Blog posts

Glaciar Pastoruri: um glaciar que não estará lá por muito tempo

Glaciar Pastoruri: um glaciar que não estará lá por muito tempo

Huaraz, Peru

Nessa viagem a Peru, Equador e Colômbia um dos temas frequentes foi o quanto a paisagem estava mudando nos últimos anos. Em alguns picos nevados já não se vê neve, muita fauna e flora já não é mais encontrada… E no Glaciar Pastoruri a cada ano diminui (e muito) a quantidade de gelo.

Alguma dúvida que estamos matando nosso planeta?

Mas discussões à parte, vamos ao Glaciar Pastoruri, que fica na Cordillera Blanca, ao norte de Lima, próximo a Huaraz e é a maneira mais fácil de você atingir a incrível altitude de 5000 metros sem muito esforço.

Como é o tour ao Glaciar Pastoruri?

Bom, o caminho é longo e faz algumas paradas não muito interessantes. Pra gente, a mais interessante (de longe) foi ver as Puya Raimondi, uma árvore originária da região.

Glaciar Pastoruri
Puya Raimondi

É e incrível mesmo, dependendo do lugar do mundo você pensa em 5000 metros e já associa a escalada, grandes trekkings… Em Huaraz você com duas horas de van e 45 minutos de caminhada ‘tranquila’  chega nos 5k.

Confira outros posts de Huaraz: Chavin de HuantarLaguna 69

O caminho é bem demarcado, e até lembra (de looonge) a trilha inca. Mas como você só pode acessar essa área com guia, essa facilidade só te ajuda mesmo no caminhar mais tranquilo.

Glaciar Pastoruri
Muitas áreas não permitem o acesso, já que correm o risco de desabar

Vai viajar? O Seguro Viagem te evita muita, mas MUITA dor de cabeça? E a Real compara todos pra você e te oferece sempre o melhor preço! Confira!Seguro viagem america do sul 728x90

A subida não é muito inclinada, a grande dificuldade mesmo é a altitude, então lembre-se: ACLIMATAÇÃO É ESSENCIAL. Estando aclimatado se considera esse trekking nível fácil pra não falar ridículo rs.

Quer uma ajuda com o roteiro para a viagem ao Peru? Veja esse nosso post aqui.

Glaciar Pastoruri
É bonito de ver 🙂

O dia que eu fui nevou o caminho todo, então roupa impermeável ajuda bastante. Se não tiver, você consegue alugar ponchos antes da trilha (5 soles). Se precisar, também alugam cavalos.

Segue a gente no Instagram? Confira as nossas fotos no @omelhormesdoano

O Pastoruri é um glaciar que fica na montanha de mesmo nome, que fica situada no Parque Huascarán, próximo a Huaraz, na província peruana de Ancash. O glaciar em si inicia em 5201 metros e vem descendo até os 5 mil. Mas já teve uma extensão muito maior, foi contabilizado que 22% do glaciar já foi perdido desde que se começou a contabilização.

Glaciar Pastoruri
Gente, não é o Perito Moreno não, é bem menor!

Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


E tem muita gente que fala (aí não sei se com base científica ou não) que até 2030 já não haverá mais glaciar.

Então corra e conheça mais essa região incrível do Peru!

Como chegar?

Glaciar Pastoruri
O caminho pelas montanhas da Cordillera Blanca

Pra chegar lá, apenas com guia. Mesmo com carro próprio você não pode entrar sem um guia autorizado. Então, não tem jeito, o tour é o melhor custo/benefício.

Faça uma blogueira feliz e comente 🙂

Meu segredo para baratear esse passeio? Simples, os passeios saem sempre entre as 9 e 10 da manhã. Faltando 15 para as 9, saí de agência em agência negociando. O tour que começou com 50 soles, terminou em 35 😉

Gastos:

35 soles o passeio (numa agência qualquer, a que eu consegui mais barato!)

10 soles a entrada

 

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou – só um pouco – no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

4 Comments

  1. Luiza Ribeiro
    26 de setembro de 2016 at 12:39
    Reply

    Excelente Post Camila! Estou indo com meu noivo em novembro, gostaria de saber com qual agência vc fechou o pacote! Parabéns pelo Blog! Abraço

    • Camila Lisboa
      26 de setembro de 2016 at 13:54

      Oi Luiza! Acabei fechando com a que tava mais barata… ou seja, não lembro! (rs). Ia de agência em agência negociando e a mais barata me levou todas as vezes (mão de vaca kkk).

      Mas no Peru em geral essa coisa de agência não costuma ser indicativo de ser bom o passeio.. as agência se juntam e vai tudo no mesmo ônibus, então eu te recomendo ir pro preço mesmo.

      Perto da Plaza de armas tem umas mil agências, vai na fé!

      Beijos e boa viagem 🙂

  2. Bruna
    30 de junho de 2017 at 18:51
    Reply

    Oi Camila! Eu tenho dois dias de passeio em Huaraz, e tô em dúvida se faço Glaciar Pastoruri + Laguna 69 ou Laguna Churup e Laguna 69. O que você acha?

    • Camila Lisboa
      1 de julho de 2017 at 17:15

      A Churup é mais difícil de achar tour =/ eu mesma fiquei em Huaraz uns 5 dias e não vi nenhum tour saindo… =/ Então, deixa pra decidir lá. se achar transporte pra Churup, acho que pode valer a pena!

      O pastoruri é massa, mas se você conhece a Patagônia, não impressiona taaaaaaaaanto assim…

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *