Blog posts

10 coisas que provam que o Espírito Santo deve estar nos seus planos de viagens

10 coisas que provam que o Espírito Santo deve estar nos seus planos de viagens

Brasil, Espírito Santo, Posts Convidados

Você ainda não conhece o Espírito Santo? Ahhhh, não! Você não sabe o que está perdendo, sério! Primeiro vou me apresentar, depois o estado, beleza?!

Poderia ficar falando e falando do estado aqui, mas serei prático, listarei alguns lugares bacanudos para “inspirar” quem está querendo conhecer esse estado lindo que é o Espírito Santo.

O Melhor do Espírito Santo:

1 – Montanhas Capixabas

Pedra Azul tem o 3° melhor clima do mundo, segundo a ONU. A Pedra pode mudar de cor até 36 vezes, dependendo da incidência da luz. Já imaginou a obra linda da natureza? Pedra Azul está situado no município de Domingos Martins, 90km de Vitória (1h30 de carro no máximo).

2 – Convento da Penha

É o principal cartão postal do Espírito Santo. O convento está num topo de um morro. Lá de cima conseguimos ver Vila Velha (cidade que o mesmo se encontra) e Vitória. É de tirar o folego.

Espírito Santo - Convento

3- Paneleiras de Goiabeiras

Na associação das paneleiras de goiabeiras, em Vitória, você pode conferir de perto o processo de produção de uma panela de barro, além de poder fazer uma. Para quem não sabe, as panelas de barro foram inclusas como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Espírito Santo - Paneleiras

4-  Praias

As praias capixabas bombam no verão, principalmente pelos nossos vizinhos mineiros. Vai me dizer que nunca ouviu falar de Guarapari? Mas não existe só Guarapari não. Temos 411 KM de praias de todos os tipos para te oferecer. 😛

O Espírito Santo tem muuuuito litoral pra explorar!
O Espírito Santo tem muuuuito litoral pra explorar!

5- Moqueca Capixaba

Quem vem para o Espírito Santo precisa provar nossa culinária. A moqueca e Torta Capixaba fazem bastante sucesso. Porém, a torta capixaba só é comum achar na semana santa. O Jornalista José Carlos Monjardim criou uma frase que faz todo o sentindo: Moqueca é capixaba, o resto é peixada. Depois que você provar essa delícia, você concordará comigo.

Moqueca: especialidade do Espírito Santo
Moqueca: especialidade do Espírito Santo

Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 10% de desconto em qualquer compra!


6 –  Festas Típicas

A região serrana tem cidades de imigrantes italianos, pomeranos, alemães, que ainda preservam as tradições, comidas típicas, museus, parques, cachoeiras, fora as festas típicas como: da polenta, do morango, da uva e do vinho, etc.

7 – Trilhas com visuais deslumbrantes

Todo o Espírito Santo conta com vários tipos de trilhas bacanas. Você sabia que o pico da bandeira é o ponto mais alto da região sudeste? Pois é, e ele está aqui no ES. No inverno acontecem várias excussões pra assistir ao nascer do sol por lá.

Na Grande Vitória tem o imponente Mestre Álvaro, Parque Estadual Morro da Fonte Grande, Morro do Moreno, etc.

Espírito Santo - fonte grande

8 –  Centro Histórico de Vitória

Essa é pra quem curte história. Se você reservar uma parte do seu dia, consegue conhecer todos os patrimônios do centro histórico de Vitória. O passeio vale super a pena.

Espírito Santo - Centro Histórico

9 – EXTRA – Verbete/ Gírias

O capixaba  não tem sotaque (talvez algo do mineiro), mas usamos muitas gírias. Uma das mais famosas é o Pocar que pode ter vários significados, como  estourar, sair, algo que remete ao sucesso, etc.

Exemplos: O show de noite pocou. Tradução: O show de noite bombou.

O meu cordão pocou. Tradução: O meu cordão quebrou.

Vamos pocar fora dessa festa. Tradução: Vamos sair fora dessa festa.

 Outra gíria que usamos bastante é Palha, para algo que está sem graça. Exemplo: A festa está maior palha. Tradução: A Festa está sem graça.

Vale lembrar que nós capixabas não sentimos agonia, e sim gastura.

O Espírito Santo é um tipo de destino para todos os bolsos. Se você é do tipo de viajante “pão duro” igual eu, com certeza conseguirá aproveitar muita coisa dessa lista e vai até sobrar uma graninha para…

10 –  Souvenirs lindos

 A gente tem tanto amor pelo Espírito Santo, que temos uma coleção de canecas com pegada regional. Não é por nada não, mas elas estão lindonas. Entregamos gratuitamente na região da Grande Vitória, mandamos pelos correios também. 😉

Espírito Santo - Canecas


Esse é um guest post! Sempre chamo uns amigos pra escrever aqui no blog, contar um pouco das viagens e da vida por aí! Você pode encontrar todas as listas feitas por amigos na seção Posts Convidados!


About the author

Editor do Capixaba na Estrada, um dos lemas deste ano é mostrar o seu estado maravilhoso para todos que ainda não conhecem. Não, o Espírito Santo não fica no nordeste como muitos pensam, ele está situado no sudeste, só que não é muito explorado pelos viajantes.

6 Comments

  1. Deivson
    1 de agosto de 2016 at 14:23
    Reply

    Que legal!! Esperando você por aqui, Camila! Obrigado pelo espaço 🙂

    • Camila Lisboa
      1 de agosto de 2016 at 18:02

      Pro próximo “pocando” se tudo der certo – e as passagens não estejam absurdamente caras, rs.

  2. Dayana
    22 de Janeiro de 2017 at 19:37
    Reply

    Eu já sou apaixonada pelo ES, mas esse post… gente, realmente, as praias, o convento, as montanhas… o lugar tem tudo para fazer uma trip bacanuda!

    • Camila Lisboa
      24 de Janeiro de 2017 at 14:36

      Tá faltando que eu conheça um monte desses também! 🙂

  3. Zileide Gonoring
    28 de junho de 2017 at 15:16
    Reply

    Ameeeei seu blog!! ainda mais a materia do meu estado : *

    • Camila Lisboa
      28 de junho de 2017 at 16:39

      <3 E falta tanta coisa pra escrever sobre o ES! :) Estado LINDO!!!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *