Blog posts

As 4 perguntas básicas (e as 4 respostas) para o seu primeiro mochilão

As 4 perguntas básicas (e as 4 respostas) para o seu primeiro mochilão

Planejamento

Vamos ajudar os mochileiros perdidos de plantão? 😉

1 – Posso levar CNH? RG quantos anos? Precisa de visto?

Uma pesquisa rápida no Portal Consular tem todos os detalhes para as viagens para diversos países do mundo. Seguramente lá você vai encontrar os detalhes de documentos que você precisa levar, se precisa ou não de visto, vacinação e outros detalhes…

E não, não pode CNH!

duvidas 1

Info só em site oficial 😉

2 – Preciso tomar vacina? Onde tomo? Onde tiro o certificado?

Vários países exigem vacinação contra a Febre Amarela (só clicar que tem a lista 😉 ) e a exigência é que a vacina seja tomada 10 dias antes da viagem, e isso é pela sua própria saúde, para que a vacina te proteja quando você cruze a fronteira.


Use os nossos parceiros para viajar tranquilo e ajudar o OMMDA:

BookingReservando com esse link aqui da Booking, você não pagará nada a mais por isso e nos ajuda (e muito) a manter o blog!

Anonymous-aiga-first-aid-bg-300px A Real Seguros é um comparador de Seguros Viagens e com o nosso link você já ganha 15% de desconto em qualquer compra!


Os detalhes de onde tomar as vacinas e onde fazer o certificado internacional estão aqui, no site da ANVISA.

duvidas 2

Lei é lei, toma a vacina pela sua própria saúde 😉

3 – Que moeda levar?

O dólar está em alta e isso sempre gera dúvida… Dá dó de pagar 2,80 e tantos no dólar turismo. Mas, experiência própria, a dupla conversão nunca me deu prejuízo e duvido você achar lugar que não aceita dólar. E eu já achei lugar que não trocava real, eu já tive que cambiar dinheiro pra brasileiros desesperados em cidades pequenas, eu já vi gente sendo enganada por conta da moeda…

Depois dessas experiências eu nem tenho dúvida, levo dólar. Menos volume, valorizado em todos os lugares e, principalmente, bem aceito em praticamente todos os países do mundo.

Minha resposta é essa e eu desisti de responder isso nos fóruns… Pode até perder um pouco de dinheiro em raros casos, mas pra mim sempre valeu a pena a segurança de ter uma moeda ‘universal’.

4 – Quero conhecer Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Venezuela em 20 dias. Dicas?

A primeira é, por favor, olhe um mapa! Pra você sair de Lima e cruzar até a Venezuela tem chão, fácil uns 5 dias de ônibus… (o mesmo tipo de resposta vale pro caso Peru/Colômbia – Buenos Aires/Patagônia e muitas outras combinações na América do Sul e no mundo).

Se quiser percorrer longas distâncias pra fazer check list de países, boa sorte! Mas vá com a consciência que está perdendo lugares incríveis no meio do caminho e/ou vai ter que investir em aéreo, não tem fuga…

duvdas 3

Gente, eu fiquei uns 50 dias por lá e ainda acho que vale mais uma visita para conhecer algumas coisas que faltaram…

duvidas 4

São duas viagens totalmente diferentes em um período só…

duvidas 5

Mesma coisa…

Acabei escrevendo com o mesmo intuito da Débora, do ‘Revista de Viagem’,  que nesse post aqui deu várias dicas para os novatos em planejamento.

E você? Concorda? Discorda? Esqueci de alguma pergunta clássica? 

Comente e deixe uma blogueira mais feliz 😉

About the author

Viciada em viajar, mas que sossegou - só um pouco - no Chile pra abrir um hostel. Já esteve em 9 países e 90 cidades fora do Brasil. Não sabe nadar (mas sabe andar de bicicleta). É facilmente comprável com doces e bom café. E é mão de vaca (isso é um dado importante).

2 Comments

  1. Simone Hara
    27 de Abril de 2017 at 15:52
    Reply

    Ótimas dicas. Com certeza todo mochileiro de primeira viagem passa por essas dúvidas! Super útil esse post!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *