Blog posts

Huaca Pucllana: ruínas milenares no coração de Miraflores

Huaca Pucllana: ruínas milenares no coração de Miraflores

Lima, Peru

Se hospedar em Miraflores é quase unanimidade quando se fala em Lima. E esse bairro, que é bem estruturado e cheio de hosteis, cafés e opções culturais também tem um achado: uma das ruínas mais antigas dessa região, a Huaca Pucllana.

A Huaca Pucllana é uma ruína pré-inca, que foi construída pela cultura Lima (daí o nome da cidade 😉 ) por volta de 200DC, e foi utilizada por cerca de 500 anos como tempo. Ali eram feitas cerimônias de sacrifícios e muitos banquetes (a base de carne de tubarão!).

Huaca Pucllana
De tijolinho em tijolinho construíram toda uma fortaleza

Os Wari dominaram a região por volta dos anos 700 e utilizaram a estrutura como cemitério para sacerdotes e líderes, fora encontradas diversas múmias wari por lá nas escavações.

Anos mais tarde, os Ychsma também usaram a estrutura, mas para finalidades mais comuns, como aldeia e cemitério. A região ainda teve influência inca, mais ao fim do império, por volta de 1500.

Huaca Pucllana
O contraste de Miraflores com as ruínas

Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


Bom, com esse monte de influências, a área deve ter muita história, né? Com certeza!

Huaca Pucllana
E de noite é linda também!

Muitas peças dessas culturas foram encontradas por lá e estão em exposição no museu, na entrada do complexo.

O bacana também é que a visita é guiada, inglês ou espanhol, e os guias são muito bem informados, explicam tudinho das culturas e as formas de desenvolvimento da região.

Huaca Pucllana
O presente e o passado se misturam por aqui

Outro ponto interessante é que fica bem no meio do bairro mesmo, ao redor existem muitos prédios e tem uma rua que passa no meio do sítio.

Segue a nossa conta no IG? Não? Corre lá @omelhormesdoano

A visita dura cerca de uma hora e é um ‘must go’ em Lima. Só preste atenção, as terças as ruínas ficam fechadas para manutenção (sim, eu fui numa terça e voltei na quarta, rs).

Huaca Pucllana
O retrato de como eram feitas as construções na época

E estando em Mirafores dá pra ir a pé tranquilamente, nem se preocupe em pegar táxi ou ônibus.

O que você deve saber:

  • Entrada: 12 soles (estudantes pagam 5)
  • Endereço: Calle General Borgoño, cuadra 8, Miraflores, Lima
  • Não funciona às terças feiras
Huaca Pucllana
Os espaços eram gigantes, contando com praças e muitos outros setores públicos

Reserve com a Booking!

Gostou desse post? Compartilhe na suas redes sociais!

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou – só um pouco – no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

2 Comments

  1. Fernanda Scafi
    28 de dezembro de 2015 at 19:36
    Reply

    Tem um restaurante maravilhoso ali!!!! Fomos na última noite da viagem pra fechar com chave de ouro. Não é barato, mas achamos melhor do que os restaurantes do Gastón Acurio… E a vista pra huaca iluminada é demais!!! Claro que antes disso, fizemos o passeio guiado de dia.

    • Camila Lisboa
      29 de dezembro de 2015 at 10:02

      Sempre passei nesse restaurante e saía um cheio maravilhoso! Mas né, meu bolsinho mochileira nunca me permitiu tal investimento hahaha.. Mas a dica fica anotada, porque Lima é uma cidade que sempre acaba sendo fácil de ir e eu adoro <3

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *