca 4

Isso pode ser notado logo de início na visita, quando a guia que nos recebe é mulher. Isso é muito raro. E ainda com roupas típicas. Parece forçado a primeira vista, mas depois você entende que não, que a cultura Cañari era muito mais baseada na mulher do que no homem.  Ingapirca era um local de culto, onde viviam apenas sacerdotisas e suas companheiras e, inclusive, foram encontradas diversas ossadas femininas no complexo.

ingapirca 3

A guia, Reymunda, explicou muito do mix das duas culturas, a influência de uma e de outra nas construções e no templo.

Inclusive, o Templo do Sol é uma das ruínas mais perfeccionistas que eu já vi, cheio de detalhes incríveis e muito conservado.

ingapirca 1

O templo do sol é aquele lá do fundo, isso se você conseguir olhar pra algo que não seja a llama posando pra foto, rs.

A visitação dura cerca de duas horas, caminha-se por todo o complexo e, no final, ainda se pode andar mais um pouco para conhecer outra parte das ruínas que fica mais distante (2 horas). Acabei não indo nessa última porque no finzinho do passeio a chuva resolveu pegar, aí foi correr pro ônibus e ficar conversando com o motorista mesmo =)
<


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


Como chegar?

Do terminal de ônibus de Cuenca saem dois ônibus diários da empresa Cañar com destino a Ingapirca, as 9 e as 12 horas.

A volta é as 13 e as 15:45.

ingapirca 2

Gastos:

Ônibus: USD 2,50 cada trecho

Entrada: USD 6,00 com guia incluso

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

1 Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *